Paula Musique

Hits com destaque para o Piano – Parte I

– por Paula Musique –

Piano é um dos instrumentos mais relevantes da História da Música. Era amado e tocado por Mozart, Beethoven, Liszt, Chopin e Brahms – que escreveram inúmeras peças que exaltavam a versatilidade deste instrumento desenvolvido no século XVIII. O piano, que é cheio de charme, muito tempo atrás já encantava a nobreza nas festas da corte europeia e hoje cai muito bem também em teatros, igrejas, pubs e escolas. Pense em todos os estilos e gêneros que combinam com ele! Eles vão de sonatas, prelúdios, danças, mazurcas, marchas, baladas e valsas até o ragtime, boogie-woogie, jazz, blues e rock.

Além de ser um instrumento possante que consegue dominar o palco em seus concertos com orquestras, de brilhar em sua completude como instrumento solista num recital de piano e de fazer todo pianista sonhar em ter uma versão de cauda no centro da sala de sua casa; o grandão de 88 teclas também é muito relevante na formação e na prática profissional de maestros, compositores, professores, produtores musicais e cantores. É uma peça importante nos ensaios de corais, nas aulas de música com crianças, nos momentos de composição e arranjo de peças para orquestra e no processo de planejamento de gravação em estúdio. Não posso deixar de mencionar que forma um belo par com o violino, ou o violoncelo, ou o trompete, ou até mesmo com a guitarra; ou seja, com praticamente todos os instrumentos. É como se o piano fosse o “Mr. Right”, “The One”, a “peça que faltava” na vida dos outros instrumentos.

Bom, chega de “puxar sardinha” pro lado do piano. Confesso que sou apaixonada por outros instrumentos também e ainda tenho tempo para ficar proficiente em pelo menos outros 3 durante minha vida. Se eu fosse escolher hoje, seriam: guitarra, violoncelo e bateria. Meu primeiro instrumento foi a flauta transversa, mas eu ficava com falta de ar – talvez, por ser uma criança, não estava usando o tipo de respiração correta. Adoro instrumentos de sopro, mas acho que não se adequam ao meu sistema respiratório. ;) Fico impressionada com músicos que conseguem tocar soprando por horas e horas! Acho que são pessoas dotadas de pulmões, narizes e diafragmas poderosos.

Alright, back to Mr. Piano. Hora de conferir uma lista gostosa de músicas de diversos gêneros. Perceba como o piano é amigável e se adapta a todas estas músicas. O nível técnico dos pianistas é bastante diferente aqui. Pianistas mais conservadores diriam que alguns deles não são pianistas, e sim, tocadores de piano. Mas como eu sou uma pianista gente-boa, vou considerar todos estes como pianistas.

Começarei com quem? OneRepublic, interpretando Apologize. Por que? Só porque acho o Ryan Tedder muito lindo, ele é um super produtor musical e compositor e esta canção marcou meus tempos na Inglaterra.

Confira a lista, a seguir.

1. OneRepublic – Apologize

Selecionei 2 diferentes performances desta mesma música para que você analise as interpretações.

Performance ao vivo é sempre mais realista. Esta versão abaixo mostra que o bonitão improvisou na voz e ao piano dando uma roupagem diferente da versão de estúdio com o Timbaland. Os arpejos no refrão combinam com a proposta.

Você tem 5 segundos para adivinhar quem escreveu e produziu a música Bleeding Love (Leona Lewis), Halo (Beyonce) e Welcome to NY (Taylor Swift). […]

Yep. O próprio. Ele também já foi indicado para vários Grammys e ganhou alguns. Tem no currículo produção musical de álbuns, autoria e co-autoria em músicas de U2, Adele, Birdy, BackstreetBoys, Whitney Houston, Natasha Beginfield, Maroon 5, Ed Sheeran, dentre muitos outros.

 

2. Ryan Gosling e Emma Stone – City of Stars

Este entrou como segundo vídeo não porque o Ryan Gosling tem algum tipo de beleza física ;) mas apenas porque é o mesmo nome do pianista anterior, “óbvio”. #sqn

City of Stars ganhou Oscar e Globo de Ouro de Melhor Canção.

