Menu
da capo
Passo a passo. Não consigo pensar noutro modo de se realizar algo
M. Jordan
Playlists com músicas especiais para você
19 de novembro de 2017
uma leitura de 20 minutos

Hits com destaque para o Piano – Parte I

– por Paula Musique –

Piano é um dos instrumentos mais relevantes da História da Música. Era amado e tocado por Mozart, Beethoven, Liszt, Chopin e Brahms – que escreveram inúmeras peças que exaltavam a versatilidade deste instrumento desenvolvido no século XVIII. O piano, que é cheio de charme, muito tempo atrás já encantava a nobreza nas festas da corte europeia e hoje cai muito bem também em teatros, igrejas, pubs e escolas. Pense em todos os estilos e gêneros que combinam com ele! Eles vão de sonatas, prelúdios, danças, mazurcas, marchas, baladas e valsas até o ragtime, boogie-woogie, jazz, blues e rock.

Além de ser um instrumento possante que consegue dominar o palco em seus concertos com orquestras, de brilhar em sua completude como instrumento solista num recital de piano e de fazer todo pianista sonhar em ter uma versão de cauda no centro da sala de sua casa; o grandão de 88 teclas também é muito relevante na formação e na prática profissional de maestros, compositores, professores, produtores musicais e cantores. É uma peça importante nos ensaios de corais, nas aulas de música com crianças, nos momentos de composição e arranjo de peças para orquestra e no processo de planejamento de gravação em estúdio. Não posso deixar de mencionar que forma um belo par com o violino, ou o violoncelo, ou o trompete, ou até mesmo com a guitarra; ou seja, com praticamente todos os instrumentos. É como se o piano fosse o “Mr. Right”, “The One”, a “peça que faltava” na vida dos outros instrumentos.

Bom, chega de “puxar sardinha” pro lado do piano. Confesso que sou apaixonada por outros instrumentos também e ainda tenho tempo para ficar proficiente em pelo menos outros 3 durante minha vida. Se eu fosse escolher hoje, seriam: guitarra, violoncelo e bateria. Meu primeiro instrumento foi a flauta transversa, mas eu ficava com falta de ar – talvez, por ser uma criança, não estava usando o tipo de respiração correta. Adoro instrumentos de sopro, mas acho que não se adequam ao meu sistema respiratório. ;) Fico impressionada com músicos que conseguem tocar soprando por horas e horas! Acho que são pessoas dotadas de pulmões, narizes e diafragmas poderosos.

Alright, back to Mr. Piano. Hora de conferir uma lista gostosa de músicas de diversos gêneros. Perceba como o piano é amigável e se adapta a todas estas músicas. O nível técnico dos pianistas é bastante diferente aqui. Pianistas mais conservadores diriam que alguns deles não são pianistas, e sim, tocadores de piano. Mas como eu sou uma pianista gente-boa, vou considerar todos estes como pianistas.

Começarei com quem? OneRepublic, interpretando Apologize. Por que? Só porque acho o Ryan Tedder muito lindo, ele é um super produtor musical e compositor e esta canção marcou meus tempos na Inglaterra.

Confira a lista, a seguir.

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.