Menu
da capo
Não tente ser uma pessoa de sucesso. Em vez disso, seja uma pessoa de valor
Einstein
Playlists com músicas especiais para você
30 de novembro de 2018
uma leitura de 3 minutos

A Diferença entre o Letrista e o Compositor

Foto: Karyme França

– por Paula Musique –

A MÚSICA INSTRUMENTAL & A MÚSICA CANTADA
Música instrumental tem o poder de mexer com suas emoções. Mesmo não tendo uma letra sendo cantada, isto não impede que uma mensagem seja transmitida e que você mesmo crie a letra em seu coração. Entretanto, há canções com letras inspiradas que nos dão vontade de clicar no botão “repetir” mais uma vez e uma vez mais.

Fiz aqui uma lista de VERSOS E ESTROFES que gosto muito e será disponibilizada amanhã para completar o tema deste post. Algumas têm um apelo mais poético; outras vão direto ao ponto. Todas são canções estrangeiras em inglês. Aproveite para praticar seu inglês. Já fiz uma pré-seleção de músicas em português (do Brasil e de Portugal) que serão tema de um próximo post também.

“Há canções com letras inspiradas que nos dão vontade de clicar no botão ‘repetir’ mais uma vez e uma vez mais” – Paula Musique

O LETRISTA & O COMPOSITOR
Nem sempre as estrelas do mundo da música compõem suas próprias letras e melodias. Ao lado de muitas celebridades, há uma figura importantíssima para o sucesso de uma canção: o LETRISTA. A pessoa que escreveu a letra muitas vezes é também o COMPOSITOR da música, tendo criado, além da letra, a melodia, harmonia e arranjos necessários. Ou seja, o compositor pode atuar como letrista. Entretanto, um profissional pode ser contratado para escrever apenas a letra da música – ele é contratado como letrista, enquanto que o compositor fica responsável pelos demais aspectos musicais. Um bom compositor sempre é músico, mas o letrista não precisa ser músico.

Existe uma confusão quanto ao termo compositor. Ser compositor vai além de criar uma melodia. A pessoa que escreve apenas a melodia é um MELODISTA e não um compositor.

[Após os “comerciais” abaixo, o texto continua. Ainda não acabou] ;)

Lembre-se de deixar seu like, se você gostar de nosso conteúdo. Comentários são muito gratificantes também. Sua interação nos motiva a escrever mais. Volte aqui de vez em quando. É só ir ali embaixo, curtir e/ou comentar e depois clicar na flor com “da capo” para voltar para cá e continuar lendo. Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos. É uma forma de agradecer pelo conteúdo oferecido gratuitamente. Este blogue não é monetizado, pelo menos por enquanto ;)

Assista os melhores duetos do Brasil e do mundo
Confira a nossa Playlist Otimista com as Melhores Músicas Motivacionais
Quer aprender a ler partitura enquanto se diverte? Clique aqui, é mais fácil do que você pensa.

Às vezes, o cantor de uma música atua apenas como cantor mesmo, sem ter se envolvido no processo de criação musical; mas há artistas que se envolvem na criação, compondo juntamente com outros profissionais (o chamado collaborative songwriting) e há aqueles que cantam, escrevem suas próprias letras e a música também.

Espero que você não tenha ficado confuso e que você esteja entendendo a diferença entre o letrista e o compositor.

“Música instrumental tem o poder de mexer com suas emoções. Mesmo não tendo uma letra sendo cantada, isto não impede que uma mensagem seja transmitida e que você mesmo crie a letra em seu coração” – Paula Musique

COLOCANDO MAIS LENHA NA FOGUEIRA
Em inglês há palavras distintas para aquele que compõe canções (uma letra cantada tendo um acompanhamento instrumental), que é o songwriter, e aquele que compõe/escreve as partituras de peças musicais (sinfonia para orquestra, trilha sonora para filme, etc), que é o composer. Alguns defendem que há distinção também entre o compositor e o arranjador, sendo o compositor aquele que escreve obras inéditas e o arranjador aquele que arranja músicas já existentes. Viu com há termos e mais termos na criação musical? Passeamos por todos estes conceitos para explicar melhor a diferença entre letrista e compositor. Só aqui já vimos cantor, compositor (com separação entre songwriter e composer), letrista, melodista e arranjador.

Esta confusão é mundial! Alguns preferem utilizar os termos de forma mais conservadora e outros escolhem não fazer tanta distinção. Então para descomplicar, quando alguém disser para você que é compositor, basta você dizer: “Que interessante! E você escreve que tipo de música? Você compõe para orquestra? Escreve canções? Faz arranjos? Está mais para música popular ou erudita”? Com as respostas você entenderá melhor o que seu colega quis dizer e ponto. ;)

Você gosta de testes divertidos de música? Faça este teste sobre instrumentos musicais
Ou este teste sobre História da Música

Beethoven

PARA ENTENDER MELHOR
– Beethoven é conhecido por ser um dos maiores compositores de todos os tempos;
– Ryan Tedder é um dos maiores songwriters da atualidade;
– Oscar Hammerstein II foi um letrista famoso por musicais da Broadway, tendo escrito “A Noviça Rebelde”;
– Pixinguinha fez sucesso como arranjador, tendo como uma de suas características o movimento de quinta justa –> para quinta aumentada –> para sexta maior –> regressando a quinta aumentada.

Espero ter esclarecido e, simultaneamente, gerado mais questionamentos (risos).

Obs.: Responda as perguntas no final do post || Se você escreve suas próprias canções, inspire-se com os belos e criativos versos do post que será publicado amanhã. ;) Não vale sumir do mapa. Quero vê-lo aqui mais vezes, hein!

Você sabia qual era a diferença entre letrista e compositor?

Escreva nos comentários, pois agora eu quero saber… Você é:
a. (  ) letrista

b. (  ) compositor
c. (  ) arranjador
d. (  ) instrumentista

e. (  ) cantor
f. (  ) opções “b” e “d”
g. (  ) opções “a” e “e”
h. (  ) opções “b”, “c” e “d”
i. (  ) nenhuma das opções acima
j. (  ) tô confuso com tanta opção
k. (  ) todas as opções acima (com exceção do “i”, claro!)

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
2 comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.