Menu
da capo
A gratidão olha para o passado; e o amor para o presente
C. S. Lewis
Playlists com músicas especiais para você
29 de março de 2020
uma leitura de 7 minutos

Os Melhores Filmes sobre Música – Top 10

Sou literalmente viciada em música. E adoro assistir filmes com ótimos roteiros ou baseados em fatos reais. Quando cineastas conseguem unir um roteiro de excelência + muita música; ah, é meu dever assistir este filme. Filmes assim me inspiram e me deixam ainda mais apaixonada pelo mundo da Música. Confira, a seguir, minha lista com os melhores filmes sobre música, leia nossa opinião, a sinopse e deleite-se com os trailers.

Obs.: Esta lista apresenta minha preferência, enumerando quais são os melhores filmes para mim.
A lista inicial tinha 20 filmes e seria um TOP 20, mas o post estava gigante, então dividirei em duas partes.

– por Paula Musique –

1. Whiplash – Em Busca da Perfeição

Este é um filme arrebatador sobre música, do tipo que causa diversas emoções diferentes em você enquanto assiste. A película retrata a realidade de muitos músicos de alta performance que vivem sob pressão (que é o que acontece, principalmente, no meio da música erudita). Para mim, este filme é sensacional – não é à toa que conquistou 3 estatuetas do Oscar.

A atuação do protagonista e seu coadjuvante é simplesmente brilhante e é o próprio Miles Teller que toca bateria no filme. Uma obra dedicada aos BATERISTAS e que nenhum músico pode deixar de assistir – nem os professores de instrumento musical! INTENSO! FILMAÇO!

SINOPSE: O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental. Fonte da Sinopse: Adoro Cinema

Sugiro não assistir o trailer por inteiro, pois este entrega muito a história.


.
10 Cantores que Cresceram na Igreja
Playlist Internacional Música Anos 90
Partitura Artística

2. Escola de Rock

Filme divertido de assistir. Já vi umas 3x. Recomendo para quando você estiver a fim de assistir algo do tipo feel-good. Eu adoro filmes que envolvem música e crianças aprendendo música, pois lembro de mim mesma e meu sonho de ser violinista (que depois virou um sonho de me tornar flautista e depois o sonho mudou e eu queria ser pianista – coisa de pingo de gente! haha). Se você dá aula de música em escolas, este é um filme que as crianças vão adorar assistir. As crianças realmente sabem tocar os instrumentos do filme e as vocalistas realmente sabem cantar.

Com orçamento de 35 milhões de dólares, eles faturaram 131 milhões, levando o filme ao topo da lista como a comédia com temática musical com maior faturamento de todos os tempos (isso em 2003) e sendo alcançada por Pitch Perfect 2 apenas em 2015. Este sucesso fez com que Andrew Lloyd Weber (o próprio) fizesse uma adaptação para teatro musical, estreando nos palcos da Brodway em 2015 – e o musical permanece em cartaz até os dias de hoje em New York City. Você pode conferir o clipe da Brodway logo após o trailer do filme. Já assisti alguns musicais lá na Broadway, mas tem dois que quero apreciar na próxima viagem: School of Rock e Hamilton.

SINOPSE: Depois que o guitarrista Dewey é expulso de sua banda, ele se faz passar por professor de música em uma escola particular. Quando ouve seus alunos tocarem, ele se dá conta de que podem formar uma banda e participar da Batalha das Bandas, na qual ele finalmente terá a chance de se tornar o astro de rock que sempre soube que estava destinado a ser. Fonte: Wikipedia

Não achei trailer legendado, sorry!

Clipe do musical School of Rock da Broadway:

.

3. August Rush – O Som do Coração

Não disse? Mais um filme com música e criança. E este é de mover o coração, de verdade. O elenco é muito bom. Tem a Felicity (Keri Russell) do antigo seriado Felicity, tem o Robin Williams, tem o ator-mirim protagonista que é FOFÍSSIMO e o CHARMOSÍSSIMO irlandês Jonathan Rhys Meyers. O filme tem muitas cenas sensíveis.

