Um dos principais problemas deste tempo é o raciocínio fraco.
Não vivi vidas passadas (nem acredito nisso!). Não sei precisar como raciocinavam os brasileiros de muitas gerações anteriores, nem de outros povos ao redor do mundo.
As pessoas estão emburrecendo?
No entanto, minha percepção, com base na literatura de séculos e milênios atrás, comparada com os artigos “científicos” escritos nos últimos anos, nos temas das monografias dos universitários desta geração, e no que vejo e escuto sendo falado por pessoas ao meu redor, na TV, ou nas redes sociais, faz-me pensar que as pessoas estão EMBURRECENDO.
Adianta falar do problema que são as universidades hoje em dia? Ainda frequento a academia e teria muito a discutir sobre o assunto.
Bom… Quando eu tinha 17 aninhos e comecei a cursar minha primeira graduação, eu era APAIXONADA pelo que a universidade representava para mim: um ambiente de crescimento, de LIVRE questionamento, de debate, de discussão, de LIBERDADE de pensamento, de incontáveis visitas e horas investidas na biblioteca. Entretanto:
Já havia uma tentativa de formar alunos padronizados, com raciocínio fraco; mas era muito, muito mais discreta.
A universidade e o raciocínio fraco: é intencional?
Da época de minha primeira graduação para cá – estou finalizando a terceira graduação -, muita coisa mudou! E como! Parece que, intencionalmente, a maioria dos professores não querem que questionemos, que cresçamos e que pensemos diferente.
É como se a universidade tivesse se tornado uma fábrica que, numa produção em série, cria peças de ferramentas, umas iguais às outras. E ai daquela ferramenta que tenta ter um formato diferente.
É como se cada aluno fosse visto como uma ferramenta a ser utilizada na produção de outras ferramentas iguais. Uma chatice!
[não deixe de ler minhas recomendações ao fim desta matéria]
Quem são os revolucionários?
Dizem que querem ser diferentes, que são revolucionários, que são “seres pensantes”. Que nada! É control C, control V. Um é cópia do outro. Revolucionários não são.
Revolucionários são os corajosos que se opõem ao emburrecimento geral. Parabéns a você, se você está desperto, não é facilmente manipulado e não se importa de ser um triângulo, quando quase todos lá dentro são um quadrado.
Quadrados que não pensam. Que não sabem pensar. Que são induzidos a pensarem que possuem pensamento crítico. Puro engano!
[deixe sua opinião abaixo]
Não querem que você pense muito. Não querem que você saiba pensar de verdade – estruturar e organizar seus pensamentos.
O raciocínio lógico é uma capacidade de organização e estruturação do pensamento.
A raiz é aprender a pensar
De nada adianta falar que o ensino básico deveria ser fortalecido – e acho que parte da solução de nosso problema com Educação seria aumentar o investimento em educação básica, mesmo que para isso fosse necessário reduzir o investimento no ensino superior.
Porém, o que tem de ser feito é haver um estímulo de TODOS para todos: pelo desenvolvimento do raciocínio através da leitura de livros essenciais, pelo estudo consciente, pela prática de jogos educativos, pelo aprendizado de técnicas de debate. Adeus, raciocínio fraco!
A raiz é APRENDER A PENSAR, a raciocinar, a ENTENDER! Senão, de nada adianta ir à escola ou à faculdade, se não tiver se desenvolvido CEREBRALMENTE para entender o que é ensinado, se não tiver as habilidades necessárias para analisar o conteúdo e poder concordar e discordar, e, discordando, saber como defender seu ponto!
[não deixe de ler minhas recomendações ao fim desta matéria]
Parece-me que muitas pessoas têm o pensamento bagunçado. Como se não conseguissem seguir uma linha de raciocínio para expressar o que pensam. Como se não conseguissem encaixar as peças. Como se seus argumentos não fizessem sentido. Como se tivessem conhecimento ZERO de Lógica.
É difícil… E é uma pena! Vejo que a maioria das crianças não são incentivadas a se desenvolverem. Mas como receberão os estímulos necessários de seus pais e professores se nem mesmo eles sabem como fazer isso?, se nem mesmo eles possuem o raciocínio coerentemente desenvolvido?
A Pirâmide do Aprendizado: como estudar melhor? (para vestibulandos, concurseiros e professores)
Aprenda como escrever um PLANO DE ENSINO impecável baixando o roteiro aqui
Pérolas dos Vestibulares de Música
Vamos melhorar?
Percebo o déficit em nossa educação quando leio a seção de comentários das redes sociais e observo que alguns comentários não fazem o menor sentido, demonstrando que aquele leitor nem sequer entendeu o que determinado post realmente quer dizer. Não vou nem comentar o problema das pessoas que não conseguem sequer entender piadas ou notar a ironia nelas contida.
