Paula Musique

Como Escrever um Plano de Ensino Impecável

– por Paula Musique –

Quando você tem um objetivo a atingir, você precisa planejar. Ter um plano bem alinhado é fundamental para alcançar o que se quer.

Como professor, o PLANO DE ENSINO se torna uma ferramenta imprescindível para direcionar as disciplinas ou cursos que você ministra, sejam estes para a universidade ou para a escola da rede pública ou particular; sejam estes para grupos ou indivíduos; sejam estes na área de Música, Matemática, Direito, Nutrição, Teologia ou Robótica, por exemplo.

O plano de ensino facilita a vida do professor, organizando o curso ou disciplina e respondendo às seguintes questões: o quê, para quê, como, com o quê e quanto? Criei o QUEPACOCOMQUA para nos ajudar a memorizar. Digo que todo professor deve saber o QUEPACOCOMQUA.

O QUEPACOCOMQUA (veja detalhes de cada item no roteiro que você pode baixar no final do post)

QUE – o quê? (identificação, ementa e conteúdos)
PA – para quê? (objetivos)
CO – como? (metodologia)
COM – com o quê? (recursos e bibliografia)
QUA – quanto? (avaliação)

O TÓPICO AVALIAÇÃO É O MAIS SENSÍVEL

O QUA de “quanto” se refere à avaliação, que dependendo da instituição, terá sua própria forma de ponderar o aprendizado do aluno. Gosto de pensar assim: considerando-se os objetivos e conteúdos do plano de ensino, quanto o aluno absorveu e quanto ele progrediu? As respostas podem vir de diversas maneiras: ele absorveu 50%, ele progrediu de forma excelente, ele superou as expectativas do curso.

Penso que avaliação é um assunto tão sensível e pode ser muito injusto, visto que é bastante complicado o professor ser capaz de quantificar efetivamente o que o aluno assimilou; entretanto, é item obrigatório em quase todas as instituições, por isso ele aparece no modelo que será apresentado.

Foto: Reprodução

MAS COMO ELABORAR UM PLANO DE ENSINO?

1) O texto deve ser conciso, coerente e descomplicado para que você, a direção da instituição, os pais do aluno e o próprio aluno possam compreendê-lo e, dependendo do caso, até mesmo ser motivado a fazer aquele curso com VOCÊ, pois você sabe como organizar bem as ideias, é claro até mesmo em um plano de ensino, sabe determinar objetivos relevantes, fundamenta seu curso com referências teóricas significativas de sua área e se utiliza de ferramentas atraentes de ensino.
2) O plano contém 8 (oito) partes: identificação, ementa, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação e bibliografia.

PERGUNTA: Se você é professor particular de violão e um possível cliente/aluno pergunta pra você quanto custa fazer aulas de violão com você, o que você responde? “Ah, o preço é R$ 250,00 por mês e este é meu cartão com meus contatos” ou você diz: “Olha, o ideal é você me passar o seu e-mail, assim posso mandar pra você as informações sobre meu curso com o plano de ensino, meu breve currículo e o valor do investimento”. Como você faz? Bom, um plano de ensino é uma ferramenta tão valiosa e muito raramente professores particulares oferecem para seus alunos. Deveriam oferecer. Vamos tratar desde assunto num post especial sobre professor particular de música na categoria Carreiras.

Para ler sobre A Pirâmide do Aprendizado e saber como você pode estudar melhor, clique aqui
Para conferir uma Lista de Atividades Divertidas de Ensino-Aprendizagem, leia aqui

_____________________________________________________________________________________________________
O ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE ENSINO PODE SER BAIXADO AQUI
O EXEMPLO/MODELO DE PLANO DE ENSINO PODE SER BAIXADO AQUI
_____________________________________________________________________________________________________

QUEPACOCOMQUA e o roteiro e modelo de plano de ensino foram úteis para você?
Você costuma escrever plano de ensino para os cursos que ministra?
Interessa a você ter um post sobre plano de ensino para professores particulares de música?

Fique atento, pois em breve, o assunto será PLANO DE AULA, também com roteiro e modelo.

Lembre-se de deixar seu like e seu comentário. Isto me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Sair da versão mobile