Menu
da capo
Toda hora é hora de fazer o que é certo
Martin Luther King
Playlists com músicas especiais para você

Perguntas como estas de autoanálise nos ajudam a encontrar um melhor direcionamento a nossa vida, verificando o que tem sido positivo em nossa vida e o que precisa ser ajustado.

– por Paula Musique (texto de David K. William) –

Faz uns dois ou três anos que li este texto pela primeira vez. Gostei tanto que no mesmo dia, naquela época, compartilhei com um amigo do trabalho durante a hora do café. Li cada questão com ele e pensamos sobre o assunto. E semana passada ele veio até minha sala e disse que achou na gaveta dele a cópia que eu havia dado a ele. Isto me fez lembrar de você, querido leitor. Por isso, traduzo e transcrevo aqui este texto de David K. William.

30 QUESTÕES INTRIGANTES PARA SE PERGUNTAR TODOS OS DIAS – AUTOANÁLISE

Perguntas que provocam uma reflexão assim profunda são como uma autoconsulta que traz luz ao que somos e despertam nosso potencial como seres humanos. Voltaire, o escritor, historiador e filósofo do Iluminismo francês, adverte-nos a julgar um homem por suas perguntas e não por suas respostas: você conhecerá melhor alguém, fazendo-lhes as perguntas certas. Da mesma forma, você se conhece melhor, fazendo-se as perguntas devidas. As pessoas que continuamente se fazem perguntas, que provocam introspecção, criarão, de fato, uma base para uma vida mais feliz, cheia de propósito e significado.

Questionar-se com perguntas que provocam a reflexão é muito positivo, pois leva a autoanálise. Isso ajuda você a ter consciência de onde você está, onde você esteve e aonde você pretende ir. Através da autoanálise, você é capaz de identificar e organizar seus sonhos e objetivos. Esta consciência é essencial na vida e abre as portas para que muitas coisas boas sejam feitas e aconteçam.

Se você quiser maximizar os benefícios da autorreflexão, faça-se perguntas que provoquem sua mente e forcem você a reconsiderar a maneira como você vive e a maneira como você vê o mundo. As melhores perguntas para requerer uma nova perspectiva e nos lembrar quem somos, bem como a quem aspiramos ser, são questões que tendem a se tornar vozes interiores da sabedoria, guiando-nos através da turbulenta jornada da vida.

Estas 30 perguntas não têm respostas certas ou erradas. Apenas seja sincero consigo mesmo. Sugiro que você imprima as questões e pense sobre elas num lugar tranquilo – quem sabe à beira do mar/lagoa/rio ou deitado na rede. Faça anotações se quiser. Você também pode refletir sobre estas perguntas com alguém que você gosta muito.

Para ouvir uma seleção de músicas motivacionais, clique aqui.

 

AS 30 PERGUNTAS

1. Quem sou EU realmente?

2. O que mais me preocupa quanto ao FUTURO?

3. Se este fosse o ÚLTIMO DIA da minha vida, gostaria de fazer o que estou prestes a fazer hoje?

4. Do que eu realmente tenho MEDO?

5. Estou me prendendo em algo que eu preciso deixar ou ESQUECER?

6. Se não for agora, então será QUANDO?

7. O que MAIS IMPORTA na minha vida?

8. O que tenho feito quanto às coisas que são mais importantes na minha vida?

9. Qual é o meu VALOR?

10. Fiz algo ultimamente que vale a pena ser lembrado?

11. Eu fiz alguém SORRIR hoje?

12. Do que eu já DESISTI?

13. Quando foi a última vez que saí da minha ZONA DE CONFORTO?

14. Se eu pudesse colocar um CONSELHO ou conhecimento na mente de um recém-nascido, qual seria?

15. Que pequeno ato de bondade uma vez fizeram por mim e eu NUNCA ESQUECEREI?

16. Como viver sabendo que vou MORRER?

17. O que eu preciso MUDAR quanto a mim mesmo?

18. É mais importante amar ou ser amado?

19. Quantos dos meus AMIGOS eu confiaria com a minha vida?

20. Que pessoa teve o maior IMPACTO na minha vida?

MAIS DE 15 MILHÕES DE EXEMPLARES VENDIDOS – VOCÊ PRECISA LER ESTE LIVRO!

