– por Paula Musique –
Aviso prévio: Além de entreter você, este texto visa estimular seu processo criativo. Criatividade atrai criatividade. Como músico ou amante da Música, você pode fazer projetos semelhantes sozinho; como professor, você pode usar este material para atividades de conversação com seus alunos ou para projetos práticos em que seus alunos produzem suas próprias partituras artísticas a serem apresentadas para os colegas em sala de aula ou em uma exposição especial para convidados.
Trabalhos que põem abaixo os muros que dividem as Artes são sempre instigantes, mesclando linguagens e nos levando a perceber como o som, cor, palavra, imagem, volume e movimento se comunicam.
Selecionamos as produções de alguns artistas que dão vida às partituras, unindo Música com Pintura/Desenho.
Particularmente, gosto muito deste tipo de arte que me faz admirar os traços e cores utilizados, além de me estimular a tentar achar algum significado ou alguma lógica para as escolhas feitas pelo artista.
Neste caso de Partitura Artística, pergunto-me:
– Por que o artista escolheu esta música? Será que tem algum valor sentimental para ele?
– O título da música tem alguma relação com a pintura/desenho?
– Quais foram as técnicas utilizadas?
– Quais foram os materiais utilizados?
– Quais palavras ou ideias vêm a minha mente enquanto observo a partitura?
Conte pra mim nos comentários qual trabalho você mais gostou. ;)
Alright, vamos passear pela Galeria de Arte agora:
O MELHOR LIVRO DE TEORIA MUSICAL
Este artigo continua após este “momento comercial” (risos) sobre o meu livro FAVORITO de Teoria Musical – de todos que já li (amo o tema) este é o melhor. Para quem quer entender tudo de teoria, ser expert em leitura de partitura, conhecendo o nome de todos os símbolos musicais e para que servem, este é o clássico da Teoria da Música, escrito pelo tcheco Bohumil Med – o mais completo compêndio escrito em português. Por isto é o IDEAL PARA VESTIBULANDOS do curso de Música. Li por inteiro pela primeira vez quando era ainda adolescente (enchi o meu de marcações e grifos) e é o livro-base que utilizo para lecionar leitura musical. É muito detalhado e didático. Excelente para iniciantes que querem começar na música com o pé direito e também para músicos profissionais e professores que querem se aperfeiçoar, compreendendo as particularidades da mais bela de todas as artes: a Música!
Resumindo:
É o livro NÚMERO 1 DA TEORIA DA MÚSICA.
Se você pode comprar apenas um livro de teoria, deve ser este.
Conteúdo: Tudo sobre teoria da música, em detalhes, de forma muito didática e com exercícios simples para fixar o assunto.
Para quem é: iniciantes na Música, músicos profissionais, professores e VESTIBULANDOS!
Detalhes sobre o livro: a 5a edição é de 2017, tem 621g e “apenas” 399 páginas de pura magia musical.
Recomendações: Ler com muita atenção, ao som de boa música (recomendo jazz ou erudito) e tomando sua bebidinha favorita.
Teoria da Música. Vademecum da Teoria Musical
Obs.: Se você comprar através dos links acima, eu recebo uma pequena comissão (aê! agora fico rica!). Você comprando com meu link ou sem meu link, o preço para você é o mesmo. ;) Thanks!
.
Voltando…
Conte pra mim nos comentários qual trabalho você mais gostou. ;)
[Para mais sugestões de atividades para trabalhar com seus alunos, você pode ler este post aqui. Para conhecer o jogo musical Orchestra Game, é aqui. E para ler sobre a Pirâmide do Aprendizado, clique aqui]
Se você gostou, deixe seu like e seu comentário para nos motivar a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)