Menu
da capo
Não tente ser uma pessoa de sucesso. Em vez disso, seja uma pessoa de valor
Einstein
Playlists com músicas especiais para você

– por Paula Musique –
.
Maestros e Coralistas, recebam sob vossos dedos esta carta importante, vinda diretamente do sul do Brasil.

Arte: Fábio Raulino Design (@fabioraulino.dzn)

Sul do Brasil, 18 de outubro de 2019

Queridos Maestros e Coralistas,

Espero que esta carta vos encontre motivados com as atividades de vossos corais.

Dando continuidade à Série Canto Coral, que faz parte da “Campanha Hey! Participa(rei) de um Coral“!, quero disponibilizar no blogue uma lista de CORAIS DO BRASIL e ajudar a fazê-los mais conhecidos, assim como compartilhar as redes sociais dos mesmos e motivar as pessoas a assistirem ensaios e apresentações, e, se for possível, até mesmo entrar no coral de vocês – o objetivo geral é a valorização da música coral.

Quem sabe seu coro seja bastante popular em seu estado ou em sua região, então esta lista fará com que pessoas de outros lugares venham a conhecer seu trabalho também. E se seu coral não é conhecido e precisa de reforços, continue lendo.

Eu, FIRMEMENTE, acredito que podemos, sim, transformar a realidade em que vivemos.

Por certo, dificilmente conseguiremos mudar e fazer com que a vida seja exatamente como queremos, mas temos condições de transformar muitas situações e fazer o melhor que podemos dentro de nossas circunstâncias.

Você quer um Brasil com mais MÚSICA CORAL?

Quer que existam mais pessoas interessadas em comparecer às apresentações de seu coro? Precisa de mais coralistas qualificados para integrarem seu coral? Quer editais públicos voltados para o canto coral? Quer um YouTube com mais vídeos de corais brasileiros? Pensa que as gravadoras poderiam se interessar em produzir corais profissionais?

Portanto, bora fazer movimento. FAÇA PARTE DESTA CAMPANHA! Há milhares de coralistas em nosso país. E com a internete e a força das redes sociais nós podemos influenciar muita gente e mostrar a relevância que a Música Coral tem para a sociedade.

Continue lendo, pois a parte mais importante desta carta encontra-se no final e é para todos os corais participarem: profissionais, de igreja, infantis, de colégio, de universidade, etc.

DEIXE SEU LIKE + COMPARTILHE ESTE POST COM SEUS MAESTROS E CORALISTAS no WhatsApp, no Facebook, via e-mail. Fale sobre o assunto no seu ensaio.

Em países como Inglaterra e Estados Unidos, por exemplo, o Canto Coral permanece FORTE!

Veja no YouTube o número de vídeos de corais SUPER BEM PRODUZIDOS e note o número de visualizações, curtidas e comentários! Depois procure corais brasileiros. Quantos vídeos profissionalmente gravados e editados temos de corais do Brasil?

Talvez, você seja privilegiado e sua cidade tenha uma comunidade de coros bastante ativa, que promove festivais de corais, que participa e ganha editais e com um público que aprecia a música coral.

Todavia, a maioria das cidades do Brasil não tem isso, portanto é importante movimentarmos o que temos – ao compartilhar os trabalhos que têm sido bem-sucedidos, municípios desprovidos de condições, serão encorajados a fazer acontecer.

ACREDITE NA FORÇA QUE PODE TER A UNIÃO DE MAESTROS E CORALISTAS EM UM MOVIMENTO BEM ORGANIZADO E PLANEJADO.

Fui educada para não ficar reclamando. É melhor analisar a situação, ver quais são os problemas e propor ações de MUDANÇA, em vez de ficarmos reclamando que é ruim. Se é ruim, vamos fazer com que fique bom! ;) “Tamo junto”?

Observem que no blogue eu já publiquei 5 ARTIGOS especificamente sobre MÚSICA CORAL, isto sem contar inúmeros outros posts onde eu mostro e divulgo vídeos de corais que admiro:

Os benefícios do canto coral
Tipos de Coral (ou Coro)
A valorização da música coral
Performances favoritas de música coral
Música coral no cinema

E quero divulgar nossos corais também.

Aos poucos, vamos aumentando a intensidade de nossa CAMPANHA. Posteriormente, quero motivá-los a participar de editais. Como tenho experiência na elaboração de editais e na participação como jurada, sei que precisamos de projetos mais fortes na área de Canto Coral, principalmente na área relacionada ao Audiovisual – com produção de clipes de alta qualidade para serem disponibilizados na internete.

Mais a frente também falaremos sobre um levantamento/pesquisa que pretendemos fazer.

Quantos corais será que nós temos no Brasil? De quais tipos? Quais cidades têm o maior número de corais?

Quando somos comparados a outras nacionalidades, no que se refere ao mundo da Música, diz-se que os brasileiros, em geral, são desorganizados, desunidos e não gostam de ver o sucesso alheio. Eu quero acreditar diferente! Quero ver acontecer o contrário através desta campanha que pode crescer com o empenho de todos.

Siga nossa página no Facebook e nossa conta no Instagram para ficar por dentro dos próximos passos.

Acredito que com a união de maestros e coralistas podemos chamar a atenção do MERCADO DA MÚSICA e do GOVERNO

… para que produtores musicais & produtores audiovisuais e até mesmo as GRANDES GRAVADORAS abram os olhos para ótimos corais e invistam mais em vocês e, adicionalmente, para que o governo perceba o impacto que a música coral tem em todas as faixas etárias e classes sociais, propondo assim editais municipais, estaduais e nacionais voltados para o canto coral.