Este artigo continua após este “momento comercial” (risos) sobre o meu livro FAVORITO sobre ansiedade, preocupação e curtir a vida. Daqui a pouco você pode continuar lendo estas perguntas intrigantes. Mas se você ficar ansioso, perder o ar e ficar cheio de dúvidas para responder as questões, preciso divulgar este livro incrível. De quem? Dale Carnegie – o próprio. Talvez, você tenha ouvido falar apenas do livro dele “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, que também é excelente e sabemos que é um clássico sobre transformação pessoal. Mas você sabia que ele escreveu outro livro incrível que vendeu mais de 15 milhões de cópias?

O livro é “COMO EVITAR PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER” foi escrito pelo Dale Carnegie e publicado em 1948. É uma delícia de ler, pois ele conta vários aspectos da vida dele, histórias de outras pessoas e, principalmente, ensina estratégias que mudam sua vida, ajudando você a superar suas preocupações de uma vez por todas. Alguns dos tópicos são: técnicas básicas para a análise das preocupações, como acabar com o hábito da preocupação antes que ele acabe com você, como deixar de nos preocupar com as críticas, cheguei ao fundo do poço e sobrevivi, como me desfiz de um complexo de inferioridade, nove palavras que podem transformar sua vida e muito mais!

Este livro é para todos nós.
Importante para qualquer etapa da vida que estamos vivendo.
Gostoso de ler.
Transformador.

Como evitar preocupações e começar a viver: Atitudes mentais que lhe trarão autoconfiança e felicidade (Coleção Dale Carnegie)

Obs.: Se você comprar através dos links acima, eu recebo uma pequena comissão (aê! agora fico rica!). Você comprando com meu link ou sem meu link, o preço para você é o mesmo. ;) Thanks!
.
Voltando… Adoro estas 30 perguntas de autoanálise!

homem pensando

21. Eu transgrediria a lei para salvar um ente querido?

22. Eu roubaria para alimentar uma criança faminta?

23. O que eu mais quero na vida?

24. O que a vida quer de mim?

25. O que é pior: falhar ou não tentar?

26. Estou feliz com minha ESCOLHA PROFISSIONAL?*

27. Qual é a única coisa que eu gostaria que os outros se lembrassem sobre mim no final de minha vida?

28. Realmente importa o que os OUTROS pensam sobre mim?

29. Até que ponto eu controlei o rumo que minha vida tomou?

30. Quando eu falo que vou fazer algo, eu realmente faço ou fico somente no discurso?

Para saber qual é o assunto mais cantado, clique aqui.

Algumas dessas perguntas podem nos deixar desconfortáveis; mas é importante lembrar que nos dão uma visão valiosa de nós mesmos e nos orientam a viver de um modo que nos traz maior satisfação. Vale a pena nos perguntarmos estas questões de vez em quando.

Baixe o arquivo com as 30 perguntas aqui.

– – –
O que você achou destas perguntas de autoanálise? Alguma delas é muito difícil para você responder?
Você costuma refletir sobre sua vida?

Conte para mim nos comentários.

*alterei a questão n.26 da lista de David K. William: “If I try to fail, and succeed, which have I done?”

Se você gostou, deixe seu like para nos motivar a escrever mais.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Você também pode gostar de ler:
  1. Ygor 21/01/2018

    Acredito que não existe progresso sem reflexão, por isso não abdico do meu tempo ocioso, o qual considero fundamental para me conhecer melhor através do autoquestionamento.

    • Paula Musique respondeu Ygor 23/11/2018

      O autoconhecimento deveria ser até mesmo estimulado nas escolas. Quando entendemos melhor quem somos, podemos direcionar mais apropriadamente o que realmente queremos. ;)
      Obrigada pelo comentário, Ygor!

  2. Eloisa 22/11/2018

    Oi Paula, gostei muito do texto. Algumas perguntas eu respondi com facilidade mas outras ainda me farão refletir por um bom tempo. Um abraço

    • Paula Musique respondeu Eloisa 23/11/2018

      Oi, Eloisa!
      Algumas perguntas são profundas e exigem mais de nós para conseguirmos responder, mas são perguntas válidas que temos de fazer de vez em quando.
      Obrigada. Volte sempre aqui.
      Abraço

  3. Vitória Bruscato 11/02/2019

    Ah, eu amo perguntas assim, que são tão profundas que nós podemos passar horas pensando nas respostas, e mesmo assim chegar a lugar nenhum! Com certeza irei imprimi-las e levá-las comigo para me questionar :)

    • Paula Musique respondeu Vitória Bruscato 14/02/2019

      Isso mesmo: questiona-se e reflita. Assim seus passos serão dados numa direção mais certeira. ;)

  4. Luana Souza 11/02/2019

    As imagens do post são tão divertidas haha. Tudo escrito me fez lembrar de um livro muito bom que li há uns dois anos: O Mundo de Sofia. Ele é cheio dessas questões meio existências e profundas. Realmente, são coisas a se pensar todos os dias. Considero a maioria um tanto quanto complexa.

