COMO E QUANDO SURGIU A IDEIA
Albert Einstein afirmou que “em meio a dificuldade encontra-se a oportunidade”. Sinto-me assim no que se refere a este blogue e outros dois projetos que planejei durante tempos difíceis. Era como se o Sr. Sofrimento estivesse em guerra constante com a Sra. Alegria. E a Alegria, ao tentar retomar sua posição no trono de minha vida, estivesse me enchendo de ideias ao dormir e ao acordar e eu me sentia tão inspirada, escrevendo e projetando sonhos para que fossem concretizados – e assim o Sofrimento fosse derrotado pouco a pouco. E aqui estou hoje. O bem venceu o mal.
Penso que estamos sujeitos à certas regras do tempo. Não podemos fugir; podemos antecipar ou adiar algo aqui e ali, mas quase tudo passa com o tempo e há um tempo para tudo. O tempo de sofrer passou e para mim veio o tempo de recomeçar, sonhar novamente, compartilhar, contribuir para um mundo melhor através da arte que mais amo: a Música.
Eu sabia que deveria sorrir apesar das circunstâncias, e assim o fazia. Todos nós passamos ou passaremos por dificuldades, cedo ou tarde, em diversos momentos da vida, em nível mais leve ou mais intenso, e é a forma como lidamos com estas situações que irá definir nosso futuro. Dizem por aí que são as dores mais profundas que nos fazem crescer e nos elevam à versão mais aprimorada de nós mesmos. Eu quis desistir, mas no âmago de meu ser, ouvia uma voz que me fez entender que eu não poderia desistir antes de ver o meu milagre. Fortaleci-me no que acredito e me esforcei para chegar aos lugares onde creio que fui criada para chegar – e nunca mais querer desistir.
Neste meio-tempo, enquanto me fortalecia, fui me envolvendo em diversos projetos importantes em meu trabalho, lecionei música para turmas incríveis, concluí uma pós-graduação, viajei bastante, conheci pessoas maravilhosas e realizei mais alguns tópicos da minha “Lista de Coisas para Fazer” (Bucket List); entretanto, não esqueci deste projeto que nasceu em meu coração num momento tão difícil, em 2014.
Fui aprimorando o planejamento desta proposta, criando pastas e arquivos em meu computador e no celular. Cada vez que uma ideia surgia, eu acrescentava a um dos arquivos. Se você visse o tanto que planejei, pesquisei e analisei…
Bom, confesso que certas canções me auxiliaram demais neste processo. Há letras que movem a alma mais aflita, há acordes que alteram o estado de espírito, há melodias que tocam corações: este é o poder da Música. Creio que tudo o que temos de bom deve ser compartilhado, dividido com os outros, para que possamos multiplicar juntos. Penso que aqui posso partilhar de meu amor pela Música e pelas pessoas.
. . .
Chega. Se eu não parar agora, posso continuar por dezenas de parágrafos. Deixe-me finalizar esta seção. Aqui reescrevo com um sorriso nos lábios frases que gosto bastante.
“Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo” – Platão
“Só nos curamos de um sofrimento depois de o haver suportado até ao fim” – Marcel Proust
“As ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade” – William Shakespeare
“Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais” – Charles Chaplin
Se você leu até aqui, muito obrigada! Estou impressionada. Volte para me visitar.
Você pode deixar um comentário abaixo.
Agora esqueça que esta foi a seção “Sobre” mais longa que você já leu em um blogue na sua vida inteira, coloque um sorriso nos lábios, escolha uma das listas de músicas e passeie por aí.
Beijos no coração,
Paulinha
Obs.: Para conhecer a escritora deste blogue, clique aqui.