Menu
da capo
Terra adorada, entre outras mil és tu, Brasil, Ó Pátria amada!
Joaquim Estrada
Playlists com músicas especiais para você
30 de novembro de 2018
uma leitura de 3 minutos

A Diferença entre o Letrista e o Compositor

Foto: Karyme França

– por Paula Musique –

A MÚSICA INSTRUMENTAL & A MÚSICA CANTADA

Música instrumental tem o poder de mexer com suas emoções. Mesmo não tendo uma letra sendo cantada, isto não impede que uma mensagem seja transmitida e que você mesmo crie a letra em seu coração. Entretanto, há canções com letras inspiradas que nos dão vontade de clicar no botão “repetir” mais uma vez e uma vez mais.

Fiz aqui uma lista de VERSOS E ESTROFES que gosto muito e será disponibilizada amanhã para completar o tema deste post. Algumas têm um apelo mais poético; outras vão direto ao ponto. Todas são canções estrangeiras em inglês. Aproveite para praticar seu inglês. Já fiz uma pré-seleção de músicas em português (do Brasil e de Portugal) que serão tema de um próximo post também.

“Há canções com letras inspiradas que nos dão vontade de clicar no botão ‘repetir’ mais uma vez e uma vez mais” – Paula Musique

O LETRISTA & O COMPOSITOR

Nem sempre as estrelas do mundo da música compõem suas próprias letras e melodias. Ao lado de muitas celebridades, há uma figura importantíssima para o sucesso de uma canção: o LETRISTA. A pessoa que escreveu a letra muitas vezes é também o COMPOSITOR da música, tendo criado, além da letra, a melodia, harmonia e arranjos necessários. Ou seja, o compositor pode atuar como letrista. Entretanto, um profissional pode ser contratado para escrever apenas a letra da música – ele é contratado como letrista, enquanto que o compositor fica responsável pelos demais aspectos musicais. Um bom compositor sempre é músico, mas o letrista não precisa ser músico.

Existe uma confusão quanto ao termo compositor. Ser compositor vai além de criar uma melodia. A pessoa que escreve apenas a melodia é um MELODISTA e não um compositor.

[Após os “comerciais” abaixo, o texto continua. Ainda não acabou] ;)

Lembre-se de deixar seu like, se você gostar de nosso conteúdo. Comentários são muito gratificantes também. Sua interação nos motiva a escrever mais. Volte aqui de vez em quando. É só ir ali embaixo, curtir e/ou comentar e depois clicar na flor com “da capo” para voltar para cá e continuar lendo. Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos. É uma forma de agradecer pelo conteúdo oferecido gratuitamente. Este blogue não é monetizado, pelo menos por enquanto ;)

Assista os melhores duetos do Brasil e do mundo
Confira a nossa Playlist Otimista com as Melhores Músicas Motivacionais
Quer aprender a ler partitura enquanto se diverte? Clique aqui, é mais fácil do que você pensa.

Às vezes, o cantor de uma música atua apenas como cantor mesmo, sem ter se envolvido no processo de criação musical; mas há artistas que se envolvem na criação, compondo juntamente com outros profissionais (o chamado collaborative songwriting) e há aqueles que cantam, escrevem suas próprias letras e a música também.

Espero que você não tenha ficado confuso e que você esteja entendendo a diferença entre o letrista e o compositor.

“Música instrumental tem o poder de mexer com suas emoções. Mesmo não tendo uma letra sendo cantada, isto não impede que uma mensagem seja transmitida e que você mesmo crie a letra em seu coração” – Paula Musique

COLOCANDO MAIS LENHA NA FOGUEIRA

Em inglês há palavras distintas para aquele que compõe canções (uma letra cantada tendo um acompanhamento instrumental), que é o songwriter, e aquele que compõe/escreve as partituras de peças musicais (sinfonia para orquestra, trilha sonora para filme, etc), que é o composer. Alguns defendem que há distinção também entre o compositor e o arranjador, sendo o compositor aquele que escreve obras inéditas e o arranjador aquele que arranja músicas já existentes. Viu com há termos e mais termos na criação musical? Passeamos por todos estes conceitos para explicar melhor a diferença entre letrista e compositor. Só aqui já vimos cantor, compositor (com separação entre songwriter e composer), letrista, melodista e arranjador.

Esta confusão é mundial! Alguns preferem utilizar os termos de forma mais conservadora e outros escolhem não fazer tanta distinção. Então para descomplicar, quando alguém disser para você que é compositor, basta você dizer: “Que interessante! E você escreve que tipo de música? Você compõe para orquestra? Escreve canções? Faz arranjos? Está mais para música popular ou erudita”? Com as respostas você entenderá melhor o que seu colega quis dizer e ponto. ;)

Você gosta de testes divertidos de música? Faça este teste sobre instrumentos musicais
Ou este teste sobre História da Música

Beethoven

PARA ENTENDER MELHOR

– Beethoven é conhecido por ser um dos maiores compositores de todos os tempos;
– Ryan Tedder é um dos maiores songwriters da atualidade;
– Oscar Hammerstein II foi um letrista famoso por musicais da Broadway, tendo escrito “A Noviça Rebelde”;
– Pixinguinha fez sucesso como arranjador, tendo como uma de suas características o movimento de quinta justa –> para quinta aumentada –> para sexta maior –> regressando a quinta aumentada.

Espero ter esclarecido e, simultaneamente, gerado mais questionamentos (risos).

Obs.: Responda as perguntas no final do post || Se você escreve suas próprias canções, inspire-se com os belos e criativos versos do post que será publicado amanhã. ;) Não vale sumir do mapa. Quero vê-lo aqui mais vezes, hein!

Você sabia qual era a diferença entre letrista e compositor?

Escreva nos comentários, pois agora eu quero saber… Você é:
a. (  ) letrista

b. (  ) compositor
c. (  ) arranjador
d. (  ) instrumentista

e. (  ) cantor
f. (  ) opções “b” e “d”
g. (  ) opções “a” e “e”
h. (  ) opções “b”, “c” e “d”
i. (  ) nenhuma das opções acima
j. (  ) tô confuso com tanta opção
k. (  ) todas as opções acima (com exceção do “i”, claro!)

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Você também pode gostar de ler:
  1. Giba 14/12/2018

    Excelente texto, quem tem o dom descreve muito bem seus pensamentos!

    • Paula Musique respondeu Giba 01/01/2019

      Muito obrigada, Giba! Estes comentários me motivam a continuar produzindo material para o blogue!

  2. oswarte giacomini 31/05/2019

    Foi ótimo. Gostei bastante. Na verdade terminei 3 letras de música nestes últimos dias. São as primeiras. Por isso estou colhendo informações para registrar as mesmas e depois disso como sigo o caminho.

    • Paula Musique respondeu oswarte giacomini 06/06/2019

      Que legal, Oswarte. Quanto mais você estudar e praticar, maior será o seu diferencial no concorrido mercado de letristas.
      Visite o nosso Banco de Rimas – nossa ferramenta disponível no http://www.bancoderimas.com que poderá lhe ajudar no seu processo de criação.
      Volte sempre.

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.