Menu
da capo
Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários
C. S. Lewis
Playlists com músicas especiais para você

Em meio à gigantesca blogosfera da contemporaneidade, aqui você encontra um lugar diferente, onde pode dedicar uns minutos por dia lendo, aprendendo, compartilhando conhecimentos e expressando sua opinião – tudo ao som de boa música.

Ao frequentar este espaço, possivelmente, você passará a apreciar música de um modo diferente, pois ela ficará mais apelativa a todos os sentidos e mais aprazível com os seus mais variados temperos, fragrâncias e cores.

— A seguir, conheça algumas especificidades deste espaço:

PLAYLISTS

Preparei algumas Listas de Músicas (playlists) para você curtir enquanto passeia pelos posts. Corra lá e escolha alguma de acordo com o seu humor hoje. Não se preocupe, a playlist abrirá noutra aba e você conseguirá ler o conteúdo e curtir música nobre ao mesmo tempo.

MOVIMENTO MÚSICA NOBRE

Este blogue, como canal de comunicação, tem, além de outros objetivos, a intenção de iniciar em dezembro de 2017 este movimento que decidi chamar “Movimento Música Nobre”. Saiba que não é apenas no Brasil que milhões de pessoas reclamam da produção de música popular dos últimos anos. Outros países percebem uma grande mudança no cenário musical – para pior. Por que esta insatisfação? Qual é o tipo de música mais consumida no Brasil e no mundo? Que tipo de artista vende mais? Por que nas décadas passadas se cantava a esperança, um futuro melhor, o amor verdadeiro e eterno, a gentileza de ajudar o próximo? Quais seriam as influências históricas que abalaram a cena musical? Saiba mais sobre as propostas deste Movimento acompanhando o blogue. Ainda há esperança, sim; e somos nós, os insatisfeitos, que podemos transformar o presente, alterando assim o futuro.

“A vida não tem controle remoto. Você tem que levantar e mudar”
“E se ao invés de reclamarmos nos organizarmos para fazer dar certo?”
… e se não tentarmos, nunca saberemos!

EDUCAÇÃO MUSICAL

Num passado não muito distante, aprender esta arte, num contexto formal, costumava ser um privilégio apenas da elite. No entanto, a Era Digital democratizou o acesso ao conhecimento de mais alto nível para todas as pessoas com um computador ou smartphone em mãos. Acredito que nenhuma máquina sequer seja capaz de substituir o bom professor de música ali ao seu lado, mas sou demasiadamente grata à tecnologia por tudo que ela tem nos proporcionado na área da educação, da arte e da cultura.

Aprenda Música aqui no blogue e compartilhe o que você sabe. Há conteúdos de Teoria Musical, Percepção Musical, Apreciação Musical, História da Música, Composição, dentre muitos outros.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela

QUERIDO DIÁRIO

À moda antiga, conto ao nosso amigo diário experiências do cotidiano, relacionadas à música, em sua maioria, mas não limitadas a ela. Todas as histórias são verídicas – nos mínimos detalhes.

CRÍTICA MUSICAL

Considero que uma crítica musical pode ter dois tipos de linguagem: jornalística ou artística. A primeira tende a criticar utilizando-se de um vocabulário não-muito-técnico, de forma que todo leitor, independente do seu nível de conhecimento musical, entenda a mensagem. Já a segunda, é realizada por um músico experiente, com competência para analisar aspectos técnicos e intrínsecos da performance, do artista, do álbum, da música e do contexto. Dentro de cada uma destas duas linguagens, há diversos tipos de críticos de música. Este blogue se propõe a utilizar ambas as linguagens críticas.

CELEBRIDADES

Notícias, biografias, curiosidades e lançamentos de artistas nacionais e internacionais, do presente e do passado.

LISTAS

Listas sobre o mundo da música: as melhores músicas do ano, as melhores músicas de décadas passadas, os piores clipes do mundo, as sinfonias mais interpretadas, os filmes com trilha sonora mais marcante, os instrumentos musicais mais vendidos, os jingles mais criativos, e muito mais.

CALENDÁRIO & INGRESSOS (em breve)

Divulgação de datas e venda de ingressos (em breve) de alguns cursos, shows e concertos que recomendamos nas principais capitais do Brasil.

CURADORIA MUSIQUE (em breve)

Exposição criteriosa de produtos seletos, tais quais: CDs, DVDs, discos de vinil, partituras, instrumentos musicais, livros, equipamentos de som, softwares, aplicativos para celular, jogos, dentre outros.

DIVIRTA-SE

Testes e jogos de música para você relaxar, verificar seus conhecimentos e se divertir.

EXTRAS

Carreiras 

Sabe-se que o mercado está saturado nas mais variadas áreas. Nesta categoria do blogue, os temas abordados são: oportunidades de carreira, ideias de negócios, ferramentas úteis para a profissão e gestão do seu talento; além de entrevistas com profissionais da música, onde você recebe conselhos valiosos.

Espalhando Amor (em breve) 

A Música tem o poder de espalhar amor. Relatos de histórias de como alguém moveu você através da Música ou de como você compartilha amor através desta arte têm de ser noticiadas. Envie sua história com fotos para hello@paulamusique.com – seu relato pode ser publicado.

Minha Indicação Musical 

Minha indicação de algum artista, canção ou videoclipe que eu esteja curtindo muito no momento.

Letra & Clipe  

Análise de letras e videoclipes sob as mais diversas perspectivas.

Espaço do Leitor (em breve)

Espaço onde os leitores compartilham suas experiências com a Música. Pode ser desde uma história relacionada a uma canção ou artista específico até uma resenha sobre um livro que o leitor queira recomendar.

Viagens 

Minhas aventuras, que são sempre regadas a muita arte, ao redor do mundo.

Galeria (em breve) 

Fotografias tiradas por mim e imagens de outrem que me encantam.

• Variados

Publicações que não se encaixam em nenhuma das categorias acima.

CONTATO

Saiba como entrar em contato – e-mails e caixa postal para você se corresponder conosco. Sim, gosto de cartas.

ENQUETES

Na barra lateral, você pode participar de enquetes respondendo a diversas perguntas que servem para direcionar os posts que são elaborados para o blogue.

—> para ler sobre outros aspectos relevantes do blogue, clique na página a seguir. 

  1. Luiz Antonio 20/02/2018

    Estou adorando o seu blog, Paulinha. Li tudo. Você escreve muito, mas escreve bem de mais da conta!!! É difícil, hoje em dia, encontrar um texto tão bem escrito, fácil de entender, limpo, correto e inteligente. Seu texto é top, bem como as várias propostas do seu blog. Parabéns e sucesso nesta sua empreitada.

  2. Admirador anônimo 17/05/2018

    Cara Paula, parabéns pelo blogue: super bem feito e delicado! Dá pra sentir o esmero e dedicação. Assuntos interessantes, variados; sempre com um toque de fofura :) Isso mesmo… não há outra palavra. Você é uma pessoa muito fofa, de longa data. Adoro sua visão sobre as coisas e sobre o mundo. É verdade que transparece um toque de melancolia aqui ou ali, mas isso só torna ler o que você escreve mais interessante.
    Desejo muito sucesso!
    D.

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.