Menu
da capo
Toda hora é hora de fazer o que é certo
Martin Luther King
Playlists com músicas especiais para você
23 de dezembro de 2018
uma leitura de 7 minutos

As Melhores Músicas de 2018 – Minha Lista

Foto: Lady Gaga & Bradley Cooper — Reprodução/ Instagram

– por Paula Musique –

Esta não é uma lista dos maiores hits de 2018. Também não é uma lista das músicas com mais visualizações no YouTube. É a lista das minhas canções favoritas lançadas neste ano.

Confesso que há canções que eu não entendo como ultrapassaram a marca de 1 milhão de visualizações e muito menos como entraram na lista das mais tocadas nas rádios. Sabe aquele tipo de coisa que quando você vê, você pensa: “Vish, deve ter vendido a alma pra conseguir isso”! Bom, quando eu vejo certas músicas ou artistas recebendo destaque eu penso: “Deve ter vendido a alma, o corpo e até o espírito!” (risos)

Não me refiro aqui a nenhum gênero musical específico ou a algum artista que não faz muito meu estilo. Falo musicalmente. Explico. Mesmo quando não gosto muito de algum gênero e vejo que é top nas paradas, quero entender o porquê. Mesmo que seja um artista que não curto, analiso a canção friamente e se percebo que a canção se destaca pelo vocal bem trabalhado, ou pelo arranjo instrumental bem pensado, ou pela letra que tem uma mensagem significativa; bom, tenho humildade para reconhecer que aquela canção tem motivos para ser uma das mais ouvidas, apesar de não ser meu estilo.

ARTISTAS BRASILEIROS
Mas o que acontece muito no nosso Brasil é termos muitas músicas que não se destacam em nada e chegam no topo. Got it? Deixa eu corrigir aqui… Algumas destas músicas se destacam em algumas coisas, sim: bumbuns rebolando de cima pra baixo e de baixo pra cima no olho da câmera, letras pornograficamente explícitas, e outras cositas más.

Brincadeiras e “sinceridades” à parte, como musicista, sei que temos artistas brasileiros excepcionais não recebendo o destaque que deveriam. Alguns poucos conquistam a indústria apenas por pura dedicação e arte sem ter de apelar para fatores “não-nobres”.

Não tive conhecimento de muitas músicas sensacionais sendo produzidas neste ano na nossa terrinha. Digo, tenho certeza que muito material de qualidade foi desenvolvido em todas as regiões de nosso país, mas a indústria da música muito dificilmente promove nossos grandes artistas e muita música boa fica sendo exclusividade do grupo de amigos e familiares destes músicos.

Gostaria muito de fazer uma lista gigante 100% brasileira de canções fantásticas aqui. Entretanto, não vai rolar. Mas penso que isto pode mudar em breve, pois nosso povo está ficando mais exigente e percebemos um alto índice de queixas nas redes sociais quanto a falta de diversidade musical que é distribuída pela grande indústria da música. Ainda bem que temos a Internet que facilita nosso acesso à arte. Muitos músicos acabam trabalhando de forma independente – o que tem vantagens e desvantagens. Para o público, a grande vantagem é que dando uma vasculhada pelo “mundo www”, podemos encontrar artistas de verdade que estão escondidos em suas belas melodias, extraordinária extensão vocal ou evidente expressividade.

Minha artista brasileira favorita é Marisa Monte, mas ela está quietinha…

MENSAGEM PARA PRODUTORES MUSICAIS
Sei que todos nós precisamos ter uma certa renda para viver, mas gostaria de fazer um apelo aos produtores musicais para que invistam nos artistas que estão fora do que mais é consumido no Brasil atualmente e ARRISQUEM, promovendo aquele músico que é multitalentoso, aquela cantora com voz extraordinária e aquele letrista criativo e profundo. Com as redes sociais você tem espaço para divulgar gratuitamente seus novos projetos e existe um público exigente sedento por um som diferente. Você precisa ser estratégico para ganhar atenção em meio a um mercado onde o destaque é para uns 3 ou 4 gêneros musicais, mas com planejamento é possível, sim. ;)

Não sou contra um ou outro estilo musical. Enxergo-os como manifestações culturais que revelam a identidade de nossa nação. Mas sou contra a indústria dar atenção apenas a algumas manifestações culturais, excluindo várias outras possibilidades.

Okay, chega… Falei tudo isto pra dizer que minha lista é totalmente estrangeira e que eu espero que vocês curtam. Tem pop, balada romântica, country, jazz, rock…

Nesta lista com AS MELHORES MÚSICAS DE 2018 você vai ouvir canções que:
1) têm uma boa mensagem e/ou;
2) não objetificam a mulher com suas letras e/ou;
3) não depravam o corpo e/ou;
4) não fazem apologia às drogas e/ou;
5) demonstram a qualidade vocal do artista e/ou;
6) têm um interessante arranjo instrumental.

Só músicas do MOVIMENTO MÚSICA NOBRE aqui. Vários estilos. Então, se você não gostar da 1, 2 e 3, continue clicando nas canções seguintes que eu garanto que você vai gostar de várias.

Let’s get started!

(clique na próxima página para continuar)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
19 comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Amigo Secreto 26/12/2018

    Qualidade técnica com carisma! Esta é a Paula!
    Excelência naquilo que faz por conta do amor com que faz!

    • Paula Musique respondeu Amigo Secreto 05/01/2019

      Muito obrigada! :) Volte sempre!

