Comentários sobre: Orgulho ou Vergonha: Música, Educação e Indústria no Brasil https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/ Um som diferente para sua vida Wed, 10 Jun 2020 19:06:07 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.7.14 Por: Paula Musique https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6537 Wed, 10 Jun 2020 19:06:07 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6537 Em resposta a Gislaine.

Oi, Gislaine!
Seu comentário faz muito sentido para mim.
É isto mesmo, a forma como enxergamos nossa cultura musical está diretamente relacionada a valores e crenças – sejam os nossos (individualmente) ou o do Brasil, em geral.
Abraços ;)

]]>
Por: Paula Musique https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6536 Wed, 10 Jun 2020 19:02:25 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6536 Em resposta a Vitória Bruscato.

Ainda não consegui assistir o episódio “Rachel, Jack and Ashley Too” da série Black Mirror, mas está na minha listinha para assistir. Vi o trailer e achei bem intrigante. Valeu pela dica! ;)

]]>
Por: Paula Musique https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6535 Wed, 10 Jun 2020 18:56:36 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6535 Em resposta a Luly Lage.

A fala de Deborah Blando é uma fala que representa a indignação de muitos músicos que se sentiram representados por ela quando ela deu esta entrevista. Assim como Blando, muitos outros músicos não escrevem música “pornográfica ou de corno” – que, infelizmente, é o tipo de música que recebe a maior visibilidade promovida pela indústria. Temos MUITOS músicos brasileiros que são verdadeiros artistas – vindos tanto da favela como da elite.

Oferecer aulas de música em todas as escolas é uma forma de aumentar as opções de escolha dos alunos – e isto, consequentemente, pode, sim, fazer com que as preferências musicais mudem. E acho isto muito positivo: mudanças.

]]>
Por: Paula Musique https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6534 Wed, 10 Jun 2020 18:48:12 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6534 Em resposta a camyli alessandra da silva.

Oi, Camyli!
“Hoje temos opções além do que somente a indústria musical diz e acredito que ela não tem mais esse poder” – você disse. Exatamente. Graças à Internet, principalmente, temos uma vasto mundo musical a nossa disposição. Ouvintes e músicos podem usufruir das oportunidades geradas pela Internet encontrar seu lugar ao sol em meio à concorrência.

]]>
Por: Paula Musique https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6487 Fri, 22 May 2020 01:24:10 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6487 Em resposta a Ruby | Epílogo em Branco.

A educação realmente tem papel fundamental nesta questão.
Penso que para formarmos nossa preferência, primeiro temos de ter acesso ao que é erudito, popular e impopular.
Depois temos que refletir se iremos levar a Ética em consideração, ou não.
O debate é longo. :)
Obrigada por sua opinião.

]]>
Por: camyli alessandra da silva https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6456 Sat, 09 May 2020 01:43:08 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6456 Oi, Paula. (Prepare-se para o textão!)
Os diferentes tipos de artes transformaram-se durante o tempo… Não acredito em alguma morte ou algum assassino da cultura. Hoje temos opções além do que somente a industria musical diz e acredito que ela não tem mais esse poder… Como já diria Raul Seixas ” Se o rádio não toca a música que você quer ouvir;não procure dançar ao som daquela antiga valsa, (…) é muito simples, é muito simples. é só mudar a estação, é só girar o botão…”.
A indústria deve ser ética e promover a música de forma responsável? Isso fica parecendo censura… O lucro é o foco principal tanto para a industria musical quanto para o musico é um tanto quanto hipócrita afirmar que faz isso somente pelo amor a arte… Eu tenho orgulho da Musica Popular Brasileira nas suas diferentes transformações… A Bossa Nova pode ser considerada aos sertanejos funk´s de atualmente tem um uma musica muito conhecida escrita pelo Ronaldo Boscoli ” Dia de luz, festa de sol/E o barquinho a deslizar/No macio azul do mar ” em uma época de Regime Militar… Uma musica que não tem nada do protesto da época.
O cenário da música no Brasil é um retrato da geração atual com resquícios do passado… Infelizmente.

]]>
Por: Ruby | Epílogo em Branco https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6455 Fri, 08 May 2020 03:07:19 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6455 “Há motivos para se orgulhar ou se envergonhar da música brasileira?” Eu acredito que os dois e que isso é uma questão de gosto pessoal. O que eu acho que é motivo de vergonha, é o orgulho de outra pessoa.
É claro que a industria deve ser ética, mas é improvável que eles vão ser éticos na maior parte do tempo. Eles querem lucro e vão vender o que a maioria quer comprar, independe do que for.
Acho que o melhor jeito de mudar o cenário atual da música brasileira é através da educação, das crianças, principalmente. Educar a todos sobre os diferentes gêneros musicais, sobre a história da música no Brasil, falar sobre os novos artistas, deixar claro que a música não se resume apenas ao que é popular, etc…
Enfim, gostei demais desse artigo! Ficou muito bem escrito e interessante, parabéns.