A música sempre fez parte da vida de Gosling. Quando pequeno, cantava e dançava com Justin Timberlake e Britney Spears no programa “The Mickey Mouse Club”. Antes de filmar La La Land, ele já sabia tocar um pouco de piano e outros instrumentos, mas para tocar o repertório do filme, ele teve de estudar 2h por dia, 6 dias na semana, por 3 meses. Ele não usou dublê. É ele mesmo tocando cada nota durante as performances musicais do filme. Noah (fãs entenderão!) sempre impressionando.

Esta foto é apenas para eu lembrar que estive aí no Griffith Park, em Los Angeles, contemplando esta vista em abril de 2017 e não porque acho o Ryan um charme sapateando. ;)

 

3. Evanescence – My Immortal

Esta canção foi lançada em dezembro de 2003 pela banda americana de metal alternativo Evanescence. O clipe é cheio de símbolos e significados, visto que a letra foi inspirada na morte de Moody, que na época era o guitarrista da banda. Esta é a segunda canção de maior sucesso da banda, ficando atrás apenas de “Bring me to Life”.

4. Bruce Hornsby (The Range) – The Way It Is

Com esta música, que fala sobre direitos civis, Bruce & The Range conquistaram o sucesso nos anos 80. Ele estudou Música na University of Richmond, no Berklee College of Music e na University of Miami. Gosto muito do arranjo do piano.

Seria tão legal se os pianistas/tecladistas de bandas de hoje em dia tocassem assim, hein?


5. Bruce Hornsby (The Range) – Mandolin Rain

Outra canção com um destaque gostoso ao piano.

Bruce já foi homenageado pela Steinway & Sons. Ele tem TRÊS pianos de cauda Steinway Modelo D! Oh my!!! Ter 3 pianos destes aqui no Brasil significa dispor de pelo menos R$ 2 milhões investidos em teclas Steinway. Ah, mas 2 pianos é pouco pra ele. Ele também possui alguns pianos de cauda da Steinway no Modelo B.

Quem aí já se sentiria no céu se tivesse UM piano Steinway, mesmo se fosse um de parede?

6. Roxette – Listen To Your Heart

Genteeee! Roxette marcou meu ano de vestibular. Sempre que escuto alguma canção deles lembro de estar no fundão da sala do cursinho dividindo fone de ouvido, principalmente durante as aulas de Física e Química (Inorgânica, que é mais chatinha – Química Orgânica é show!), com meus engraçadíssimos amigos da época: Brian, Rodrigo e Daniel (beijo procês).

Tá bom, esquece o vestibular, vamos retornar pro que nos interessa aqui: Música. Você sabia que Roxette é um duo da Suécia? Comumente, as bandas de língua inglesa de maior sucesso são da Inglaterra ou dos Estados Unidos, então fico toda felizinha quando tem alguma que é de outro país.

A letra foi escrita baseada na situação que um amigo (ou amiga) de Gessle estava enfrentando: indecisão total quanto a ficar com o(a) ex ou com o novo amor.

Em vez do tradicional piano ou piano elétrico, em “Listen to your Heart” eles usam sintetizadores.

(Ah, um importantíssimo esclarecimento aqui #sqn. Esta canção foi lançada em 1989, mas eu não estava fazendo vestibular naquele ano. Foi muitos, muitos anos depois)  ;)

7. Wiz Khalifa e Chalie Puth – See You Again

Esta canção foi gravada pelo rapper Wiz Khalifa com o cantor Charlie Puth e é um tributo ao ator Paul Walker, fazendo parte da trilha sonora do filme Velozes e Furiosos 7, de 2015. O ator faleceu em 2013 e não pôde terminar as filmagens do filme.

Lembro quando ouvi esta música no cinema assistindo o filme. Uau! Muito tocante. Emocionante!

See you again in the next post about songs featuring the piano. Got it?

Vejo você no post Parte II sobre músicas com destaque pro piano. Teremos: Journey, The Beatles, Coldplay, Adele e outros que serão surpresa.

Agora eu quero saber: DENTRE AS MÚSICAS ACIMA, QUAL VOCÊ GOSTA MAIS DO ARRANJO PARA PIANO? Você também tem um piano Steinway em casa? Vivenciou a moda do sintetizador?

See you.

 

Sair da versão mobile