Menu
da capo
Don't be afraid of the path; be afraid of not walking
Augusto Cury
Special playlists for you

Quer ser pianista? Nada melhor do que começar bem os seus estudos sobre o instrumento musical mais maravilhoso do mundo. Para isso, você precisa conhecer minhas dicas mais-que-necessárias para você que quer aprender a tocar piano.

Foto: Canva – Arte: PaMque

– por Paula Musique

A iniciação ao piano é a etapa que ditará como será o seu desenvolvimento ao piano. Muitos pais pecam quando pensam: “vou escolher um professor de piano que cobra bem baratinho para iniciar os estudos e quando meu filho estiver tocando bem, investirei num professor mais experiente e qualificado”. Esse erro tem conserto, mas pode custar mais tempo, dinheiro e dor de cabeça do que se você tivesse escolhido um excelente professor desde o princípio.

Para começarmos com o pé direito, há diversos fatores a serem levados em consideração e 3 deles são: o piano, o professor e os métodos de piano para iniciantes.

+ Leia: A importância da leitura de partitura
Divirta-se com as pérolas dos vestibulares de Música

Dicas Necessárias para Você que Quer Aprender a Tocar Piano
.

1. O Piano

Quando um professor competente é contratado, ele saberá orientar os pais e alunos quanto ao instrumento a ser utilizado. Sabemos que piano acústico é um instrumento caro; então, na maioria das vezes, é necessário começar com um piano digital portátil (como estes daqui) ou teclado sensitivo para no futuro ter o tão sonhado piano acústico. Clique aqui para sonhar com alguns dos pianos mais lindos do mundo.

Vale mencionar que um bom piano digital (portátil ou não) tem muitas vantagens relacionadas à questões como afinação, facilidade para gravação de áudio e utilização de aplicativos integrados ao piano.

Saber escolher bem, dentro de suas necessidades e po$$ibilidades, fará toda a diferença na sua motivação e na qualidade de sua iniciação ao piano.

Animou-se com os pianos que viu e está pensando em aprender sozinho, assistindo vídeos aleatórios na internet, para economizar e não ter de “gastar” com professor? Oh no! Espere. Continue lendo, se você realmente quer aprender a tocar piano.

2. O Professor de Piano

Pense em sua época na escola ou na universidade. Quais matérias você mais gostava? Quais professores você mais gostava de assistir? Quais assuntos você mais gostava de estudar em casa?

Nós gostamos de assistir aulas cujos professores têm aquele “algo a mais”. Gostamos de estudar em casa aqueles assuntos que nos cativam – e, muitas vezes, isso depende da forma como o tema foi apresentado pelo professor em sala de aula.

“A iniciação ao piano é a etapa que ditará como será o seu desenvolvimento ao piano” – PaMque

Há pessoas que decidirão suas carreiras baseando-se em algum professor que serviu de inspiração na época do colégio ou faculdade.

Esses exemplos provam como o papel do professor é importante e o quanto ele pode influenciar um aluno a amar, gostar um pouquinho ou, até mesmo, detestar o instrumento. Há professores sem habilidades didáticas, que não sabem conduzir o ensino, e quando o aluno iniciante não progride, ele se culpa e acha que não tem “talento”, ficando traumatizado com aquele instrumento.

Conheça nosso Banco de Rimas
Aprenda a ler partituras com exercícios automatizados
Teste sobre história da música

Foto: Reprodução (The Rock na academia)

– “Ah, Paulinha, mas eu não preciso de professor. Sou autodidata em muitas coisas. Quero aprender a tocar piano sozinho”

– Não, não. Por favor, não faça isso.
– Mas por que não? Qual o problema, Paulinha?
– Bom, sabe quando alguém vai à academia de musculação pela primeira vez na vida e acha que não precisa de professor ou personal trainer, porque já assistiu uns vídeos na internet de exercícios que são bons para você atingir seu objetivo? Então… Treinando sozinho, você pode até ficar musculoso, alcançar o sonhado “tanquinho” ou ter os braços do “The Rock”; no entanto, é com um treinador que você, iniciante, aprenderá a:
1) usar corretamente os aparelhos,
2) fazer as posições certeiras,
3) corrigir sua má postura,
4) sequenciar os exercícios para resultados mais eficazes, e
5) saber o momento certo para aumentar a carga e nível de dificuldade.
Sem o treinador, você alcançará seus objetivos mais vagarosamente, poderá desenvolver vícios de movimentos que lhe prejudicam, aumentará as chances de se machucar e, no fim, desejará ter tido um treinador desde o princípio – pois evitaria dores desnecessárias de cabeça e na lombar (risos).
– Ah, entendi, Paulinha! Faz sentido mesmo. No final das contas, ter um treinador me ajudará a chegar mais rápido e do melhor jeito no meu objetivo.
– Isso mesmo, meu caro! Toca aqui! (hi5)

