Menu
da capo
Terra adorada, entre outras mil és tu, Brasil, Ó Pátria amada!
Joaquim Estrada
Playlists com músicas especiais para você
15 de março de 2022
uma leitura de 4 minutos

MÚSICOS, ORGANIZAI-VOS! Dicas de Organização para Músicos

Sabemos que os músicos nem sempre são as pessoas mais organizadas. Músico gosta de improviso, mas “improvisar” com o que é relevante nem sempre gera os melhores resultados. Por isso, escrevi uma lista com dicas de organização para músicos deixarem o “improviso” de lado.

Esta lista, com 9 recomendações, pode ser aplicada para o desenvolvimento de seus estudos, de suas atividades profissionais ou de seu trabalho com música na igreja, por exemplo.
Você está pronto?

Baixe o PDF, envie para seus amigos e imprima para colocar em seu mural de lembretes!

DICAS DE ORGANIZAÇÃO PARA MÚSICOS

1. Atualize seu currículo

Prepare um tempo para pensar, repensar e vasculhar suas fotos em suas redes sociais; lembrar de cursos que você fez, de concertos importantes que você participou, de prêmios que recebeu. Pegue seu CV e atualize! Junte todos os certificados que você tem e guarde em uma pasta (física e digital).

Isso será importante quando você quiser tentar uma vaga em bandas e orquestras sinfônicas ou militares; também para vagas de trabalho em escolas de música e estúdios ou para inscrever seu projeto cultural em editais que irão pedir seu currículo com comprovação através de certificados.

2. Organize suas partituras, cifras e livros

… de um jeito que seja fácil você encontrar o que precisa quando estiver procurando.

3. Faça a editoração de suas canções

Busque profissionais que transformam seu áudio em partitura, caso você não saiba fazer. Você pode optar por ter uma partitura completa de sua música (que vai custar caro) ou pedir para escreverem a melodia com as cifras (que é mais acessível).

Leia sobre as Melhores Músicas do Mundo Gospel aqui
Dinâmica de Ensaio para Grupo de Louvor
Corais do Brasil
Ideias de Natal para sua Igreja
30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias
Faça o teste sobre Instrumentos Musicais

banner cinema

4. Cadastre suas músicas

Você compõe e nunca cadastrou suas músicas? Pesquise a UBC e a ABRAMUS (há outras opções também), escolha a que você mais gosta, associe-se e cadastre suas músicas lá – é de graça. Não há anuidade para associados.

Envie as músicas que você já tem a partitura ou melodia com cifra. Você pode cadastrar apenas as letras, mas se tiver a música escrita, é melhor ainda.

5. Coloque suas músicas na rede

Seja no Spotify, Instagram ou YouTube: mostre seu trabalho autoral para mais gente. Colocando na rede, você estará alcançando e abençoando pessoas do mundo inteiro.

Se você já tem o áudio gravado, você pode contratar um designer para fazer um belo vídeo de letra da música (lyrics video) e publicar no YouTube. Coloque seu e-mail, site e outras infos para contato, pois assim você pode ser encontrado.

6. Inscreva-se em editais

Viaje pela internet em busca de editais culturais que estão abertos, ou então consulte os editais que fecharam, mas que abrem todos os anos e deixe seu projeto cultural pronto para adaptá-lo aos editais e inscrevê-lo assim que abrirem novamente.

Manifesto dos Líderes de Música de Igreja
Cantores que Cresceram na Igreja
Os Melhores Duetos do Mundo
Faça o teste sobre Termos Musicais em Italiano
Aprenda a Ler Partitura com Exercícios Automatizados

7. Organize sua agenda musical

Inclua “momentos musicais” em sua rotina diária. Quando escrevemos e nos comprometemos com algo, temos mais chances de cumprir. Agende seu tempo de estudo individual, ensaio em casa, ensaio no estúdio/escola/igreja, aula com professor; além de tempo para compor e fazer arranjos.

8. Faça backup

Você tem músicas suas gravadas ou partituras suas salvas ou letras de músicas suas apenas em um computador? Oh my! Cuidado! E se seu computador der um pane geral que não tenha conserto?

Faça um favor a si mesmo e faça backup de seu material. Além de salvar em um HD externo, também mantenha tudo o que é mais importante na nuvem.

Eu quero acreditar que todos já fazem backup de seus itens importantes, mas não custa lembrar os esquecidos, né?

9. Pare de se preocupar à toa

Se for para se preocupar, que seja com um propósito eficiente em mente: analisar a situação, planejar meios de atingir os objetivos e entrar em ação para resolver problemas.

::

Gostou das nossas dicas de organização para músicos? Você se considera um músicos organizados?
Como são seus amigos músicos? São do tipo organizados ou que “vivem no improviso”?

Baixe o PDF, envie para seus amigos e imprima para colocar em seu mural de lembretes!

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.