A segunda vez que vi este filme foi num voo. Ai como chorei! Tenho uma forte tendência a escolher dramas em longas viagens e sempre tem um passageiro ao lado me perguntando se está tudo bem (vergoinha!). O roteiro envolve orfanato e seus órfãos e sempre que vejo algo neste tema, não tem como não chorar, pois é algo relacionado a um sonho meu. É uma história sobre o poder da música e do amor. A trilha sonora é esplêndida. Só de falar, já me deu vontade de assistir novamente.

SINOPSE: August Rush (Freddie Highmore) é resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais.

Este trailer também é muito revelador. Sugiro assistir apenas os primeiros segundos.

.

banner cinema

4. Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody vai despertar sentimentos bem diferentes de August Rush, mas é um filme muito bom sobre a vida de Freddie Mercury e sua banda Queen – uma das maiores e mais inovadoras bandas de rock de todos os tempos. A película, às vezes, apresenta um tom meio fantasioso e romantizado, mas o ator Rami Malek impressiona com sua interpretação.

Este filme me fez admirar os membros – que eu não conhecia -, da banda Queen e me fez criar um carinho misturado com compaixão pelo Freddie. Após assistir, mergulhei em sites de biografia e em vídeos de entrevistas para entender mais sobre Freddie e the Queen.

SINOPSE: É um drama biográfico britânico-estadunidense de 2018 sobre Freddie Mercury, vocalista da banda de rock britânica Queen. Dirigido por Bryan Singer, escrito por Anthony McCarten e produzido por Graham King e Jim Beachsobre, empresário da banda, o longa-metragem concentra-se em um período de quinze anos, desde a formação original até sua apresentação no Live Aid, em 1985. Brian May e Roger Taylor, membros originais da banda Queen, serviram como consultores || Bohemian Rhapsody é uma celebração exuberante do Queen, sua música e seu extraordinário cantor principal Freddie Mercury, que desafiou estereótipos e quebrou convenções para se tornar um dos artistas mais amados do planeta. O filme mostra o sucesso meteórico da banda através de suas canções icônicas e som revolucionário, a quase implosão quando o estilo de vida de Mercury sai do controle. Fonte: 20th Century Studios

Vale a pena ver este vídeo que mostra os takes do filme e do show original do Queen:

.

Carta aos maestros e coralistas do Brasil
Conselhos sobre a saúde do pianista
30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias
Faça o teste sobre Instrumentos Musicais

Melhores Filmes sobre Música – TOP 10

5. Marguerite

PARA TUDO!!! Quando ministro os cursos de canto, sempre falo da Florence Foster Jenkins – uma cantora da vida real que teve sua história como inspiração para este filme que assisti durante o Festival de Cinema Francês em minha cidade (by the way, sou muito fã do cinema francês!). Um roteiro que desperta muita comoção e compaixão em seu coração, mas de um modo diferente do filme do Queen.

Cantores e professores de canto, vale muito a pena vocês lerem sobre a vida dela para compartilhar com seus alunos. Professores de música, vocês podem usar este filme para ensinar muito aos seus alunos em sala de aula. Músicos, é um filme que vocês precisam assistir.

Este também foi um filme que despertou tanta curiosidade em mim, que depois fui pesquisar tudo e dissecar a vida da cantora Florence Jenkins.

SINOPSE: Marguerite Dumont é uma mulher rica e apaixonada por música e ópera. Seguindo sua paixão, ela organiza vários concertos e se apresenta em sua mansão, mas ninguém tem coragem de dizer que ela canta mal. Fonte: Wikipedia


.
Está gostando? Então antes de continuar, deixe aquele like e/ou compartilhe com seus amigos para nos motivar a escrever mais. Valeeeu! ;) 

6. Florence: Quem é esta Mulher?

Hollywood também quis fazer sua versão livre da biografia da cantora Florence Jenkins. A produção estadunidense escolheu Meryl Streep para viver na pele de Florence. Marguerite eu vi no cinema e Quem é Esta Mulher? eu vi em casa. Porém, os dois filmes têm várias diferenças e eu gostei muito mais de Marguerite por tem um tom menos cômico.

SINOPSE: Na década de 1940, a socialite nova-iorquina Florence Foster Jenkins persegue obsessivamente uma carreira como cantora de ópera. Infelizmente, a sua ambição excede em muito seu talento. Aos seus ouvidos, sua voz é linda, mas para todos os outros é absurdamente horrível. O seu marido, o ator St. Clair Bayfield, tenta protegê-la de todas as formas da dura verdade. Fonte: Wikipedia


.