Um professor competente pode dar as melhores direções para que você não desenvolva vícios em seu toque, não tenha problemas de saúde resultantes da má prática, utilize os livros/métodos mais adequados para o seu perfil e tenha alguém monitorando o seu desenvolvimento.

Resumindo: escolha muito bem o seu professor de piano.

Imagem: Arte PaMque (um bom professor lhe orientará para não ter essa péssima postura de mãos)

[as dicas continuam após nossos comerciais]

O MELHOR LIVRO DE TEORIA MUSICAL

Este artigo continua após este “momento comercial” (risos) sobre o meu livro FAVORITO de Teoria Musical – de todos que já li (amo o tema) este é o melhor. Para quem quer entender tudo de teoria, ser expert em leitura de partitura, conhecendo o nome de todos os símbolos musicais e para que servem, este é o clássico da Teoria da Música, escrito pelo tcheco Bohumil Med – o mais completo compêndio escrito em português. Por isto é o IDEAL PARA VESTIBULANDOS do curso de Música. Li por inteiro pela primeira vez quando era ainda adolescente (enchi o meu de marcações e grifos) e é o livro-base que utilizo para lecionar leitura musical. É muito detalhado e didático. Excelente para iniciantes que querem começar na música com o pé direito e também para músicos profissionais e professores que querem se aperfeiçoar, compreendendo as particularidades da mais bela de todas as artes: a Música!

Resumindo:
É o livro NÚMERO 1 DA TEORIA DA MÚSICA.
Se você pode comprar apenas um livro de teoria, deve ser este.
Conteúdo: Tudo sobre teoria da música, em detalhes, de forma muito didática e com exercícios simples para fixar o assunto.
Para quem é: iniciantes na Música, músicos profissionais, professores e VESTIBULANDOS!
Detalhes sobre o livro: a 5a edição é de 2017, tem 621g e “apenas” 399 páginas de pura magia musical.
Recomendações: Ler com muita atenção, ao som de boa música (recomendo jazz ou erudito) e tomando sua bebidinha favorita.
Exercícios: Para acompanhar o livro de teoria, você pode adquirir o volume que vem cheinho de exercícios COM GABARITO para você fixar o conteúdo que estudou ou para usar como atividades para seus alunos de música.

Kit Teoria da Música. Vademecum da Teoria Musical

3. Os Métodos de Piano para Iniciantes

Um bom professor de piano certamente conhecerá inúmeros métodos/livros de piano para iniciantes. Ele analisará seu perfil e os seus objetivos para escolher o melhor caminho. Há vezes em que o professor usa o mesmo método inicial (o que ele considera como melhor método de iniciação) para todos os alunos e depois troca de método, caso seja necessário.

Eu, particularmente, uso mais de um livro – vou introduzindo novos livros de acordo com o ritmo de aprendizado do pupilo. Além de usar um método que pouco a pouco vai introduzindo novos conceitos e símbolos musicais, também uso músicas avulsas de outros métodos que, por uma questão didática, considero necessário inserir em determinada aula.

Não há método de piano perfeito e eu poderia enumerar algumas melhorias que poderiam ser aplicadas a esses livros de piano para iniciantes; no entanto, mesmo não sendo “perfeitos”, há métodos ótimos! E quando o professor sabe complementar as aulas com o que falta, esses livros passam a ser “perfeitos” para o desenvolvimento dos estudantes ao piano.

Foto: Acervo Próprio (esses são alguns dos métodos que tenho – estou sempre comprando para me atualizar sobre o mercado)

Algumas sugestões excelentes:

 

 

*ao comprar com meu link, você ajuda a manter este site e o preço é exatamente o mesmo para você ;) Gracias!

Conte para mim nos comentários:

Você quer aprender a tocar piano? Quais são suas dúvidas para iniciar? Gostou de nossas dicas?

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

 

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comments
Liked this article? Try this:
Copyright - Paula Musique © All rights reserved.