DEIXE SEU LIKE + COMPARTILHE ESTE POST COM SEUS MAESTROS E CORALISTAS no WhatsApp, no Facebook, via e-mail. Fale sobre o assunto no seu ensaio.

Baixe os documentos a seguir e leia as informações até o final deste post.

BAIXE AQUI – Modelo de Preenchimento

BAIXE AQUI – Documento para você preencher e enviar

Para incluir seu coral no POST SOBRE CORAIS DO BRASIL, precisamos que você envie:

– Nome do coral
– Cidade e estado de origem
– Bairro onde ensaiam
– Foto do coral (de preferência uma foto profissional)
– Informações sobre o coral: favor usar a classificação de acordo com este post sobre classificação de corais
– Currículo resumido do coral (máximo 1000 caracteres)

– Redes sociais do coral
Website do coral (se houver)

– Tem um vídeo de alta qualidade? Envie o link.
– Nome de algumas músicas que vocês cantam (se possível, com nome do artista e compositor da referida peça)
– Seu coral tem interesse de fazer ensaios abertos para o público assistir? (com o objetivo de que este público entenda como acontece um ensaio e desenvolva mais interesse pela música coral – nos posts em que eu divulgar os corais, deixarei claro que as pessoas terão de seguir as redes sociais dos corais que lhe interessam ou mandar e-mail para o maestro para saber a data em que o coral receberá ouvintes)
– Seu coral tem interesse de fazer um ensaio participativo? (para que as pessoas possam ensaiar junto com seu coral por um dia e saber como é ter esta experiência)
– Seu coral tem vagas para novos integrantes? Quais são os pré-requisitos para participar?
– E-mail para contato (para que pessoas/organizações que tenham interesse em convidá-los/contratá-los para eventos possam conversar com vocês, ou para pessoas com interesse de participar do coral, por exemplo)

A resposta deve ser conforme o modelo a seguir para que entre na lista:

– Coral Vozes do Inverno*
– Gramado – RS
– Centro
– FOTO (colocar anexada ao e-mail)
– Coral misto, de adultos, acompanhado por pianista, erudito, multi-idioma, a 4 vozes, semivoluntário, sem remuneração, semiprofissional, por audição, limitado.
– Coral fundado em 1982 por amigos que se conheceram na faculdade de Música da UFRGS. Desde então vem se apresentando em universidades, festivais de música e em concertos próprios em teatros pelo estado do RS. Já passaram pelo coral, aproximadamente, 200 coralistas e, atualmente, conta com 30 integrantes. Premiado duas vezes com o Troféu Gente Gaúcha na Cultura e selecionado em editais públicos nos últimos 5 anos.
– Facebook Vozes do Inverno | Instagram @vozesdoinverno
– vozesdoinverno.com.br
– https://www.youtube.com/watch?abcde
– Requiem em Dm de Mozart | Requiem de Fauré
– Queremos fazer ensaios abertos
– Não teremos ensaios participativos
– Temos vagas | Precisa saber ler partitura e fazer audição
– contato @vozesdoinverno.com.br

*Este coral não existe. É fictício.

Vale mencionar que nosso blogue alcança dezenas de milhares de visualizações mensais.

Você também vai gostar de ler: Os benefícios do canto coral
Tipos de Coral (ou Coro)
A valorização da música coral
Performances favoritas de música coral
Música coral no cinema

Para onde enviar

Envie os dados de seu coral para o e-mail paula8musique@gmail.com, até o dia 17 de novembro. Se você não receber uma resposta de e-mail com “recebido” em até 48h, é porque o e-mail não chegou a nós. Informe-nos na seção de comentários abaixo que você irá encaminhar as informações.
ATENÇÃO: o e-mail paula@paulamusique.com não está funcionando no momento.

Esta Campanha faz parte do MOVIMENTO MÚSICA NOBRE.
Vamos precisar da ajuda de pessoas competentes e bem relacionadas para fazermos esta campanha crescer e organizarmos os próximos passos.
Se você souber de algum levantamento que foi feito sobre corais em sua cidade ou estado, por favor, entre em contato conosco.

Maestros e coralistas, aqui finalizo esta carta e fico no aguardo de sua resposta.

Com carinho e cheia de esperança,
Paula Musique

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Você também pode gostar de ler:
  1. Adalberto 19/10/2019

    Que bela iniciativa!!! Parabéns… estou mandando o link para vários amigos que cantam em corais. O mundo precisa de mais música sempreeee. Mais uma vez parabéns

    • Paula Musique respondeu Adalberto 19/10/2019

      Que bom, Adalberto! Obrigada por compartilhar com seus amigos.
      Que possamos fazer com que o mundo tenha mais música com mais qualidade. ;)
      Bem-vindo ao nosso blogue.

  2. Maria 28/10/2019

    Parabéns!!! Seus textos São fabulosos.
    Tenho certeza que vários corais irão participar, pois esta campanha serve de apoio a eles….

    • Paula Musique respondeu Maria 13/11/2019

      Obrigada! :D
      Sim, já temos vários corais inscritos, mas estamos aguardando mais participações.

  3. A carta ficou um primor e esta oportunidade dos corais poderem divulgar o seu trabalho é algo muito bonito de se ver, amei a iniciativa

    • Muito obrigada!
      E tem sido também uma forma de motivá-los para que vejam como a Música Coral é importantíssima na educação musical, formação de plateia, assim como por sua beleza musical.
      :)

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.