Paula Musique

Oito Videoclipes Dentre os Mais Caros de Todos os Tempos

Michael Jackson circa late 1980s ** I.V. Picture by MPTV/LFI/ABACAPRESS.COM

Fonte: GIPHY

– por Paula Musique –

Perguntinha pra você que tem entre 18 e 25 anos (se você tiver menos de 18, fico superfeliz de saber que está aqui, pois nosso conteúdo é para todas as idades e ter pessoas tão jovens se aventurando em nossos textos me faz pensar que ainda há esperança. Haha).

Ok, vamos lá. Você sabia que antes dos anos 80, o rádio era o meio de comunicação fundamental para a divulgação dos maiores lançamentos musicais – claro, juntamente com a participação dos artistas em programas de TV? E foi somente a partir de 1981, quando o canal MTV foi ao ar, mais de três décadas atrás, que videoclipes com superproduções têm sido peças importantes na indústria da Música na promoção de artistas? Pois é… O “João Sebastião Ribeiro”, Beethoven, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Edith Piaf e Elvis Presley fizeram história sem a ajuda da MTV e da Internet. Elvis tem clipes legais, mas nada que se compare às produções cinematográficas das décadas que vieram a seguir.

Alguns artistas foram muito extravagantes e gastaram quantias enormes para a produção de seus clipes. Vale mencionar que muitos deles nem são lembrados hoje em dia, infelizmente. Mas estou aqui para “ressuscitá-los”. Fiz uma seleção de 8 clipes dentre os 25 mais caros da história.

Obs.: Os valores estão em dólar e não estão atualizados pela inflação. O custo apresentado corresponde à quantia real no ano de sua produção. Esta lista contém os vídeos que eu selecionei para mencionar, mas há outros vídeos que custaram milhões de dólares. Para ver a lista completa, é só perguntar pro maior CDF da história: Mr. Google.

8. “November Rain” de Guns N’ Roses

“November Rain” é uma balada poderosa da banda Guns’N’Roses. Foi escrita por Axl Rose e lançada em 1992 como single, mas gravada no terceiro álbum da banda, o “Use Your Illusion”, de 1991. O clipe foi dirigido por Andy Morahan e custou U$1,5 milhões. A música ficou em terceiro lugar na época, no ranking dos EUA e é a música mais longa da história (8 minutos e 57 segundos) que foi inclusa nesta lista do Billboard Hot 100.

7. “Larger Than Life” dos Backstreet Boys

Woooohoooo! Aqui estão meus meninos. Meninas dos anos 80 e 90, Backstreet Boys ainda é a maior boyband de todos os tempos e este clipe custou U$2,1 milhão, sendo que a música fazia parte do famoso álbum Millenium, de 1999. O clipe foi dirigido por Joseph Kahn e quebrou um recorde: o de ser o vídeo mais pedido pela audiência, ganhando por muito tempo como o clipe número 1 do MTV’s Total Request Live. Lindoooooos!

Clique abaixo para continuar ——–>

6. “Bad” de Michael Jackson
Lançado em setembro de 1987, o videoclipe de “Bad” foi dirigido pelo, nada mais nada menos, Martin Scorsese (premiado diretor de Gangues de Nova Iorque, Cassino e O Aviador) e custou U$2,2 milhões. Ô coreografia top. Será que um dia consigo?

5. “It’s All Coming Back to Me Now” da Celine Dion
Foi gravado em 1996, no palácio de verão do imperador austríaco Ploskovice e no Barandov Studios, em Praga, na República Tcheca. O custo do clipe foi de U$2,3 milhões.

4. “Make Me Like You” da Gwen Stefani

Gente, a Gwen ficou para a história da TV, pois gravou o primeiro clipe musical ao vivo. Onde? Em plena premiação do Grammy de 2016. A performance incluiu diversos cenários, troca de roupas e dançarinos. Tudo pela bagatela de U$ 4 milhões.

Clique abaixo para continuar ——–>

3. “Black or White” de Michael Jackson

Clipe de 1991 da eletrizante música “Black or White”, dirigido por John Landis, que também dirigiu “Thriller”. Foi lançado ao mesmo tempo em 28 países e teve uma audiência de 500 milhões de pessoas, a maior audiência até então. Adoro ver os ombros do Michael dançando. Custou mais de U$ 4 milhões.

2. “Die Another Day” by Madonna

Esta foi a música-tema do filme de James Bond que leva o mesmo nome. O vídeo foi dirigido por Traktor, uma equipe sueca especializada em comerciais para a TV. Foi lançado em 2002 e custou U$ 6,1 milhões (U$ 8 milhões, com correção em 2015), tornando este clipe musical o segundo mais caro da indústria da música.

 

Clique abaixo para continuar ——–>

E o troféu de clipe mais caro do mundo vai para…

1. “Scream” by Michael Jackson and Janet Jackson

Dizem por aí que Michael Jackson começou a ficar com ciúmes de Madonna, já que nos anos 90, ela também estava produzindo clipes com orçamento acima de U$ 5 milhões, além do “Die Another Day” citado acima, “Express Yourself” e “Bedtime Story” custaram uma “fortuninha”.

E o prêmio de clipe musical mais caro da história vai para… Para… Nada mais nada menos que o rei… O rei do pop, Michael Jackson. Ao final do ano de 1995, o vídeo “Scream”, um single colaborativo com sua irmã Janet Jackson e que foi dirigido por Mark Romanek por U$ 7 milhões. Com o ajuste da inflação, em 2015, corresponderia a singela quantia de U$ 11 milhões. Filmes como Annabelle, La Bamba, Tropa de Elite e Billy Elliot foram produzidos com menos do que isso. O que seria possível fazermos com todo este dinheiro?

Sair da versão mobile