[deixe sua opinião abaixo]
É uma pena! Todos nós podemos melhorar. Eu ainda posso e tenho que melhorar em minha forma de me expressar e debater. No entanto, há aqueles que ainda precisam aprender, e me pergunto: haverá solução para eles? A quem podem recorrer? Esperar que o governo tome a iniciativa de transformar nosso sistema de ensino em algo que verdadeiramente funcione e gere progresso? Progressismo, não. Estou falando de PROGRESSO, de DESENVOLVIMENTO real.
E você? Como se autoavalia? Você é bom de interpretação de texto? Entende o que lhe explicam? Sabe bem expressar sua opinião? Sabe debater quando discordam de você? Consegue raciocinar, seguindo uma coerente linha de pensamento que, mesmo quando discordam de você, sua ideia é compreendida?
Não seja apenas mais um
Não seja apenas mais um quadrado na universidade. Não seja apenas mais uma peça da fábrica de produtos em série.
Questione. Pesquise. Busque as fontes das ideias daqueles que têm opiniões divergentes das suas.
Leia e tire suas conclusões livres de preconceitos. Não “vá na onda”, não se “jogue da ponte” com os demais, não seja “maria-vai-com-as-outras”.
Fortaleça o seu raciocínio
Minhas recomendações são:
-
Aprenda a questionar
-
Aprenda a desenvolver hipóteses
-
Use aplicativos e jogos de raciocínio lógico
-
Divirta-se montando quebra-cabeças
-
Tente decifrar o enigma antes do final da história; seja em livros, séries e filmes de suspense, de crime policial, etc
-
Aprenda a reconhecer padrões
-
Calcule de cabeça, evitando a calculadora em contas simples
-
Memorize números (números telefônicos é uma ideia)
-
Tente desvendar os possíveis objetivos por trás das ações dos outros
-
Saiba identificar quando uma afirmação é ilógica
O que eles querem?
É bom que você fique no grupo das pessoas que estão EMBURRECENDO? Para certos grupos, isso é ótimo. Para esses grupos, é ESSENCIAL que você não se desenvolva. É PRIMORDIAL que você não questione. É IMPRESCINDÍVEL que você acredite em tudo. É FUNDAMENTAL que você não entenda o que “eles” querem.
Lembre-se: você precisa saber ler nas entrelinhas, você não pode confiar em todos, há pessoas más com objetivos egoístas. Fique ligado! Não tenha um raciocínio fraco.
TODOS possuem a capacidade de aprender e de se desenvolverem. Cada um tem uma limitação diferente, mas TODOS podem melhorar e crescer. :)
30 Questões Intrigantes para se Perguntar
Os melhores filmes sobre música
Se você gostou, deixe seu comentário para me motivar a escrever mais e me siga no Instagram.
MAIS DE 15 MILHÕES DE EXEMPLARES VENDIDOS – VOCÊ PRECISA LER ESTE LIVRO!
Este artigo continua após este “momento comercial” (risos) sobre o meu livro FAVORITO sobre ansiedade, preocupação e curtir a vida. Daqui a pouco você pode continuar lendo estas perguntas intrigantes. Mas se você ficar ansioso, perder o ar e ficar cheio de dúvidas para responder as questões, preciso divulgar este livro incrível. De quem? Dale Carnegie – o próprio. Talvez, você tenha ouvido falar apenas do livro dele “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, que também é excelente e sabemos que é um clássico sobre transformação pessoal. Mas você sabia que ele escreveu outro livro incrível que vendeu mais de 15 milhões de cópias?
O livro é “COMO EVITAR PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER” foi escrito pelo Dale Carnegie e publicado em 1948. É uma delícia de ler, pois ele conta vários aspectos da vida dele, histórias de outras pessoas e, principalmente, ensina estratégias que mudam sua vida, ajudando você a superar suas preocupações de uma vez por todas. Alguns dos tópicos são: técnicas básicas para a análise das preocupações, como acabar com o hábito da preocupação antes que ele acabe com você, como deixar de nos preocupar com as críticas, cheguei ao fundo do poço e sobrevivi, como me desfiz de um complexo de inferioridade, nove palavras que podem transformar sua vida e muito mais!
Este livro é para todos nós.
Importante para qualquer etapa da vida que estamos vivendo.
Gostoso de ler.
Transformador.
Outros livros excelentes que recomendo e que irão ajudar você a colocar estas 30 questões em perspectiva (clique nas imagens para mais informações sobre os livros e para adquiri-los, se você gostar):
Obs.: Se você comprar através dos links acima, eu recebo uma pequena comissão (aê! agora fico rica!). Você comprando com meu link ou sem meu link, o preço para você é o mesmo. ;) Thanks!
Raciocínio fraco nunca mais!
Se você gostou, deixe seu like para nos motivar a escrever mais.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)