Menu
da capo
Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários
C. S. Lewis
Playlists com músicas especiais para você
02 de abril de 2020
uma leitura de 5 minutos

10 Ideias para Músicos em Tempos de Crise – Parte 1

Tempos de crise acontecem – basta observarmos a história do Brasil e do mundo.
Uma crise pode afetar a vida de muitos ou poucos músicos. Depende do tipo de crise. E quando a crise é uma tragédia global, lamentavelmente, como no caso do coronavírus (Covid-19), a situação fica um pouco mais complexa, por isso separamos uma lista com ideias para músicos em tempos de crise.

– por Paula Musique –

Foto: Pixabay

Mais ideias para músicos em crise
Carta aos maestros e coralistas do Brasil
Conselhos sobre a saúde do pianista
30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias
Faça o teste sobre Instrumentos Musicais

Este artigo apresenta ideias para quaisquer crises que os músicos possam vir a enfrentar, tais como: estar em casa sem poder trabalhar por um tempo para cuidar de um familiar adoentado, você mesmo ficou doente e terá de ficar em casa por um tempo, você perdeu seu emprego, você está em crise existencial e entrou em período sabático para se reencontrar, dentre outros. Adapte estas ideias a sua realidade.

Neste momento, a realidade-mor é a crise do Covid-19.
.

Impacto da crise no mundo da música

Especialistas dizem que o impacto da pandemia no setor da Música alcançará cifras inéditas, chegando a mais de 5 bilhões de dólares de prejuízo no mundo, isto considerando apenas o segmento de música ao vivo.

Este artigo tem como causa principal a crise que o Brasil está passando com a rápida multiplicação de casos de pessoas infectadas com o coronavírus (Covid-19).

É uma crise na saúde, na economia e na política. Entretanto, queremos que este material seja utilizado e adaptado para outras possíveis crises e que possamos ajudar os músicos a sobreviverem e retornarem “com a corda toda” assim que a situação seja normalizada. Quero muito que aconteça um milagre e que, o quanto antes, este vírus se canse de rodar pelo globo e volte pro lugar de onde veio (não para a China, mas para um lugar de inexistência).
.

Como os músicos estão sendo afetados?

Desde o músico instrumentista e o dono da loja de equipamento musical até o produtor de festivais, a maioria está sendo prejudicada. Entretanto, há aqueles músicos com mais jogo de cintura e que rapidamente se adaptaram à nova realidade em questão.

Pense comigo: teatros, estúdios de gravação, escolas de música, produtoras, bares e restaurantes estão fechados. É um cenário que ninguém previa no ano passado. Na real, estávamos sonhando com o ano de 2020, acreditando que seria “o ano”! Então, lamento informar que realmente é “o ano” – o ano de situações não imaginadas, o ano da crise, o ano de muitas perdas e tristezas, o ano de incertezas; mas também é o ano de mudanças, de descobertas, da solidariedade, do autoconhecimento, do home office, de novas oportunidades e aprendizados, da reinvenção de si mesmo, da proximidade da família, da consciência quanto à importância da higiene, e quem sabe, do reestabelecimento da natureza.

Somos gratos pelos aspectos positivos e temos que estar atentos ao lado negativo, pois é muito provável vermos pessoas, que antes conseguiam sobreviver mesmo que aos trancos e barrancos, passando fome ou até precisando de abrigo. Porém, a intenção aqui não é fazer uma previsão do cenário brasileiro geral, mas sim, tratar especificamente dos MÚSICOS e apresentar ideias para ajudar nossos músicos. Quando terminar de ler este artigo, vá direto para este aqui que contém mais ideias para você.

Lembre-se de compartilhar com amigos músicos que também poderão ser beneficiados com estas recomendações.
.

Quais são os elementos impulsionadores da crise dos músicos?

Foram adiados, encerrados ou cancelados:

– Concertos, recitais e shows
– Aulas nas escolas
– Aulas particulares presenciais
– Casamentos e formaturas
Gigs em bares, restaurantes e festas
– Eventos e atividades presenciais em igrejas
– Gravações em estúdio
– Filmagens de videoclipes
… e sem data para retorno!

Foto: Pixabay

Aprenda a ler partitura com exercícios automatizados
Teste: você reconhece estes instrumentos musicais?
Jogo: você reconhece o som destes instrumentos?
Os melhores filmes sobre música
.

O que fazer?

É hora de se reinventar, de se analisar, de achar outros caminhos. Não sabemos o que vai acontecer, porém, se você implementar algumas das dicas a seguir, independente da rapidez ou vagarosidade da recomposição do Brasil, você sairá ganhando do mesmo jeito se implementar estas ideias para músicos.|
.

