Menu
da capo
Não tenha medo do caminho; tenha medo de não caminhar
Augusto Cury
Playlists com músicas especiais para você
25 de dezembro de 2018
uma leitura de 7 minutos

As Melhores Músicas Gospel de 2018 – Minha Lista

Foto: Reprodução

– por Paula Musique –

Se você não é cristão, continue lendo, pois você vai ampliar seu conhecimento quanto aos mais diferentes tipos de repertório ao conhecer estes cantores. Você pode também observar qual é o tipo de música que recebe atenção no meio gospel e depois comparar com o que é que tem mais espaço no mercado da música não-cristã.

No mundo gospel, percebe-se uma onda diferente se movendo no oceano da indústria da música, como explicamos na lista geral das MELHORES MÚSICAS DE 2018. O segmento da música cristã tem uma gama de particularidades e é um mercado que cresce continuamente a cada ano. Isto é tão real que até mesmo as grandes gravadoras do Brasil e do mundo têm criado um departamento separado apenas para cuidar dos artistas gospel.

Neste meio é muito comum vermos em destaque os artistas que mostram que sabem usar os elementos técnico-estilísticos do canto, além de explorarem sua tessitura vocal, passeando das notas mais graves aos agudos bem lá nas alturas. E quanto à instrumentação, não é diferente: também há um espetáculo de talentos. Tanto no Brasil como em outros países, percebe-se artistas com canções admiráveis. Os cristãos brasileiros têm orgulho de seus cantores e músicos – pode-se dizer que as igrejas de nosso país são celeiros de talentos.

Entretanto, a lista não se limita à música nacional. Há excelentes exemplos da música gospel noutros países, conforme veremos. A igreja protestante dos Estados Unidos também tem sido um celeiro de cantores de destaque que começaram na música cantando no coral da igreja, como: Elvis Presley, Whitney Houston, Aretha Franklin, Beyonce, John Legend, Diana Ross, e por aí vai.

Espero que a indústria da música aprenda algo com o segmento gospel e valorize os músicos do mercado musical geral, não focando apenas em 3 ou 4 gêneros musicais. Assim como na música cristã há espaço para pop, soul, baião, forró, sertanejo, música coral, R&B; a indústria geral tem que investir pesado nos músicos de variados gêneros também: blues, jazz, erudito, balada romântica, música instrumental, a cappella, e outros.

Vamos, então, à lista das minhas músicas gospel favoritas lançadas em 2018.

1. Gabriel Rocha – Lugar Secreto

2. The Brooklyn Tabernacle Choir – Psalm 34

Esta aqui foi a canção gospel de 2018 que eu mais ouvi! Como já mencionei aqui neste post sobre os melhores duetos, quem visita New York City, certamente tem de reservar um tempo do domingo para ir até o Brooklyn e prestigiar o The Brooklyn Tabernacle Choir (coral da Brooklyn Tabernacle). Não tem graça ir pra NYC e conhecer somente Manhattan, né? Independente de sua fé ou falta de fé, a harmonia ecoada por este coral toca o âmago de nosso ser. Turistas do mundo inteiro visitam. Tive a alegria de assisti-los e minha vontade era de correr pelo corredor, subir no palco e cantar com eles – e ficaria igualmente feliz em pedir licença para o pianista e tomar o lugar dele por alguns minutos (risos). Adoro o crescendo que acontece a partir do 3:28 rumo ao auge da canção – é muita qualidade musical!

3. for KING & COUNTRY – God Only Knows

Estes dois irmãos australianos trabalham muito bem a instrumentação de suas músicas. Vale a pena conhecer o trabalho deles e observar estes detalhes.

4. Marcela Tais & Pregador Luo – Sobrevivi

Para aprender a ler partitura com exercícios automatizados, clique aqui.
Se você gosta de testes, faça a quiz sobre instrumentos muisicais.
Ou o teste sobre história da música.

5. Andrew Peterson – Is He Worthy

Se você assistiu a novela Apocalipse da Record, você vai lembrar que esta é a música da cena final da novela.

(clique na próxima página para continuar com esta super lista e lembre-se de deixar seu like)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
12 comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Amigo 28/12/2018

    Me ajudou muito nesta noite, passando muita tranquilidade!
    Obg Angel

    • Paula Musique respondeu Amigo 01/01/2019

      Estas canções têm letras inspiradoras e consoladoras. Fico feliz que a lista tenha sido útil! :)

  2. Maria 01/01/2019

    Que bela seleção. Amo a música Is He Worthy que foi tocada na novela Apocalipse. É a mais linda!!!
    E a Psalm 34 também, pois gosto muito de coral. :)

  3. Amanda 16/01/2019

    Olha nem sou evangélica, mas se tem uma coisa que eu admiro é a música. Quanta música boa e linda esse povo faz! Estou apaixonada por Hillsong united, tenho ouvido quase todo dia. Essa lugar secreto é outra que amooooo, me faz me sentir mais conectada com Deus com certeza!

    • Paula Musique respondeu Amanda 17/01/2019

      Eu era viciada no Hillsong United na época dos álbuns “More than Life” e “Look to You” – que na minha opinião são os melhores álbuns deles, pois musicalmente falando, os arranjos e as letras eram muito mais elaborados e variados. :D

  4. Luly Lage 17/01/2019

    Eu tenho conhecimento bem baixo, quase nulo, sobre música gospel, mas recentemente fiquei sabendo sobre uma cantora chamada Priscilla Alcântara que é super mente aberta, super gente boa… Cara, achei muito maravilhosa! As letras são lindas, também, gostei!
    Mas os outros da lista, confesso, não conhecia! Amei muito a voz da Tori Kelly, e a música dela como um todo!

    • Paula Musique respondeu Luly Lage 08/02/2019

      Esta Priscilla canta muito bem mesmo. Obrigada pelo seu comentário.

  5. Oie moça, amei o blog. A temática é linda, amo música, mas sou designer e me apaixonei pelo layout dele! A paleta, as formas, tudo lindo demais! E eu gosto muito de ler as descrições dos autores, me fez sorrir com a sua. Parabéns. Num mundo tão egoísta, faz toda diferença pensar na felicidade alheia.
    Não sou evangélica, não mais, mas conheço muita gente dessa lista, apesar de não conhecer as músicas apresentadas! rsrs
    Ouvi algumas, gostei, como sempre, de Preto no Branco.
    Bjoks

    • Paula Musique respondeu Luciana Sá Freire Neto 08/02/2019

      Oi, Luciana! :)
      Aaah, que bom que você curtiu o blogue.
      Pensei muito em cada detalhe do layout: cores, imagens, mensagem… Cada detalhezinho tem um significado ;)
      Obrigada mesmo por suas palavras e por ter lido a descrição.
      Sucesso pra você!
      Bjinhos

  6. Gislaine Motti 19/01/2019

    Oi, Paula! Tudo bom?

    Eu já fui muito religiosa, então conheci e acompanhei alguns artistas gospel. Atualmente, já não é muito a minha onda – mas devo admitir que é impossível não admirar as músicas! Quando fico um pouco mais nervosa ou ansiosa com alguma coisa, ainda coloco as antigas músicas que eu curtia para me acalmar um pouco. Foi bom conhecer a sua lista, pois assim tenho algumas outras opções para esses momentos. Obrigada!

    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

    • Paula Musique respondeu Gislaine Motti 08/02/2019

      Oi, Gislaine! ;)
      Isto mesmo, estas músicas fazem a diferença, tem um poder de mexer em nossos corações e nos acalmar. Que bom que gostou.

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.