(Dê um pulinho no Facebook para curtir nossa página e fazer uma musicista feliz no dia de hoje, clicando aqui)
Li pela primeira vez ontem, durante uma festinha de aniversário. Minhas risadas eram tão altas, não conseguia controlar, que dei graças a Deus quando a bateria acabou e eu não tinha chegado nem na metade da lista – já estava ficando envergonhada diante dos convidados, pois amo rir e tenho de rir alto, não sei explicar, é algo libertador. Cheguei em casa bem tarde e, prontamente, vim pro computador para acabar de ler. Gente, são 3h30 da madrugada agora, acabei de ler a lista completa e acho que acordei o prédio com as gargalhadas. Animei-me e achei que seria uma boa ideia compartilhar com vocês.
Pesquisei a fonte, mas não encontrei. Se você souber de quais anos ou de quais universidades estas jóias saíram, avise-me, pois quero mencionar aqui. Sei que é um compilado de vários vestibulares de, pelo menos, 10 anos atrás. Imagine como os professores que corrigiram estas provas se sentiram?
Dependendo do seu nível de conhecimento musical, algumas gracinhas não farão sentido. Aqueles que estudaram História da Música, certamente, vão rir horrores. Prepare-se!
Obs1.: Se você não entender algumas piadas, esta é uma chance de você estudar sobre os temas de cada pérola e fazer disto uma forma divertida de aprender.
Obs2.: Se você é professor de música, que tal usar algumas destas gracinhas abaixo com seus alunos com uma atividade do tipo: “O que há de errado ou engraçado nestas afirmações? Por quê?”
Obs3.: Conte-nos lá nos comentários qual resposta você curtiu mais. ;)
PÉROLAS DOS VESTIBULARES DE MÚSICA
1) Bach está morto desde 1750 até os dias de hoje.
2) Agnus Dei é uma famosa compositora que escreveu música para igreja.
3) Handel era meio alemão, meio italiano e meio inglês.
4) Beethoven escreveu música mesmo surdo. Ele ficou surdo porque fez música muito alta. Ele caminhava sozinho pela floresta e não escutava ninguém, nem a Pastoral, uma MOSSA que poderia ser a sua Amada IMORTAU e inspirou ele a criar uma sinfonia muito romântica. Ele faliu em 1827 e mais tarde morreu por causa disto.
5) Uma ópera é uma canção que dura mais de 2 horas.
6) Henry Purcell é um compositor muito conhecido, mas até hoje ninguém ouviu falar dele.
7) O Bolero de Ravel foi composto pelo Ravel.
8) A harpa é um piano pelado.
9) Opus Póstuma é música composta quando o compositor compôs depois de morto.
10) Mozart morreu jovem. Sua maior obra é a trilha do filme “Amadeus”.
11) A importância de “Tristão e Isolda” reside no fato de que é uma música muito triste. Mais triste que a “Tristesse” de SCHOPING.
;) E falando em VESTIBULAR, se você é pretende fazer a prova para entrar na faculdade de música, você tem que ler o comercial a seguir:
O MELHOR LIVRO DE TEORIA MUSICAL
Este artigo continua após este “momento comercial” (risos) sobre o meu livro FAVORITO de Teoria Musical – de todos que já li (amo o tema) este é o melhor. Para quem quer entender tudo de teoria, ser expert em leitura de partitura, conhecendo o nome de todos os símbolos musicais e para que servem, este é o clássico da Teoria da Música, escrito pelo tcheco Bohumil Med – o mais completo compêndio escrito em português. Por isto é o IDEAL PARA VESTIBULANDOS do curso de Música. Li por inteiro pela primeira vez quando era ainda adolescente (enchi o meu de marcações e grifos) e é o livro-base que utilizo para lecionar leitura musical. É muito detalhado e didático. Excelente para iniciantes que querem começar na música com o pé direito e também para músicos profissionais e professores que querem se aperfeiçoar, compreendendo as particularidades da mais bela de todas as artes: a Música!