Ideias para músicos em tempos de crise

1. É hora de escrever letras para canções

Escreva letras de músicas expressando:

– como esta crise está fazendo você se sentir
– de que forma a crise está abalando o mundo
– como seria o mundo ideal para você
– qual a solução para a crise
– como você estará no tempo pós-crise

Sugestão de termos para impulsionar seu processo criativo: realidade, solidariedade, fique em casa, economia, humanidade, humildade, desespero, questionamento, isolamento, distanciamento, confusão, ilusão, população, gratidão, Brasil, Internet, saúde.

Utilize o www.bancoderimas.com para ajudar você com as rimas e siga o Instagram para obter dicas.

.

2. É hora de compor

Crie melodias, harmonias, arranjos para corais e orquestras. Inspire-se para escrever uma super obra para grupo de cordas ou para big band com a temática da crise e faça uma dedicatória para alguém relacionado a esta experiência.

Componha canções cheias de significado e lembre-se de ir além da estrofe e do refrão. Inclua em sua música outras partes possíveis dentro da Estrutura da Canção:

– introdução
– estrofe
– prechorus
– chorus (ou refrão ou coro)
– bridge (ou ponte)
– interlúdio
– coda

Você pode fazer uma parceria com um letrista e pedir que ele faça a letra enquanto você faz a música.
.

3. Faça backup

Você tem músicas suas gravadas ou tem partituras suas salvas ou tem letras de músicas suas apenas em um computador? OMG! Cuidado! E se seu computador dá um pane geral que não tenha conserto? Faça um favor a si mesmo e faça backup de seu material. Além de salvar tudo em um HD externo, também mantenha tudo o que é mais importante na nuvem. Eu quero acreditar que todos já fazem backup de seus itens importantes, mas não custa lembrar os esquecidos, né?

Ideias para músicos em tempos de crise

4. É professor de música? É hora de aprender a dar aulas online

Caso você ainda não tenha esta prática, saiba que esta é uma tendência. Lembro até hoje, quando em 2010, pela primeira vez eu vi um professor de música dando aula pela internet bem na minha frente. Eu estava nos EUA passeando, tomando um cafezinho na Starbucks e lá estava um professor bem engraçado com um fone de ouvido e dando aula de violino. Mas ele não estava tocando o violino, ele apenas assistia o aluno tocando e dava as orientações.

Lembro quando fomos pro estacionamento e vi um carro bem chamativo, todo colorido: era o carro do professor de violino fazendo a maior propaganda das aulas online. Achei o máximo e me perguntei: “quando será que começaremos a ter aulas online de instrumento no Brasil”? Bom, agora já há muitos professores nesta modalidade há um tempo.

Você precisa se organizar e adaptar seu modo de dar aula (não estar ao lado do aluno muda tudo), fazer um plano de aula, aprender as ferramentas da internet e mostrar para seus alunos como aula à distância também podem ser divertidas.

Obs.: aulas presenciais são essenciais, mas é importante você saber como se faz isto para usar esta modalidade de ensino quando necessário.

Algumas ferramentas que podem auxiliar você:

– Join.me: uma ferramenta para compartilhar tela e trabalhar em equipe.
– Skype: é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo.
– WhatsApp: é uma multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.
– Zoom: é um aplicativo fazer conferências por vídeo com uma ou mais pessoas – até 25 pessoas.
– Google Classroom: é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos.
– Google Drive: é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos.
– Slideshare: opção para criar e compartilhar apresentações com slides desde um canal pessoal, permitir sua visualização e um espaço para retro alimentar-se com os comentários.
– Evernote: uma ferramenta de notas excelente. Seus variados usos para o mundo do ensino vão desde a gestão de lições até a coleta de conteúdo multimídia na rede mediante seu capturador web.
.

5. É hora de se aprimorar: faça cursos online

Existe uma imensidão de cursos online para você se aprimorar na música. Pergunte ao Mr. Google sobre o que você quer aprender e ele lhe dará a resposta de muitas opções de cursos.

Pierrot Lunaire: O passarinho maluco de Schoenberg
Teste: você reconhece estes compositores pelo retrato?
.

6. Estude Teoria Musical

O MELHOR LIVRO DE TEORIA MUSICAL

Este artigo continua após este “momento comercial” (risos) sobre o meu livro FAVORITO de Teoria Musical – de todos que já li (amo o tema) este é o melhor. Para quem quer entender tudo de teoria, ser expert em leitura de partitura, conhecendo o nome de todos os símbolos musicais e para que servem, este é o clássico da Teoria da Música, escrito pelo tcheco Bohumil Med – o mais completo compêndio escrito em português. Por isto é o IDEAL PARA VESTIBULANDOS do curso de Música.

