Menu
da capo
Terra adorada, entre outras mil és tu, Brasil, Ó Pátria amada!
Joaquim Estrada
Playlists com músicas especiais para você
06 de junho de 2019
uma leitura de 3 minutos

Benefícios do Canto Coral

via GIPHY

– por Paula Musique –

Canto coral. Se você nunca teve esta experiência, recomendo que encontre um coral e participe por um tempo. Há corais em fundações culturais de municípios, assim como em universidades, escolas, igrejas e empresas, por exemplo. Sinta-se estimulado a ser um coralista após conhecer os benefícios do canto coral e assistir performances de tirar o fôlego.

Inicio aqui a CAMPANHA: HEY! PARTICIPA(REI) DE UM CORAL e através de uma série de publicações que escreverei sobre o CANTO CORAL, quero que você se sinta encorajado a se juntar a um coral perto de você, nem que seja por um curto período de tempo, mas você tem que viver esta experiência. E se você já participa de um coral, ajude seu coral a crescer e a se aprimorar através de ideias que iremos publicar aqui no blogue.

Eu amo cantar em coral e faço isto desde criança. Inclusive, já fui regente de coral infantil, nos Estados Unidos (um dia postarei fotos e vídeos dos meus adorable kids).

Não é apenas o coralista que se diverte, o maestro também. Apesar das responsabilidades que esta atividade de liderança exige, conduzir um grupo de pessoas ao objetivo de fazer boa música é um privilégio de poucos.

Cantar em grupo desenvolve nossa musicalidade de uma forma muito diferente de quando ficamos numa sala estudando nosso instrumento musical. Algo divino acontece quando um grande grupo canta em perfeito uníssono. E a emoção aumenta quando dividimos a harmonia em 2, 3, 4 vozes. A cappella ou com uma grande orquestra, quando vários apaixonados pela música se unem algo especial acontece! Aiai… AMO!!!

.
+ Leia: Minhas Performances Favoritas de Canto Coral
Conheça nosso Banco de Rimas
Os Tipos de Corais (coros)
Campanha de Valorização à Música Coral

OS BENEFÍCIOS DO CANTO CORAL

Vejamos algumas características do canto coral e seus benefícios para os coralistas:

  1. é uma atividade coletiva
  2. estimula o espírito de equipe
  3. redução de sintomas como ansiedade e estresse
  4. beneficia o sistema imunológico
  5. melhora a respiração
    .

    via GIPHY

  6. oportunidade para conhecer diferentes gêneros musicais
  7. oportunidade para cantar em vários idiomas
  8. aprimoramento da percepção musical (melódica, harmônica e rítmica)
  9. integração entre colegas de trabalho/escola/universidade
  10. estimula a criatividade
  11. melhora a articulação da fala
  12. trabalha a concentração
  13. desenvolvimento cognitivo e motor
  14. libera os hormônios do bem-estar
  15. melhora o estado de pessoas com o mal de Parkinson
  16. exercita a memória
  17. aumenta o vocabulário de termos musicais (da capo, pianissimo, dinâmica, ária, refrão, ponte, ritornello, uníssono) 

Estes são apenas alguns dos benefícios para quem canta em coral e a lista seria muito similar se estivéssemos falando de uma orquestra.

||||| Conta pra mim nos comentários se você canta ou já cantou em coral alguma vez na vida e como foi sua experiência.

[se você estiver com pouco tempo, peço que pelo menos escute um trechinho de cada música e já comece lá pelo minuto 2:00]

.

VÍDEOS DE SUPER CORAIS PARA VOCÊ SE INSPIRAR

A seguir, confira alguns corais com estilos distintos para deixar você formigando e com muito desejo de participar de um coral:

.

Música começa no minuto 1:20. Tenho que dizer que AMO corais de negros – eles têm as melhores vozes, curvas e o melhor swing.

.

Corais e orquestras de universidades são uma ótima oportunidade para fazer amizade com a galera de outros cursos e também uma excelente forma de desestressar das exigências da rotina acadêmica. Tive o privilégio de cantar no Bristol University Choir, na Inglaterra, por um ano e foi uma experiência incrível cantar com dezenas de universitários que liam partitura com tanta desenvoltura – feras em solfejo! Facinho para o maestro Dr. John Pickard nos ensaiar.

.

Sente só essa energia. QUE QUE É ISSO!?!? É o poder da música! Apaixonada pela animação do pianista e do cantor de moleton rosa. O “Wolverine” está no vídeo e ele chora! Você vai se emocionar com este ensaio do musical The Greatest Showman.

.

Corais infantis. O que dizer quando uma versão para coro de um hit pop se une ao talento musical e a fofurice dos pequenos?

.
||||| O que mais chamou sua atenção nestas performances?