Resumindo:
É o livro NÚMERO 1 DA TEORIA DA MÚSICA.
Se você pode comprar apenas um livro de teoria, deve ser este.
Conteúdo: Tudo sobre teoria da música, em detalhes, de forma muito didática e com exercícios simples para fixar o assunto.
Para quem é: iniciantes na Música, músicos profissionais, professores e VESTIBULANDOS!
Detalhes sobre o livro: a 5a edição é de 2017, tem 621g e “apenas” 399 páginas de pura magia musical.
Recomendações: Ler com muita atenção, ao som de boa música (recomendo jazz ou erudito) e tomando sua bebidinha favorita.
Teoria da Música. Vademecum da Teoria Musical
Obs.: Se você comprar através dos links acima, eu recebo uma pequena comissão (aê! agora fico rica!).
Você comprando com meu link ou sem meu link, o preço para você é o mesmo. ;) Thanks!
.
Voltando…
12) Virtuoso no piano é um músico com muita moral.
13) Os maiores compositores do Romantismo são: Chopin, Schubert e Tchaikovsky. No Brasil temos Roberto Carlos e Daniel.
14) Música cantada por duas pessoas é um DUELO.
A Pirâmide do Aprendizado – para vestibulandos, concurseiros e professores
Lista de Perguntas para os Stories do Instagram
Leia sobre as 30 perguntas intrigantes que você deve perguntar a si mesmo
Qual é a importância de saber Ler Partitura
15) Eu sei o que é um sexteto, mas não sei dizer.
16) Stravinsky revolucionou o ritmo com “A MASSACRAÇÃO da Primavera”.
17) Carlos Gomes compôs a PRÓTESEFONIA do programa de rádio “A Hora do Brasil”.
18) “Carmen” é uma ópera e “CARMINHA Burana” é sua filha.
19) Muitos pesquisadores concordam que a Música Medieval foi escrita no passado.
20) A ópera mais Romântica é a Paixão de Mateus por Bach.
— Clique na página 2 para continuar a lista de pérolas ;)
Quando terminar de ler, compartilhe com seus amigos no WhatsApp e no Facebook para eles se divertirem também. :D
ÓTIMOS LIVROS SOBRE A HISTÓRIA DA MÚSICA ERUDITA
Se você gosta de história, se você gosta de ler biografias e de perceber como o mundo foi se transformando com o passar dos anos, então você vai curtir muito conhecer a História da Música e saber mais sobre os compositores e músicos que revolucionaram a mais bela das artes na época em que viveram. Bach, Mozart, Beethoven, Liszt, Schumann, Debussy, Schoenberg. Óperas, concertos, sinfonias, prelúdios, sonatas. Surdez, loucura, inveja, tragédias, doenças, reis, corações partidos, mistérios. DELÍCIA! Ouvir uma peça de Chopin após ter lido sobre sua vida e o período em que viveu tem um gosto diferente. Recomendo que você escolha pelo menos um bom livro de História da Música para ler por inteiro e ter em sua biblioteca.
Se você é professor de música, falar sobre este assunto já faz parte do seu planejamento de aula e poder aprender novos detalhes para compartilhar certamente dá aquele plus para suas aulas e os alunos adoram ouvir as curiosidades sobre a vida dos compositores – que era cheia de drama e inspiração para as músicas que escreviam.
Abaixo recomendo 4 OPÇÕES para você. Dependendo do nível que você está na música, há livros mais adequados para você. Os livros mais críticos são interessantes para quem já conhece o básico sobre as características dos períodos históricos e dos compositores e quer ser instigado a refletir sobre aspectos mais profundos da música erudita, além de conhecer curiosidades sobre os compositores que não se aprende em aulas básicas de HMus. Se você é iniciante, é mais apropriado ler primeiro um livro informativo sobre o básico de cada compositor e período histórico, além de escutar o repertório dos referidos artistas. História da Música é bom demais e, vai por mim, depois que você ler sobre o assunto, ouvir Vivaldi, Haydn ou Tchaikovsky terá outro sabor.