7. O Pianista

Para mim, este filme é uma obra de arte! Muitas pessoas ainda consideram este filme como o melhor filme da vida delas, basta você ler os comentários nos trailers deste filme no YouTube. O filme ganhou 3 estatuetas no Oscar de 2003 (melhor diretor, ator e roteiro adaptado). Uma película trágica e comovente que tem como trilha sonora a música de Frederic Chopin (pianista e compositor polonês).

Adrien Brody – que perdeu 14kg para interpretar o  papel -, está simplesmente brilhante vivendo Władysław Szpilman, pianista judeu e polonês famoso na época. Filme dirigido por Roman Polanski – cujos pais, na vida real, foram aprisionados em campos de concentração (o pai sobreviveu, mas sua mãe morreu em Auschwitz). Drama baseado em fatos reais? Tô dentro! Prepare o lenço!

SINOPSE: Um pianista judeu polonês vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas de Varsóvia.


.

8. A Última Música

Para não faltar um filme adolescente, incluo na lista o filme “A Última Música”, estrelado por Miley Cyrus e o australiano Liam Hemsworth. Foi no set de filmagem desta película que os atores se conheceram e começaram um relacionamento que seria marcado por idas e vindas por uma década inteira. Baseado no livro de Nicholas Sparks, autor de “O Diário de uma Paixão”, este filme é do tipo dramalhão, meio piegas, eu sei; então, confesso que este não tem um roteiro de excelência e nem tem tanta música como os outros, mas para os fãs de Nicholas Sparks, incluí um exemplar na lista. A música tema foi muito popular na época do filme e eu mesma ouvi 10 mil vezes.

SINOPSE: Ronnie Miller (Miley Cyrus) tem 17 anos, é pianista (que aos 7 anos já havia tocado no Carnegie Hall) e filha de pais divorciados e seu pai (Greg Kinnear) mora longe de Nova York, numa cidade praiana. Após três anos de separação, ela ainda sente raiva por tudo o que aconteceu até o dia em que sua mãe (Kelly Preston) decide enviá-la para passar o verão com ele. Uma vez lá, depois de conhecer novas pessoas e paixões, ela encontra alguém que, além de bom músico e professor, é, acima de tudo, um verdadeiro pai que tenta se reaproximar dela através da única coisa que eles têm em comum – a música. Fonte: Adoro Cinema

banner cinema

9. Nasce uma Estrela

Eu sou muito fã do gênero drama. E este drama cheio de música teve a receita de nada mais nada menos que US$ 434 milhões. Lady Gaga levou a estatueta de Melhor Canção Original com Shallow.

SINOPSE: Nasce uma Estrela é estrelado pelo ator quatro vezes indicado ao Oscar Bradley Cooper e a premiada estrela da música indicada ao Oscar, Lady Gaga, em seu primeiro papel como protagonista em um longa-metragem. O filme marca a estreia de Cooper na cadeira de diretor. Nesta releitura da trágica história de amor, ele interpreta o experiente músico Jackson Maine, que descobre a artista desconhecida Ally (Gaga), por quem se apaixona. Ela está prestes a desistir de seu sonho de se tornar uma cantora de sucesso… até que Jack a convence a mudar de ideia. Porém, apesar de a carreira de Ally decolar, o relacionamento pessoal entre os dois começa a desandar, à medida que Jack luta contra seus próprios demônios. Fonte: Warner Bros


.

Divirta-se com as pérolas dos vestibulares de Música
Aprenda a ler partituras com exercícios automatizados
A valorização da música coral

10. Yesterday

Tanto o filme acima, Nasce uma Estrela, como Yesterday, mostram a grande importância de ter alguém do seu lado que acredita em seus sonhos e luta por eles com você. Aiai…

Gente, do diretor ganhador do Oscar pelo filme Quem quer ser um Milionário? o filme Yesterday é uma delicinha! Eu amei! Gosto muito de filmes com esta vibe. E adivinhem? Tem a participação especial de um dos melhores songwriters ingleses: Ed Sheeran. O filme é de 2019 e é do tipo para você assistir com seu amor, com a família ou sozinho. Tem várias cenas do tipo feel-good. A melhor amiga do protagonista é uma fofura total! Fãs dos Beatles irão curtir demais! Tem um roteiro bem criativo e seria muito engraçado se acontecesse na vida real!