  2. Clayci Oliveira 03/01/2019

    Adorei a sua mensagem para os produtores e assino embaixo.
    Depois que comecei a ser assinante do Spotify, fiquei admirada com a quantidade de artistas incríveis que conhecei por lá. E tem muito nacional maravilhoso tbm

    Beijos

    • Paula Musique respondeu Clayci Oliveira 05/01/2019

      Ainda bem que existe a Internet, pois ela nos deu acesso a artistas incríveis que, mesmo sendo top quality, não teriam espaço na indústria. Já conheci músicos maravilhosos graças ao YouTube :)
      Obrigada pela visita, Clayci!
      x

  3. Amanda 03/01/2019

    Toda essas músicas de Nasce um estrela são fodas!! Estou viciada! A trilha de The greatest showman também é incrível e Never Enough e This is Me são incríveis!! Amei sua seleção :D

  4. Loriene 03/01/2019

    Seu recado precisa ganhar voz mana, concordo com tudo que você disse, mas muitas vezes eles tem medo de arriscar e não dar certo, mas só vão descobrir se tentarem! parabéns pelo post ta incrível!

    • Paula Musique respondeu Loriene 05/01/2019

      Obrigada pela visita, Loriene!
      Como o público está ficando mais exigente e descobrindo por conta própria novos artistas, TENHO FÉ que a indústria terá de mudar. Torço por isso e quero fazer minha parte conscientizando e mostrando pro público o que há de maravilhoso no mundo da Música e que, muitas vezes, as pessoas não conhecem ou até conhecem e não “gostam”. Mas na real, elas não gostam porque não entendem – o que é o caso da música erudita. :)
      x

  5. Livia 03/01/2019

    Me senti um etzinho de outro planeta com sua lista. Acho que nunca ouvi essas músicas, exceto Happier do Ed Sheeran. O bom é que vou poder aproveitar sua lista para conhecer músicas novas haha

    • Paula Musique respondeu Livia 05/01/2019

      Oi, Lívia! Obrigada pela visita.
      Aqui no blogue você vai encontrar tanta música de qualidade. Volte sempre pra conhecer coisas diferentes. Aqui tudo que é divulgado é muito bem selecionado. ;)
      x

  6. Gislaine Motti 03/01/2019

    Oi. Espera um minuto, deixa eu me recuperar.

    Eu estou A P A I X O N A D A pelo seu blog. Não consigo parar de namorar tudo por aqui. Deuses. Que perfeição. Sobre o seu recado aos produtores: sim, por favor! Assino embaixo quantas vezes forem necessárias. Conheço alguns artistas brasileiros que acompanho para apoiar, como a Mariana Nolasco e a banda Scalene. Mas eu tenho o sério problema de ficar muito fixada em um ou dois artistas preferidos, sou muito de fase e acabo ouvindo SÓ aquilo por um bom tempo. Atualmente, tem sido Aurora e Wardruna (que eu imploro: ouça! Quero muito saber sua opinião!).

    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

    • Paula Musique respondeu Gislaine Motti 05/01/2019

      Ah, que amor! Adorei seu comentário, Gislaine! Pode ter certeza que vou pesquisar estes músicos que você mencionou. Estou sempre à procura de artistas diferenciados. Obrigada pelas sugestões! :) Volte sempre aqui.
      x

  7. Carolina 03/01/2019

    Paula, amei seu cantinho! Super bonito, bem organizado, com uma arte linda. Já virei seguidora sua. Gostei da forma como vc expressou sobre nossa música. Vendo antigos cds brasileiros, é difícil não criticar boa parte da nossa nova geração musical. Pouca coisa (ou quase nada) choca, toca, faz sentir algo. Queria sugerir que você comentasse mais a respeito de arranjos musicais, aqueles que mais cativam e evocam sentimentos nas pessoas, é uma grande curiosidade minha. E ah, antes de mais nada, meu instrumento musical preferido é o contrabaixo hahaha

    • Paula Musique respondeu Carolina 05/01/2019

      Muito obrigada, Carol! :D Fico tão feliz quando leio algo assim. Dá tanto trabalho deixar tudo caprichado, que quando lemos algo assim, logo vem aquele sorriso bonito.

      Olha só: uma amante do contrabaixo. É um instrumento tão importante na formação de uma banda. Os graves e a forma como o instrumento conversa com a bateria são um charme só!

      Gostei de sua dica. Já anotei aqui. Há vários fatores que cativam uma pessoa para gostar muito de uma certa canção. Pode ser a harmonia (sequência de acordes escolhidos), a instrumentação (tem gente que se emociona com a galera das cordas (violino, viola, cello…), a expressividade vocal do cantor (tem gente que parece que tem o coração na voz, aí contagia todos os ouvintes)…

      Volte sempre!
      x

  8. Luly Lage 03/01/2019

    Acho que uma das coisas maravilhosas que a internet nos trouxe foi isso, de dar possibilidade de conhecer artistas bacanas e PRINCIPALMENTE que esses artistas podem agora expor seu trabalho. Mesmo que nem todos “cheguem lá”, alguns chegam e talvez não teriam essa oportunidade antes!
    Sobre sua lista… Eu estou com a trilha de A Star is Born no repeat desde que assisti a primeira vez e minhas favoritas foram justamente esses três “canhões” que você indicou! Principalmente “Always Remember Us This Way”, minha favorita, choro toda vez!

    • Paula Musique respondeu Luly Lage 05/01/2019

      haha… Eu também, depois que vi o filme A Star is Born (não faz muito tempo), fiquei tocando a trilha todos os dias e aprendi a cantar estas 3 canções. Quero gravar um cover de uma delas.
      Obrigada pela visita, Luly!
      x

  9. Ahhh vou clicar certo nesse link de 2018, amo receber ideias novas de músicas, senão acabo sempre escutando o same old, same old.

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.