]]>
Por: Luly Lage https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6454 Thu, 07 May 2020 22:22:24 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6454 Não acho que a arte da música morreu, tenho orgulho da produção musical nacional e achei a fala da Deborah Blando de pretensão e preconceito absurdos. Parece bem aquele tipo de fala vindo de quem acha que cultura é só o que a pessoa gosta e entende, sendo que na verdade é uma coisa viva, ampla e maravilhosa que reflete TODA a sociedade, não só a parte privilegiada dela. Claro que ou super a favor do ensino de música nas escolas, assim como sou a favor de levar ensino de todas as artes também (e se não fosse seria um tiro no pé, uma vez que sou educadora de artes), mas sinceramente não acho nada positivo em pensar nisso como um meio de mudar o gosto musical dos jovens. Infelizmente não tem ESPAÇO pra todo mundo em nenhuma área, mas público alvo tem, sim. Os que são do funk escutam o funk, os que são da bossa nova escutam a bossa nova porque a existência do funk não anula a importância dela, por exemplo. É tudo manifestação pessoal, é tudo reflexo de como as pessoas vivem e devem ser, TODAS, aclamadas.

Eu escuto todos os estilos musicais que existem? Não mesmo. Sou bem do rock e seletiva demais pra sair da minha bolha. Mas jamais deixarei de ser 100% a favor de todos os outros. Letras mal escritas existem em qualquer movimento em qualquer momento, artistas super valorizados idem e sexualização então? Tá lá desde antes da música. Apologia a violência sexual, por exemplo acho absurdo e criminoso, mas fora esse tipo de extremo e de um modo geral fico feliz que quem há alguns anos atrás não tinha tanta voz de se manifestar culturalmente agora tem, ainda que não seja uma cultura que eu consumo!

]]>
Por: Vitória Bruscato https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6452 Thu, 07 May 2020 13:18:58 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6452 Eu fico MUITO brava com quem diz que não se tem cultura nas músicas do Brasil, afinal, é tudo questão de perspectiva. Acho que, como a maioria dos assuntos, o tema todo vai parar na questão da educação. Queria eu ter aprendido sobre música na escola. Nós não aprendemos sobre, nem na escola e nem em casa. Somos acostumados desde pequenos a ouvir o que nossos pais escutam, ou pegamos aversão à aquele estilo e passamos a ouvir o que é considerado o “oposto”.

Sobre a indústria, eu realmente não sei dizer com certeza quem dita o quê, mas acredito que em maior parte seja a indústria sim. Muita gente só conhece poucos estilos de música porque é o que escutam nos rádios, por exemplo. Não é todo mundo que tem acesso à internet e pode ver os lançamentos e descobrir novos artistas pelo youtube ou spotify. Muita gente só escuta o que toca na rádio – quando escuta – porque é o que eles tem ao seu alcance. Logo, eles escutam o que a mídia coloca para eles ouvirem. E outra…quantos artistas a gente não vê sendo “vendidos” por aí? Que mudam de estilo porque “vende mais” ou que passam a vida toda produzindo algo que nem eles mesmo gostam, só por questões contratuais?
Aproveitando esse gancho, vou te indicar um episódio da série Black Mirror que assisti ontem, fala bem sobre essa relação artista x indústria, se chama “Rachel, Jack and Ashley Too” (temporada 5 episódio 3).

Agora, falando sobre quem tem acesso ao universo da música, dos lançamentos e das variedades e ainda tem a CORAGEM de dizer que não existe cultura na música brasileira: meu mais sinceros *********. Essas pessoas sim insistem em viver dentro de uma bolha onde só sabem odiar os estilos que fazem sucesso hoje em dia e não tentam procurar artistas atuais com ótimos sons e letras como Emicida, Reverbe, Tiago Iorc, Scalene e por aí vai…

]]>
Por: Leticia https://paulamusique.com/orgulho-ou-vergonha-musica-educacao-e-industria-no-brasil/#comment-6451 Thu, 07 May 2020 02:18:40 +0000 https://paulamusique.com/?p=8503#comment-6451 Nosso país tem músicas tão boas, eu gosto da maioria. Acredito que os artistas são pouco valorizados, tem tantos legais que ninguém sabe da existência, talvez se fosse mais investido pelo governo em cultura o pessoal acostumaria a consumir mais!

]]>