SINOPSE: Yesterday é um filme britânico de comédia romântica com muita música dirigido por Danny Boyle e escrito por Richard Curtis. O filme é estrelado por Himesh Patel como um músico disposto a largar a “carreira”. Sua gerente e amiga de infância o encoraja a não desistir de seus sonhos. Após um acidente, ele se torna a única pessoa que se lembra dos Beatles. Depois de perceber que o mundo não se lembra mais da banda, Jack começa a tocar suas músicas, passando-as como se fossem suas criações. Lily James, Ed Sheeran e Kate McKinnon também estrelam.

O canal Porta dos Fundos produziu um episódio-propaganda baseado no trailer de Yesterday. Vale a pena assistir os dois vídeos, um após o outro.

.

Gostou dos nossos filmes sobre música? Já assistiu algum?
Qual destes você recomenda? Tem alguma outra sugestão?
.
… deixe aquele like amigo e compartilhe com os amigos ;)

(ali embaixo tem o botão de compartilhamento no WhatsApp, Twitter e Facebook)

PS.: A lista inicial tinha 20 filmes e seria um TOP 20,
mas o post ficaria gigante,
então iremos dividir em duas partes.

Quarentena Coronavírus: O que fazer em casa?
Melhores GIFs dos Tempos de Coronavírus
30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias
Fatos Surpreendentes sobre Elvis Presley
Oito dos Videoclipes mais Caros do Mundo
O Mercado e a Cultura da Música no Brasil
Canto Coral: Top 10 Performances Favoritas

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

 

 

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Luana Souza 31/03/2020

    Escola de Rock é um clássico da minha infância, amo esse filme! <3
    Apesar de amar Queen e Beatles, ainda não assisti Bohemian Rhapsody e Yesterday! Vou ver se encontro no Amazon Prime para resolver isso logo.
    Amei todas as indicações do post. Amaria ver uma nesse estilo sobre musicais.

    • Paula Musique respondeu Luana Souza 31/03/2020

      Adivinhe só? Já tenho uma lista dos Musicais para um novo post e uma outra lista com outros 10 filmes sobre música para a parte II – fiz enquanto elaborava este post aqui. ;)

  2. Maria 07/04/2020

    August Rush é um filme emocionante.
    Marguerite eu vi no cinema,fiquei triste mas também ri muito com minha filha.
    Gostei muito de Yesterday.

    • Paula Musique respondeu Maria 08/04/2020

      Que bom que você já assistiu alguns dos filmes da lista.
      Tente ver os outros também. Todos valem a pena. ;)
      x

  3. Leticia 19/05/2020

    Todos os filmes são ótimosss, eu já assisti todos e super recomendo!!
    Ótimo post

  4. Malu Silva 19/05/2020

    Amei as dicas! Adoro filmes com músicas e muitos da lista eu não conhecia. Verei com certeza! Eu amei Nasce uma estrela e Bohemian Rhapsody <3

  5. Jaque Machado 20/05/2020

    Heey, Paula.

    Eu gosto bastante de filmes musicais, os que me marcaram foram High School Music, Campe Rock e o Escola de Rock que também assisti. Eu estou doida pra assistir Bohemian Rhapsody, falam que é lindo e eu amo Queen. Gostei bastante das indicações.

    Um grande beijo ❤

    https://blogjaquedelua.blogspot.com/

  6. Rebeca Stiago 20/05/2020

    Oiee!! Adorei as indicações de filmes. Eu fui as lágrimas com o “Nasce uma estrela”, e eu não sabia que era makeover acredita? Já o filme Yesterday me surpreendeu TANTO, achei que ia ser meio bobinho, mas mostra o quanto somos influenciados pela música. Parabéns pelo seu post. Beijos

  7. Priscila Trelles 20/05/2020

    Vi alguns da lista (a metade) e são maravilhosos! De alguns eu tenho até o livro!

  8. Lucas 20/05/2020

    Ja quero assistir yesterday para ontem! Na verdade já quero assistir todos! Só dica legal nesse post! Amei

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.