    • Paula Musique respondeu Luana Souza 14/02/2019

      Eu li capítulos deste livro muitos anos atrás. Nem me lembrava mais.
      É importante que cada uma de nós possa se conhecer melhor para que saibamos o que precisamos fazer para chegar onde queremos chegar.

  5. Emma 11/02/2019

    Você não sabe, mas eu me faço essas perguntas todos os dias. Mas eu vejo que a cada dia eu progrido , não sei se essa é a palavra. Muito interessante o texto , nunca tinha lido algo assim

  6. Gislaine Motti 12/02/2019

    Oi, Paula! Tudo bem?
    Antes de tudo, queria comentar que entrar aqui no seu cantinho é sempre como uma brisa fresca no rosto. Eu amei essa postagem, de verdade. Sempre fui uma pessoa muito introspectiva, que pensa até demais em tudo – e essas perguntas me inspiraram a pensar ainda mais, a descobrir melhor. Decidi responder a todas elas! Uma por semana, no meu planner. Tenho certeza que ler isso no ano que vem vai ser uma das experiências mais incríveis de todas…
    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

    • Paula Musique respondeu Gislaine Motti 14/02/2019

      Awwwww, linda! Sempre talentosa com as palavras… “Entrar aqui no seu cantinho é sempre como uma brisa fresca no rosto”…
      Eu também penso demais, sobre tudo! :D Pessoas que pensam mais e agem vão mais longe.

      Eu escrevo diário desde criança e é sempre emocionante reler o trecho de algum deles e ver quais eram meus sonhos e pensamentos naquela época.
      Abraços

  7. Poly 12/02/2019

    Maravilhosas essas perguntas.
    Baixei para me perguntar de tempos em tempos. São ótimas para reflexão e autoconhecimento.
    Obrigada por compartilhar.

  8. Erika Monteiro 12/02/2019

    Oi, tudo bem? Questões muito pertinentes com certeza. Acho que uma das mais importantes é com certeza sobre fazer algo de útil. Imagina viver uma vida inteira e não deixar nada de bom para que sejamos lembrados? De tudo esse deve ser o maior fracasso. Já estou pensando sobre as outras perguntas. Beijos, Érika =^.^=

    • Paula Musique respondeu Erika Monteiro 14/02/2019

      É Érika, eu creio que cada um de nós foi criado para fazer algo pelos outros. Todos nós temos potencial para ajudar alguém em alguma área.
      Passar pela vida com indiferença não dá. Precisamos encontrar nosso propósito e ir atrás. ;)
      Bisous

  9. Ah gostei do post! Verdade tem muitas perguntas que devemos nos fazer mesmo. Muito importante ter essa reflexão sobre a nossa vida e atitudes
    http://www.brunavirginia.com

  10. Luly Lage 12/02/2019

    Eu AMEI TANTO essas perguntas que vou realmente imprimi-las e não só analisar minhas respostas, mas também distribuir a lista pra amigos… Fiquei bem feliz quando percebi, na quetão 13, que meus planos atuais saem totalmente da minha zona de conforto!
    Também achei a questão 26 “original” interessante porque já rolou comigo e mudou completamente minha vida, hoje acho que pra melhor!

    • Paula Musique respondeu Luly Lage 14/02/2019

      Que bom que você gostou, Luly! É bem legal passar para amigos que também gostam de refletir sobre a vida e PLANEJAR PARA CONQUISTAR! ;)

  11. Eu sempre costumo me questionar sobre a vida, isso me ajuda muito a buscar meus objetivos e sonhos tem alguns questionamentos que realmente não são legais mas creio que me sinto mal por não ter uma resposta positiva a respeito!

  12. Amanda 13/02/2019

    Adorei esses questionamentos! Já quero imprimir e ir respondendo aos poucos pq tem perguntas que ainda nem tenho resposta. Muito interessante mesmo!

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.