Menu
da capo
Não tenha medo do caminho; tenha medo de não caminhar
Augusto Cury
Playlists com músicas especiais para você
08 de junho de 2019
uma leitura de 20 minutos

Canto Coral: Performances Favoritas

– por Paula Musique –

curitiba men's choir

Foto: Reprodução (Curitiba Men’s Choir)

A VALORIZAÇÃO DO CANTO CORAL

Este é o segundo post da Série Canto Coral que faz parte da “Campanha Hey! Participa(rei) de um Coral”! Queremos estimular cada vez mais pessoas a conhecer, participar e valorizar a MÚSICA CORAL.

E se a música coral tivesse mais visualizações, likes e comentários na Internet? E se corais e maestros tivessem mais seguidores nas redes sociais? Queremos que compositores escrevam mais repertório para corais e que arranjadores adaptem canções de estilos distintos para música coral. Queremos chamar mais atenção do público para que entendam como funcionam corais, e assim, com esperança, atrair os olhares de mais empresas patrocinadoras e do governo visando o lançamento de editais públicos que atendam esta demanda.

É possível? Claro que sim. Quantas mudanças em diferentes áreas já aconteceram no Brasil e no mundo por iniciativa de pequenos grupos? #heyparticipadeumcoral

Já deixe seu like neste post me dando sinal de que você acha que esta é uma boa iniciativa. ;)

Se você ainda não leu o primeiro post da série, que é sobre Os Benefícios do Canto Coral, clique aqui.

E como parte desta série, na intenção de inspirar pessoas que “ainda” não cantam em algum coral ;) e para animar coralistas, maestros, compositores e arranjadores, quero compartilhar com vocês algumas performances de corais de todo o mundo. Fique ligado na Parte 2 que já está pronta e virá em breve.

[se você estiver com pouco tempo, peço que pelo menos escute um trechinho de cada música e já comece lá pelo minuto 2:00]
.

VÍDEOS DE SUPER CORAIS PARA VOCÊ SE INSPIRAR

A seguir, confira alguns corais com estilos distintos em suas performances de excelência. Deleite-se com as maravilhas sonoras da harmonia vocal:

No reality show Britain Got Talent, o Revelation Avenue arrebentou. A música começa no minuto 1:20. Tenho que dizer que AMO corais de negros – eles têm as melhores vozes, curvas e swing.

.

Corais e orquestras de universidades são uma ótima oportunidade para fazer amizade com a galera de outros cursos e também uma excelente forma de desestressar das exigências da rotina acadêmica. Tive o privilégio de cantar no Bristol University Choir, na Inglaterra, por um ano e foi uma experiência incrível cantar com dezenas de universitários que liam partitura com tanta desenvoltura – feras em solfejo! Abaixo você confere o coral e orquestra da California Baptist University.

.

Sente só essa energia. QUE QUE É ISSO!?!? É o poder da música! Apaixonada pela animação do pianista e do cantor de moleton rosa (O Wolverine está no vídeo, e ele chora). Sempre que assisto esta performance fico toda arrepiada! O repertório do musical The Greatest Showman é simplesmente fantástico.

.

Esta belíssima montagem da Ópera La Traviata de Verdi tem a participação da Orquestra Sinfônica, do Coral Lírico de Minas Gerais, da Cia. de Dança do Palácio das Artes e de solistas convidados. Sim, temos brasileiros talentosíssimos na música erudita. Quero fazer um post especialmente com corais brasileiros de EXCELÊNCIA, então se você conhecer alguns e tiver os links dos vídeos para me mandar, é só escrever para paula@paulamusique.com.

Temos tantos corais belíssimos no Brasil, mas é difícil achar um video clipe bem produzido como este acima. Fica aqui meu apelo para você, coralista ou maestro, tentar fazer produções de vídeos de qualidade para divulgar o que temos de excelente. ;) 
.

Corais infantis. Este é o One Voice Children’s Choir. O que dizer quando uma versão para coro de um hit pop se une ao talento musical e a fofurice dos pequenos?

.

Corais de igreja são quase que imbatíveis. Nasce-se cantando no coral de bebês no berçário, depois você vai pro coral infantil, coral de adolescentes, coral de jovens, coral de idosos – e passa uma vida inteira cantando.

Abaixo o coral masculino da Igreja Adventista Central de Curitiba. Que vozes e que pianista!!!

.

