Menu
da capo
Passo a passo. Não consigo pensar noutro modo de se realizar algo
M. Jordan
Playlists com músicas especiais para você

Como escrever canções em tempos de crise? Vale a pena compor em meio à dificuldade? Este post tem como enfoque a LETRA DA MÚSICA e não a parte musical em si.

Mesmo em tempos de crise precisamos manter o otimismo com pitadas de realismo. E em vez de ficar afundado na crise fazendo nada, é melhor usar a fossa, o desalento, o sofrimento, a angústia e tirar algum proveito.

Pode-se tirar proveito escrevendo canções, poemas e textos.

Lembre-se: a dor por um amor perdido ou não-correspondido passa; crise financeira passa; crise sanitária passa; TUDO PASSA (até a uva passa – sei que é brega, mas não pude deixar de incluir essa piada de tiozão). ;)

Não é hora de ficar parado, estagnado; é hora de se reinventar e fazer uma limonada com tantos limões.

Obs.: Se você tem dúvidas sobre a diferença entre o compositor e o letrista, leia este artigo.

Pandemia: As músicas da quarentena
Um mês de quarentena
Tempo único: dois meses de quarentena

::

Como escrever canções em tempos de crise

Inspiração artística

Sabemos que o ano de 2020 foi um marco na história do mundo. E você, como músico ou escritor, poderia ter se aproveitado e registrado esse momento de crise através de sua arte.

A inspiração artística, do termo latino inspirare, “soprar para dentro”, é algo que surge dentro do ser humano e que o motiva a compor, escrever, pintar, escrever, tocar, cantar, desenhar.

Momentos de crise tendem a impulsionar nossa inspiração artística e deles culminam letras marcantes, intensas, cheias de significado.

Ideias para músicos em tempos de crise
Melhores GIFs da quarentena
Quarentena: o que fazer em casa?

::

banner cinema

Lista com palavras-chave

Vamos usar como exemplo a maior crise desta geração, a crise de 2020, e pegar lápis & papel (celular ou computador) para registrar esse momento.

Faça um brainstorming e crie uma lista de palavras-chave para inspirar você. Para que a partir delas você comece a estruturar sua canção.

Sugestão de palavras para impulsionar o processo criativo neste exemplo:

  • realidade, solidariedade, casa, economia, humanidade, humildade, desespero, questionamento, isolamento, distanciamento, confusão, ilusão, população, gratidão, Brasil, Internet, on-line, saúde, perdas, lágrimas, esperança, mudanças, melhorar, amar, chorar, abraçar.

270 dias de quarentena: filmes e séries
Ideias para músicos em tempos de crise

Foto: Pixabay

::

Responda a estas perguntas

Veja que eu escolhi perguntas que você pode adaptar para qualquer tipo de crise em sua vida.

Responda a estas perguntas já utilizando as palavras que você listou acima.

– como esta crise está fazendo você se sentir?

– de que forma a crise está abalando o mundo?

– qual a solução para a crise?

– como seria o mundo ideal para você?

– como você estará no tempo pós-crise?

A partir disso, comece a construir frases soltas.

Mais ideias para músicos em tempos de crise
Relógio filosofal
Srta. Quarentena está de Aniversário Hoje

Foto: Pixabay

::

Estruture sua canção

Agora que você tem uma boa lista de inspirações, decida qual será o assunto central da canção. Você viu que há muitas possibilidades em sua lista, agora defina e vá juntando as peças do quebra-cabeça musical. Pense na estrutura da canção. Haverá quantas estrofes? Haverá uma ponte?

Desenvolva sua canção pensando no conteúdo de cada parte da estrutura, lembrando-se que o refrão deve conter a ideia central da sua música.

::

Utilize o www.bancoderimas.com

O Banco de Rimas pode ajudar você em seu processo criativo, pois é é uma ferramenta pioneira e inovadora no Brasil, uma vez que dispõe de milhares de palavras rimadas com a possibilidade de busca por rimas com filtros diversos: incomum, número de sílabas, número de letras, acentuação gráfica, sinônimos, antônimos, embutida, assonância, paronomásia, onomatopeia, preciosa e outros.

::

Cada compositor tem sua preferência na hora de compor. Dependendo do estilo musical que estou escrevendo ou do assunto da canção, o desenrolar do meu processo é diferente. Às vezes prefiro começar escrevendo a letra, às vezes começo pela melodia, noutras vezes o primeiro impulso vem de um certa progressão harmônica que quero incluir na música.

Porém, gosto mais de começar pela letra, pois é a mensagem que vai definir a condução das vozes na melodia e os acordes que revelam melhor a sensação que pretendo passar.

GOSTOU? Conte para mim: você compõe sobre momentos de crise? Você tem um passo a passo que você segue para otimizar seu tempo de composição ou você prefere compor aleatoriamente?

ÓTIMOS LIVROS SOBRE A HISTÓRIA DA MÚSICA ERUDITA

Se você gosta de história, se você gosta de ler biografias e de perceber como o mundo foi se transformando com o passar dos anos, então você vai curtir muito conhecer a História da Música e saber mais sobre os compositores e músicos que revolucionaram a mais bela das artes na época em que viveram. Bach, Mozart, Beethoven, Liszt, Schumann, Debussy, Schoenberg. Óperas, concertos, sinfonias, prelúdios, sonatas. Surdez, loucura, inveja, tragédias, doenças, reis, corações partidos, mistérios. DELÍCIA! Ouvir uma peça de Chopin após ter lido sobre sua vida e o período em que viveu tem um gosto diferente. Recomendo que você escolha pelo menos um bom livro de História da Música para ler por inteiro e ter em sua biblioteca.

Se você é professor de música, falar sobre este assunto já faz parte do seu planejamento de aula e poder aprender novos detalhes para compartilhar certamente dá aquele plus para suas aulas e os alunos adoram ouvir as curiosidades sobre a vida dos compositores – que era cheia de drama e inspiração para as músicas que escreviam.

Abaixo recomendo 4 OPÇÕES para você. Dependendo do nível que você está na música, há livros mais adequados para você. Os livros mais críticos são interessantes para quem já conhece o básico sobre as características dos períodos históricos e dos compositores e quer ser instigado a refletir sobre aspectos mais profundos da música erudita, além de conhecer curiosidades sobre os compositores que não se aprende em aulas básicas de HMus. Se você é iniciante, é mais apropriado ler primeiro um livro informativo sobre o básico de cada compositor e período histórico, além de escutar o repertório dos referidos artistas. História da Música é bom demais e, vai por mim, depois que você ler sobre o assunto, ouvir Vivaldi, Haydn ou Tchaikovsky terá outro sabor.

Sugiro alguns livros de História da Música para você
(clique nas imagens para conhecer mais sobre cada um e adquirir):

Uma Breve História da Música
História da Música Ocidental
O Triunfo da Música: a ascensão dos compositores, dos músicos e de sua arte
O Livro de Ouro da História da Música

         

*recebo uma simbólica comissão se você comprar com meu link

Se você gostou, deixe seu like para nos motivar a escrever mais.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.