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Você também pode gostar de ler:
  1. Maria W. 09/06/2019

    Já cantei em coral na minha adolescência e gostava muito. E na vida adulta cantei por uns anos num grupo vocal da igreja – tinha um maestro maravilhoso e os cantores eram excelentes também.Muita qualidade.

    • Paula Musique respondeu Maria W. 16/06/2019

      Eu acredito que a maior parte dos corais em atuação na maioria dos países são de igrejas mesmo. Gostaria de achar uma pesquisa que contivesse dados sobre isto.
      Talvez seja hora de voltar a cantar em algum coral, né? ;)

  2. Soninha 13/06/2019

    esse é o tipo de postagem que particularmente me interessa porque eu nunca vejo blogs abordar sobre canto. E eu canto, fiz parte de um por pouco tempo (porque acabou), e não consegui arranjar outro.

    Se as pessoas soubessem o quanto cantar liberta, é tão bom. Amei a postagem!!!

    • Paula Musique respondeu Soninha 16/06/2019

      Tomara que você consiga achar um coral para participar. Sim, é libertador!!!
      Obrigada. Volte sempre. ;)

  3. Rebeca 13/06/2019

    Oii Paula! Achei bem interessante o seu post, pois quase nao vejo mais sobre coral. Eu participei quando era pequena e eu adorava!! Agora nao tenho mais visto tanto – nem apresentações e nem falar sobre. Boa sorte com a campanha! Beijos

    • Paula Musique respondeu Rebeca 16/06/2019

      Oi, Rebeca!
      Uma pena você não ver muitos corais. Eu ainda vejo muitos, mas isto se deve ao fato de eu procurar sobre o assunto, assistir vídeos no YouTube e viver em meio a muitos amigos que tb são coralistas.
      Mas a cultura da música coral deveria ser mais valorizada e disseminada. Bjos

  4. Luly Lage 17/06/2019

    Paula, Paula, Paula… Eu não sei expressar o tamanho da nostalgia carinhosa que seu post meu causou. Cantei em coral por 3 anos na escola, no Ensino Fundamental ainda (socorro, já tem 20 anos, isso!) e eu ABSOLUTAMENTE AMAVA! Sério, no último dia de aula da quarta série eu chorei horrores porque teria que sair de lá e, consequentemente, do grupo… Até tentei entrar num coral na escola nova mas fui a ÚNICA a me inscrever, hahaha. Era maravilhoso fazer os exercícios vocais, socializar com outras turmas e aprender coisas novas… Até CD a gente gravou na época! Inclusive, queria ter uma cópia disso, lembro da minha empolgação indo no estúdio e tudo mais…
    Enfim, falei e falei de mim, desculpa, mas é porque tô agora aqui cheia de lembranças gostosas… O último vídeo foi meu favorito, justamente porque me remeteu um pouco a essa época… Lá vou eu procurar fotos do coral essa semana pro “TBT” de quinta feira xD

    Obrigada por esse post lindo!

    • Paula Musique respondeu Luly Lage 23/06/2019

      AMEI SEU COMENTÁRIO! Que bacana que até gravaram CD – para crianças e adolescentes isto é certamente muito marcante.
      Que bom que nosso post lhe trouxe lembranças tão gostosas! :D
      Volte sempre e sinta-se inspirada a quem sabe retornar à vida de coralista.
      x

  5. Erika Monteiro 17/06/2019

    Oi, tudo bem? Que bacana essa sua campanha de incentivo para as pessoas participarem de um coral. Quando eu estava na 6ª série participei do coral do meu colégio. É legal o espírito de equipe. Quando somos adolescentes não sofremos tanto com ansiedade então esse benefício nunca percebi. Mas as amizades isso gostava muito. Beijos, Érika =^.^=

    • Paula Musique respondeu Erika Monteiro 23/06/2019

      Que legal que você também já cantou em coral. Corais de escola sempre são divertidos, ainda mais na adolescência.
      x

  6. Luana Souza 18/06/2019

    Que post mais fofo! Nunca participei de um coral (aqueles da infância, de apresentação de escola, não conta porque ninguém cantava de verdade haha), mas depois do post e dos vídeos me deu até uma vontade hehe. Esse das crianças cantando High Hopes eu já tinha visto. Amo essa música e todas as outras versões que fazem dela, além de achar uma graça coral infantil. Aaaah, e esses vídeos do ensaios de O Rei do Show são lindos e emocionantes. Amo musicais e amo ainda mais esse filme *-*

    • Paula Musique respondeu Luana Souza 23/06/2019

      Eu também gosto demais da música High Hopes, no dia que lançaram o clipe no YouTube eu assisti 3x e depois fiquei ouvindo no fone enquanto trabalhava. Viciante!
      O clipe do ensaio de O Rei do Show é emocionante demais. :)
      x

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.