Li por inteiro pela primeira vez quando era ainda adolescente (enchi o meu de marcações e grifos) e é o livro-base que utilizo para lecionar leitura musical. É muito detalhado e didático. Excelente para iniciantes que querem começar na música com o pé direito e também para músicos profissionais e professores que querem se aperfeiçoar, compreendendo as particularidades da mais bela de todas as artes: a Música!

Resumindo:
É o livro NÚMERO 1 DA TEORIA DA MÚSICA.
Se você pode comprar apenas um livro de teoria, deve ser este.
Conteúdo: Tudo sobre teoria da música, em detalhes, de forma muito didática e com exercícios simples para fixar o assunto.
Para quem é: iniciantes na Música, músicos profissionais, professores e VESTIBULANDOS!
Detalhes sobre o livro: a 5a edição é de 2017, tem 621g e “apenas” 399 páginas de pura magia musical.
Recomendações: Ler com muita atenção, ao som de boa música (recomendo jazz ou erudito) e tomando sua bebidinha favorita.
Exercícios: Para acompanhar o livro de teoria, você pode adquirir o volume que vem cheinho de exercícios COM GABARITO para você fixar o conteúdo que estudou ou para usar como atividades para seus alunos de música.

Teoria da Música. Vademecum da Teoria Musical

Teoria da Música. Livro de Exercícios

*Se você comprar pelo meu link, o preço será exatamente o mesmo e eu ganho uma comissãozinha. Ebaaa!

Ideias para músicos em tempos de crise

7. É hora de renovar o repertório!

Você toca em casamentos? Toca em bares e restaurantes? É ministro de louvor em sua igreja?
Então esta é sua oportunidade de visitar o YouTube, Spotify ou Deezer, por exemplo, e aprender novas canções para voltar para suas atividades com a bola toda.
.

8. Faça shows remotos

Você pode fazer shows ao vivo para seus amigos da sua conta do Instagram ou Facebook. Além disso, você pode se apresentar no seu canal do YouTube ou em grupos do Facebook. Seu show pode ser muito bem produzido, com cenário e iluminação, por exemplo; ou pode ser mais informal, apenas você e seu instrumento no jardim de sua casa, no seu quarto ou na sala.

banner cinema

9. Planeje concertos e shows com seus amigos

Faça planos e contate um produtor ou então organize-se com os amigos para os shows que pretendem apresentar quando chegar o fim desta “temporada caseira”.

+ Leia: A importância da leitura de partitura
Divirta-se com as pérolas dos vestibulares de Música

10. Visite o www.paulamusique.com

Neste site você encontrará uma variedade de materiais que podem lhe assistir na sua vida como músico, como professor, como compositor e como instrumentista. Vasculhe todos os cantos.

Faça testes divertidos

Print: Paula Musique

.

Divirta-se com os joguinhos
– Responda as enquetes (na barra lateral do computador ou na parte inferior do smartphone)

Print: Paula Musique

.

– Aprenda a ler notas musicais

Print: Paula Musique

.

Reflita sobre a vida
– Escute as músicas sugeridas
– Curta nossa página no facebook
– Siga-nos no Instagram e no Pinterest

Print: Paula Musique

.

Esta lista de ideias foi dividida em dois posts para que este aqui não ficasse demasiadamente extenso. Então, aproveite as dicas deste outro post também.

Como músico, o que você faz em tempos de crise? Você tem alguma sugestão para acrescentar a nossa lista de ideias para músicos?

Quarentena Coronavírus: O que fazer em casa?
Melhores GIFs dos Tempos de Coronavírus
Fatos Surpreendentes sobre Elvis Presley
Oito dos Videoclipes mais Caros do Mundo
O Mercado e a Cultura da Música no Brasil

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

 

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Você também pode gostar de ler:
  1. Juliano Maziero 06/04/2020

    Material muito bom, ótimas dicas.
    Por coincidência tínhamos feito uma delas, compor uma música sobre os acontecimentos atuais. Segue o link caso
    queiram conhecer. Abraço a todos!

    https://www.youtube.com/watch?v=N7JtiX7Gmx0&

    • Paula Musique respondeu Juliano Maziero 08/04/2020

      Obrigada, Juliano!
      Gostei muito de sua música. Tem uma das vibes que eu curto muito.
      Desejo sucesso.
      Abraços

  2. Maria 07/04/2020

    Amo este blog!

    • Paula Musique respondeu Maria 08/04/2020

      Muito obrigada.
      Ficamos felizes quando nosso trabalho é apreciado e útil, né?
      x

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.