Esta aqui foi a canção gospel de 2018 que eu mais ouvi! Quem visita New York City, certamente tem de reservar um tempo do domingo para ir até o Brooklyn e prestigiar o The Brooklyn Tabernacle Choir (coral da Brooklyn Tabernacle). Não tem graça ir pra NYC e conhecer somente Manhattan, né? Independente de sua fé ou falta de fé, a harmonia ecoada por este coral toca o âmago de nosso ser. Turistas do mundo inteiro visitam. Tive a alegria de assisti-los e minha vontade era de correr pelo corredor, subir no palco e cantar com eles – e ficaria igualmente feliz em pedir licença para o pianista e tomar o lugar dele por alguns minutos (risos). Adoro o crescendo que acontece a partir do 3:28 rumo ao auge da canção – é muita qualidade musical!

.

O coral sul-africano, The Stellenbosch University Choir, é considerado um dos melhores da atualidade. Para ouvir uma canção em zulu interpretada pelo coral, clique aqui. E aqui, para uma canção na língua swahili. Amo este tipo de diversidade cultural.

.

Fatos intrigantes sobre Elvis Presley
10 cantores que cresceram na igreja
Playlist anos 90

Esta performance no casamento real de 2018, em Londres, ficou pra história da realeza.

.

E a criatividade não tem limites. Arranjos para coral com “estilo alterado” sempre surpreendem. Neste caso, temos Frozen em estilo africano. Escolhi este vídeo para finalizar a lista com bastante fofurice.

Os benefícios do Canto Coral
Pierrot Lunaire: O passarinho maluco de Schoenberg
Teste: você reconhece estes compositores pelo retrato?

||||| Você já conhecia algum destes corais? O que você achou das performances? Qual é sua favorita da lista?

*arte da campanha produzida pelo designer @fabioraulino.dzn (Instagram)

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Maria W. 09/06/2019

    Esta iniciativa da campanha é ótima! Também acho que corais deveriam ser mais valorizados pelo público.

    Conheço tantos corais lindos e gosto muito de assistir na igreja.

    Os vídeos que mais gostei foi o do coral de homens de Curitiba e do coral do Brooklyn.
    Vou compartilhar com minhas amigas.

    • Paula Musique respondeu Maria W. 16/06/2019

      Obrigada. Espero que esta campanha ajude a chamar atenção do público à música coral. ;)

  2. Thiago Alves 09/06/2019

    Muito show as apresentações de corais .
    Comecei em coral também e atualmente toco sax e flauta na minha igreja e tenho visto como também me falaram que grandes saxofonistas como Kirk Whalum e outros começaram em coral. Um grande benefício para os músicos.

    • Paula Musique respondeu Thiago Alves 16/06/2019

      Sim, muitos músicos começaram sua aproximação com a música através de corais.
      Que legal que você toca sax e flauta. Flauta foi meu primeiro instrumento.
      Volte sempre! :)

  3. Giovanna Otuka 20/06/2019

    Essa campanha é realmente muito importante, devemos valorizar o coral, é tão lindo! Na minha igreja fazemos o coral das crianças, é sensacional! O post está lindo, eu adorei <3
    Beijos
    Giovanna Otuka -www.giovannaotuka.blogspot.com

    • Paula Musique respondeu Giovanna Otuka 23/06/2019

      Obrigada, Giovanna. Que bom que tem coral infantil em sua igreja. É importante que nossas crianças tenham este contato com a música desde pequenos.
      x

  4. Rafa 20/06/2019

    Oi! Não conhecia nenhum coral… mas gostei da postagem, inclusive acho incrível o talento dessas pessoas!

  5. José Lança 20/06/2019

    Isto é uma grande lufada de ar fresco tendo em conta a musica genérica que passa nas rádios mais comerciais. Agora só me apetece ouvir corais! O vídeo da CBU University e o do The Brooklyn Tabernacle Choir foram até para os meus favoritos do Youtube!

    • Paula Musique respondeu José Lança 23/06/2019

      Pois é, José! Há tanta, mas tanta música de qualidade pelo mundo que não me conformo de ver apenas uns poucos estilos recebendo todo o destaque e atenção da indústria e da mídia.
      Que bom que você colocou estes dois corais nos seus favoritos. E fica a dica: qdo você for a NYC, você TEM QUE IR na Brooklyn Tabernacle assistir o coral ao vivo. Turistas do mundo inteiro vão lá todos os domingos.
      Volte sempre aqui x

  6. Eneas Maciel 26/06/2019

    Gostei muito da musica GOD. coral muito dinâmico, orquestração top. Gostei do coral masculino a música via dolorosa, recordo-me de quando eu tocava este hino na Banda, tinha um trecho de solo de trompete no arranjo em que tocávamos, era emocionante.

    • Paula Musique respondeu Eneas Maciel 11/07/2019

      Via Dolorosa é uma peça belíssima. Difícil não se emocionar. :)

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.