Menu
da capo
Terra adorada, entre outras mil és tu, Brasil, Ó Pátria amada!
Joaquim Estrada
Playlists com músicas especiais para você
28 de novembro de 2018
uma leitura de 5 minutos

Os Melhores Duetos do Brasil e do Mundo (Parte I)

– por Paula Musique –

[Prepare-se para ouvir canções belíssimas. Vale a pena tirar um tempo e assistir todos os vídeos]

Duetos sempre me atraíram muito. Escutar duas pessoas entrelaçando suas melodias e perceber de que forma cada voz caminha é um deleite para os ouvidos. Às vezes, as notas passeiam na mesma direção, noutras vezes vão em direções opostas e há momentos em que ficam coladas. Ah, a magia da Música!

Compositor e produtor musical, escrevam músicas assim para incluir no repertório de seus cantores.
Cantores, estudem harmonização vocal.
Professores de canto, inspirem-se nesta seleção para acrescentar algumas destas canções em suas aulas.
Que este artigo possa servir de motivação para vocês.
O mundo precisa de mais duetos assim.

Lembre-se de deixar seu like, se você gostar de nosso conteúdo. Comentários são muito gratificantes também. Sua interação nos motiva a escrever mais. Volte aqui de vez em quando. Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)


Confira a lista dos meus duetos favoritos:

1.Whitney Houston & Mariah Carey – When You Believe

Tive que escolher este dueto de divas para iniciar! A solidez de Ms. Houston somada a doçura de Ms. Carey é indescritível. Emocionei-me diversas vezes ao assistir esta performance na época em que foi gravada. Lembro que ficava arrepiada quando chegava no 3:45. Esta canção faz parte da trilha do premiado filme “O Príncipe do Egito”.

 

2. The Brooklyn Tabernacle Choir – Psalm 34

Quem visita New York City, certamente tem de reservar um tempo do domingo para ir até o Brooklyn e prestigiar o The Brooklyn Tabernacle Choir (coral da Brooklyn Tabernacle). Não tem graça ir pra NYC e conhecer somente Manhattan, né? Independente de sua fé ou falta de fé, a harmonia ecoada por este coral toca o âmago de nosso ser. Turistas do mundo inteiro visitam. Tive a alegria de assisti-los e minha vontade era de correr pelo corredor, subir no palco e cantar com eles – e ficaria igualmente feliz em pedir licença para o pianista e tomar o lugar dele por alguns minutos (risos).

Na manhã em que eu estava lá, estes cantores do dueto solaram. Fui com um amigo não-cristão e ele gostou demais! Então já sabe: “quando em NYC, também na The Brooklyn Tabernacle”.

Nesta canção gosto muito da forma como o dueto dialoga entre si e com o coralzão. Meu trecho favorito é a partir do minuto 4:00 (4:33 é especial). Ah, e este é o tipo de música que gosto de escutar com o volume lá nas alturas. ;)

Confira a nossa Playlist Otimista com as Melhores Músicas Motivacionais
Quer aprender a ler partitura enquanto se diverte? Clique aqui, é mais fácil do que você pensa.

3. Calum Scott & Leona Lewis

Gosto muito da Leona. Eu morava na Inglaterra quando o hit dela “Bleeding Love” (escrito pelo meu amadinho Ryan Tedder) estourou e tocava em todas as rádios e canais de música na TV. A voz de Leona é de fazer qualquer um derreter. E gosto muito do fato de que ela não explorar o corpo dela, como outras fazem, em busca de fama, ou seja, é o que eu chamo de “artista nobre”.
Adoro o fato de que na letra desta canção pra-lá-de-romântica tem um trecho que faz alusão (não sei se intencionalmente a música “Bleeding Love”):

There goes my hands shaking
Cause you are the reason
My heart keeps bleeding
And I need you now

E a minha parte favorita está no 2:10.

4. Leonardo Gonçalves & Daniela Araújo – Princípio e Fim

Dois cantores talentosíssimos aqui. As linhas melódicas cantadas por eles apresentam alta complexidade em diversos trechos e eles interpretam com perfeição. Uau! Gosto de cada nuance deste dueto, mas como estou mencionando um trecho de cada música, aqui em escolho a partir do 4:06.

 

5. Ryan Gosling & Emma Stone – City of Stars

Esta canção foi premiada com o Oscar de Melhor Canção Original, em 2017.  E esta interpretação da dupla Ryan & Emma (que já atuaram como casal romântico em 3 filmes de Hollywood) é uma fofura só! À primeira vista (ou à primeira “escutada”) parece uma canção simples. Apesar de este dueto nem se comparar com a complexidade da música anterior, a harmonia, as melodias do duo, o arranjo do piano e a letra formam uma combinação digna de premiação.

 

“Duetos sempre me atraíram muito. Escutar duas pessoas entrelaçando suas melodias e perceber de que forma cada voz caminha é um deleite para os ouvidos. Às vezes, as notas passeiam na mesma direção, noutras vezes vão em direções opostas e há momentos em que ficam coladas. Ah, a magia da Música!” – Paula Musique

 

6. Rachel Platten & Diego Torres – Siempre Estaré Ahí

O original “Fight Song” de Rachel Platten estourou nos Estados Unidos em 2015 e ganhou esta versão em espanhol em 2016. Fiquei viciada nesta música quando foi lançada. Ouvia todos os dias (em inglês), até porque a letra da música e a história por trás da letra falavam muito comigo.

 

7. Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love

Esta canção foi tema do filme homônimo “Endless Love” (Amor Sem Fim) e indicada ao Oscar. Billboard considera esta canção como o maior dueto de todos os tempos. Ficou em primeiros lugar nas paradas dos EUA por 9 semanas seguidas em 1981.

 

8. Mariah Carey & Luther Vandross – Endless Love

Mesma canção acima. Mariah Carey no seu auge – doçura, técnica e beleza. A roupagem que ela dá à melodia de soprano é fantástica, com destaque para os melismas muito bem executados. Luther Vandross também arrasa mostrando seus dotes com vibratos e melismas. Entretanto, Mariah brilha tanto nesta canção que posso afirmar: esta é a performance da carreira dela que eu mais gosto! Você está com pouco tempo? Escute a partir de 3:30. ;)

Você gosta de testes divertidos de música? Faça este teste sobre instrumentos musicais
Ou este teste sobre História da Música

9. Gabriel Rocha & Leonardo Gonçalves

 

10. R. Kelly & Celine Dion – I’m Your Angel

Um dueto clássico dos anos 90 com a diva canadense Celine.

 

11. Preto no Branco & Gabriela Rocha – Ninguém Explica Deus

E para fechar a lista, esta canção doce com um arranjo vocal e instrumental deliciosos de ouvir.

Tem alguma música que você não conhecia deste lista e gostou bastante? Tem algum outro dueto que não está neste seleção e é o seu favorito? Compartilhe conosco.

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais. Seu like me faz escolher vir aqui escrever, em vez de ler um dos livros que estou lendo, ou assistir um filme, ou tocar piano… Got it?
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
1 comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.