Menu
da capo
Toda hora é hora de fazer o que é certo
Martin Luther King
Playlists com músicas especiais para você
11 de março de 2019
uma leitura de 5 minutos

10 Cantores que Cresceram na Igreja

Foto: Reprodução || Igreja Batista no interior da Nova Inglaterra (EUA)

– por Paula Musique –

Tenho certeza que você irá se surpreender com algumas personalidades desta lista.

Há muitos artistas que tiveram seu primeiro contato com a música através da igreja protestante – seja cantando no coral, tocando na orquestra ou sendo integrante do grupo de louvor. É bastante perceptível a importância que igrejas evangélicas dão à Música.

Muitas igrejas estimulam as crianças à música desde pequeninas cantando no cultinho infantil e na EBD (Escola Bíblica Dominical). Talvez você, leitor, teve seu primeiro contato com um instrumentos musical através do maestro da igreja ou do pastor que o encorajou a aprender flauta doce, violão, clarinete ou violino, por exemplo.

Você sabia que os cantores a seguir já tiveram uma vida na igreja?

|| lembre-se de curtir este post, deixar seu comentário e compartilhar com os amigos ||

1. Elvis Presley

Foto: www.graceland.com

Dentre os artistas listados aqui, certamente a história mais interessante de ligação com o Cristianismo é a de Elvis Presley. Se você tem interesse de saber mais, há muitos artigos interessantes em inglês sobre o assunto e você pode ler algumas curiosidades intrigantes sobre o Rei do Rock and Roll aqui.

Lisa Presley (filha de Elvis) afirmou que, sem dúvidas, o gênero musical favorito do pai era a música gospel. Ela disse que “ele parecia ter mais paixão e estar em paz quando cantava música gospel“. Ele foi criado desde pequeno na Igreja Assembleia de Deus, no Mississippi, mas dizem que o “mundo” foi muito tentador para ele resistir com toda a fama que ele conquistou. Em seus últimos anos, ele disse a um pastor que apesar de tudo, ele vivia uma vida de imensa tristeza, depressão e solidão.


.

2. Whindersoon Nunes

Foto: www.whindersson.com.br

Um dos principais YouTubers do Brasil e do mundo também foi membro da Igreja Assembleia de Deus (Piauí), dos 7 aos 18 anos, aproximadamente. Ele já apareceu diversas vezes em suas redes sociais tocando e cantando músicas cristãs. Sua mãe, Valdenice, conta que o filho frequentava a Assembleia de Deus, contrariando a tradição da família materna, que sempre foi católica. Em entrevista para o site da Uol já disse que naquela época seguia a Bíblia e não tinha música não-cristã no celular.
.

3. Whitney Houston

Foto: www.whitneyhouston.com

Whitney teve um vida complicada e, infelizmente, morreu de forma trágica. Eu morava nos EUA quando ela morreu e os Estados Unidos ficou comovido com sua morte – todos os canais de TV falavam nisto. As pessoas que sonham com a fama querem ignorar o darkside da fama. A fama tem um preço e, às vezes, ele é muito alto. Ela tinha problemas com a mãe, com a filha e com o marido. Quando criança e adolescente ela cantava em uma Igreja Batista em New Jersey, tanto como solista quanto como coralista (há diversos vídeos na Internet se você procurar). Mas assim que as propostas da indústria da música começaram a surgir, ela foi se afastando do Cristianismo.


.

Leia sobre as Melhores Músicas do Mundo Gospel aqui
Divirta-se lendo estas pérolas do vestibular de Música
30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias
Faça o teste sobre Instrumentos Musicais
.

4. Dinho – da banda Mamomas Assassinas

Foto: Reprodução

Vocalista da banda, Dinho era filho de pai católico e mãe evangélica. Aos 6 anos já fazia parte de um coral evangélico na igreja, onde aprendeu a cantar. Ele era membro da Igreja Assembléia de Deus de Guarulhos (São Paulo). Ele morreu num acidente de avião com todos os integrantes da banda, apenas 3 dias antes de completar 25 anos.
.

5. Katy Perry

Foto: Reprodução

Katy é filha de pastores pentecostais, então passava bastante tempo na igreja. As coisas estavam se encaminhando para que se tornasse uma cantora gospel reconhecida profissionalmente. Ela passou um tempo em Nashville para gravar seu álbum gospel – que vendeu apenas 200 cópias. Mas aos 17 anos, ela se mudou para Los Angeles e tudo mudou rapidamente. Ela gravou a música “I Kissed a Girl” que, obviamente, gerou controvérsia no meio cristão. Ms. Perry se autoconsidera a ovelha negra da família.
Seus clipes são cheios de simbolismo que são, polemicamente, ligados a um possível envolvimento com satanismo e com os illuminati.


