Paula Musique

Seja Útil: Como Você Pode Ajudar Alguém

E se você pudesse ser uma bênção na vida dos outros? E se você pudesse realmente ajudar alguém?

como ajudar as pessoas - mãos formando um coração

Foto: Unsplash

– por Paula Musique –

Um dia a vida aqui acabar…

Quando você morrer (e vai demorar muito!), o que você quer que as pessoas que são importantes para você digam no seu velório? E mais importante que isso: o que você quer que elas tenham como lembrança sobre a pessoa que você foi? Pois quando certas pessoas morrem, por respeito, algumas verdades não são ditas pelos familiares e amigos próximos. Mas os pensamentos sempre são sinceros. Então, o que você quer que as pessoas que você ama pensem?

Palavras ditas nem sempre são verdadeiras. Os pensamentos sempre são sinceros. O que você quer que as pessoas que você ama pensem sobre você? – Paula Musique

Não falo isso no sentido de “oh, cuidado, não faça isto ou aquilo, o que as pessoas irão pensar de você?” Não estou falando de estranhos. O que as pessoas que não lhe conhecem direito pensam NÃO IMPORTA, pois estão distantes e não sabem quem você realmente é. Frequentemente, nem mesmo as pessoas que estão próximas sabem quem você é. Tanta coisa fica em secreto e somente você e Deus sabem.

Também não levanto esta questão no sentido egocêntrico das boas ações (tipo: “faça o bem para se sentir bem”); mas sim, no sentido de realmente se preocupar com o outro e entender que uma boa ação pode mudar a direção da vida da pessoa beneficiada. Você pode ser o ANJO DE ALGUÉM!

Uma boa ação que você faz pode mudar a direção da vida da pessoa beneficiada – Paula Musique

Seus pensamentos são reveladores

Mais do que as coisas que você faz, o que realmente revela quem você é são os SEUS PENSAMENTOS. Você é os pensamentos que tem. Porém, falarei de pensamentos em outro texto. Aqui quero falar é de ação mesmo. Entretanto, a relação de seus pensamentos com suas ações é que irá revelar se todo o bem que você faz é, verdadeiramente, pelo bem em si ou se é apenas para você se sentir ou parecer uma “boa pessoa”.

Compartilhe com seus amigos e deixe seu like ;)
Deixe um comentário compartilhando alguma experiência

Foto: Pixabay

O que realmente revela quem você é são os seus pensamentos. Você é os pensamentos que tem. – Paula Musique

Todo novo dia é uma nova chance para você fazer as pessoas felizes. Você pode estar se perguntando: “ah, mas como posso fazer os outros felizes se nem eu mesmo me sinto feliz”? Tenho boas-novas: quando você faz o bem pelo bem, você fica feliz ao ver que alegrou alguém, seja com o sorriso que lhes trouxe aos lábios, seja com a gratidão pela boa esmola que você deu ou pelo abraço apertado recebido.

Hora marcada para fazer o bem em Jerusalém

Eu tive um namorado que tinha seu celular configurado para tocar todos os dias às 15h. Lembro-me de estar caminhando pelas ruas de Jerusalém com ele, quando pelo terceiro dia consecutivo o celular dele tocou no mesmo horário. Perguntei: “do you have an appointment now?” (você tem algum compromisso agora?), e ele disse: “no, it is just time for me to say something nice for someone somewhere” (é apenas hora de eu dizer algo gentil para alguém quando toca o despertador).

Compartilhe com seus amigos e deixe seu like ;)
Deixe um comentário compartilhando alguma experiência

Foto: Unsplash (com edição de PaMque)

Em seguida, entramos numa loja à procura de um casaco novo para mim – pois não sabia que estaria tão frio lá e não queria ficar em todas as milhares de fotos com os mesmo casacos que levei para aquela longa viagem.

It is just time for me to say something nice for someone somewhere – an American in Israel

Após conversamos com a atendente, ele elogiou o óculos dela dizendo que combinava muito com ela. A jovem senhora ficou toda feliz com um sorriso largo no rosto ao receber aquele elogio vindo de um rapaz bonito.

Na hora eu achei aquilo meio mecânico, de ter hora marcada para fazer algo, visto que eu sempre fui de elogiar de forma sincera, simplesmente porque gostei de algo e os elogios saem naturalmente de dentro de mim. No entanto, entendi claramente as motivações dele. Ele sabia que fazer aquilo era muito importante e estava tão comprometido que fez deste objetivo um compromisso diário com hora marcada.

Chega de historinha. Mas se você é do tipo que não costuma pensar nos outros e seu cotidiano é focado apenas em você mesmo, talvez, agendar isto no seu celular pode lhe ajudar para que depois de um tempo se torne algo natural. ;) #ficaadica

Foto: Unsplash

Quais habilidades você possui?

O que você pode fazer para ajudar e para ser útil?

Primeiramente, vamos fazer um exercício. Escreva num papel ou no seu celular quais são as habilidades que você tem, por exemplo:
– sou um excelente professor de canto/piano/violão/teoria
– faço crochê como ninguém
– sei como plantar e cultivar uma horta orgânica
– sou muito bom em design publicitário
– sou uma ótima contadora de histórias
– faço as pessoas rirem com muita facilidade
– sou expert em recreação infantil
– sou fluente em outro idioma
– sou fera em manutenção de computadores
– sou uma costureira de mão cheia
– sou psicóloga habilidosa e minha agenda está sempre lotada
– sou médica talentosa e meus tratamentos dão muito certo
– sou um grande incentivador de pessoas
– sou observador e percebo o potencial das pessoas
– faço a melhor lasanha saudável do pedaço
… dentre outras!