.

6. Aretha Franklin

Foto: www.arethafranklin.net

A rainha do soul começou na música cantando no coral da Igreja Batista. Seu pai, Reverendo Franklin, foi pastor da New Bethel Baptist Church, em Detroit (EUA), por mais de 30 anos. Sua mãe era pianista e cantora, mas faleceu antes da pequena Aretha completar 10 anos. Nesta época ela começou a tocar piano de ouvido. Reverendo Franklin era um pregador muito conhecido nos EUA e recebia visitas de celebridades, incluindo Dr. Martin Luther King Jr. – que ela viria a acompanhar em turnê após ter feito algumas gravações de músicas gospel na adolescência e também viria a cantar em seu funeral em 1968.

Foi em 1961 que Aretha gravaria as primeiras canções não-cristãs. A cantora faleceu recentemente, em 2017.


.

7. Jessica Simpson

Foto: Reprodução

Seu pai era psicólogo e pastor de jovens. Ela cantava na igreja e seu primeiro álbum gravado foi de música gospel, mas a gravadora faliu e o trabalho ficou arquivado. Anos depois, Tommy Motolla conseguiu o material da cantora texana e lançou pela Columbia Records.

Surpreenda-se ouvindo Música em 8D
Leia sobre os Melhores Duetos do Mundo
Faça o teste sobre Termos Musicais em Italiano
Aprenda a Ler Partitura com Exercícios Automatizados
.

8. Avril Lavigne

Foto: Reprodução

Antes de adotar o estilo rebelde adolescente do punk-rock, a cantora canadense também cantava na igreja e cresceu em uma família conservadora. Na adolescência ganhou uma guitarra e começou a escrever suas próprias canções. O resto é história.

Após uma pausa de 5 anos, por estar lutando contra a doença de Lyme, a cantora canadense gravou a canção Head Above Water que reflete esta sua batalha pela vida e que tem tocado em diversas rádios cristãs nos EUA. Avril conta que uma noite, quando estava de cama e com sua mãe ao lado, ela percebeu que estava com dificuldades para respirar. Ela já tinha aceitado que ia morrer e sentiu, naquele momento, como se estivesse embaixo d’água, tentando ir à superfície respirar. Foi quando ela murmurou: “Deus, mantenha minha cabeça acima da água“. A oração virou um hit.


.

9. Little Richard

Foto: Reprodução

O cantor e pianista de rock and roll cresceu em uma igreja pentecostal. Aos 84 anos de idade, retornou ao Cristianismo e disse ter um arrependimento: “se pudesse voltar no tempo, teria sido o pregador Little Richard”. Em um entrevista ele disse: “acredito que Jesus voltará em breve”. Durante sua carreira e até mais recentemente, ele tem feito afirmações polêmicas sobre seu estilo de vida e sua fé.
Você acha que não conhece Little Richard? Basta digitar “Tutti Frutti” e você ouvirá uma das canções que introduziram o rock and roll para o mundo.
.

10. John Legend

Foto: Sachyn Mital

Nascido em Ohio (EUA), seu avô era pastor, sua mãe era a regente do coral da igreja e sua avó era a organista. Ele conta que todas as semanas estava nos ensaios do coral e depois de um tempo foi contratado para ser o diretor de música da igreja. John atribui seu sucesso na música a tudo o que ele aprendeu na igreja fazendo música gospel.

__

Vamos conversar:
E então, você sabia que estes cantores começaram na música na igreja evangélica?

Você sabe de mais algum que não está nesta lista?
Você também deu seus primeiros passos na música em atividades da igreja?

Surpreenda-se ouvindo Música em 8D – é inacreditável!
Leia sobre as Melhores Músicas do Mundo Gospel aqui

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
4 comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Mafê 12/03/2019

    Guria, eu não sei explicar, mas eu tô toda arrepiada aqui.
    Que legal você nos apresentar isso. De verdade ♥

  2. Mafê 12/03/2019

    Ah! Teu blog é lindo! Estou apaixonada nos detalhes do layout ♥

    • Paula Musique respondeu Mafê 12/03/2019

      Oi, Mafê!
      Muito obrigada. Cada detalhezinho foi bem pensado e eles têm significados… ;)
      Um dia farei um post falando disso. Volte sempre.

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.