IMPORTANTE: Se você não pode ajudar diretamente com suas habilidades, talvez você possa ajudar com dinheiro, comida, dando uma oportunidade de trabalho – desde chamar alguém para fazer faxina em sua casa ou pintar o muro até um emprego em sua empresa.

Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. – Jesus

Foto: Unsplash

Memórias de uma professora de Música
Ideias para músicos em crise
Aprenda a ler partitura com exercícios automatizados

Como ajudar? Leia nossa lista de ideias:

Bom, com estas habilidades que citei como exemplos ou outras dezenas de habilidades suas, você pode ter muitas ideias de como ajudar as pessoas. Considerando as habilidades acima:

1) Lembra daquele vizinho que tenta aprender violão sozinho sem muito resultado e não tem condições para pagar um bom professor? E se você se oferecer para dar 3 meses de aula gratuita para dar um gás no repertório dele e corrigir uns vícios de postura e dedilhado?

Foto: Pixabay

2) E aquela menina que está noiva e está batalhando muito para fazer o enxoval? E se você presenteá-la com uns paninhos de prato ou toalhas com crochê cheio de charme e feitos por você?

3) E aquele primo que está com dificuldades financeiras para manter a família, mas mora numa casa com um bom terreno e espaço para plantar? Você poderia ensiná-lo como comer de graça do que vem da própria terra que está sob os olhos dele. Plante com ele uma horta e um pomar e mostre como cuidar.

Foto: Pixabay

A mágica da leitura à primeira vista
A modinha no Brasil: conheça a origem da música brasileira

4) Sabe aquela tia que divulga o trabalho dela no Facebook e faz umas artes super simples? E se você que é bom nisso se oferecer para criar algumas artes mais profissionais para ela colocar nas redes sociais?

5) Tem um asilo próximo a sua casa, onde você pode ir e passar um tempo como aqueles que já trabalharam tanto, já amaram muito (espera-se!) e agora estão lá, às vezes meio esquecidos (em si mesmos e pelos outros) e você pode ir lá doar seu tempo, contar histórias e ouvir as deles também?

Foto: Reprodução

Ser o anjo da vida de alguém é uma das funções mais nobres de nossa existência. – Paula Musique

6) Há hospitais em todos os lugares e já sabemos que rir e sorrir faz um bem gigante pra alma e pra saúde. Quem sabe você consiga autorização para alegrar os pacientes internados em hospitais?

7) Em orfanatos, você pode fazer a alegria da criançada, coordenando muitas brincadeiras para animar o dia e aproveitar para falar sobre esperança, respeito, amor e obediência.
Sabe aquele casal de amigos que você ama e está precisando passar um fim de semana sem as crianças? Por que não se oferecer para cuidar delas?

Foto: Unsplash

8) Você conhece alguém que sonha em aprender inglês e estuda sozinho vendo vídeos na internet, pois não tem como pagar um bom professor agora? E se você se oferecer para conversarem em inglês (mesmo que online) para aquela pessoa praticar o que vem estudando sozinha?

9) A maior parte da população brasileira tem computador e não tem condições para comprar as melhores opções do mercado. E vez ou outra, “a máquina fica doente ou morre”. E você pode usar suas habilidades para dar aquele auxílio poderoso de deixar o computador funcionando de novo.

Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês. – Jesus

10) Você percebe que na sua igreja tem aquela menina que usa todo final de semana aquela mesma roupa. E se você chamá-la e dizer que pessoas já fizeram coisas boas para você e você agora quer fazer coisas boas pelas pessoas? Você se oferece a fazer um lindo vestido para ela, tira as medidas, pergunta qual a cor favorita dela, compra o tecido e faz aquele vestido especial.

Compartilhe com seus amigos e deixe seu like ;)
Deixe um comentário compartilhando alguma experiência

Foto: Pexels

11) Sabe aquela pessoa que escreve algumas frases nas redes sociais e acionam um alarme dentro de você? Não ignore. Ache uma espaço em sua agenda lotada e ofereça uma conversa profissional.

12) Você sabe que um parente de sua amiga está muito doente e sem boas condiçõe$ e precisa de um tratamento dentro de sua especialidade. Por que não oferecer uma consulta gratuita em sua clínica?

13) Alguém que você conhece começou um negócio tradicional ou online de qualidade e é relacionado com algo que você gosta ou precisa? Por que não comprar dele em vez de ir às grandes empresas que já possuem milhões de reais em faturamento garantidos todos os anos? Interesse-se pelo que ele faz, deixe likes e palavras de motivação nas redes dele e compre os produtos ou serviços, se o preço estiver confortável para você.

Foto: Unsplash

Quiz sobre instrumentos musicais
Pirâmide do aprendizado
Música, Peças e Histórias Infantis – para comprar
CDs e Vinis de Trilhas Sonoras – para comprar

14) Sabe aquela amiga que tem filho pequeno, acabou de ter bebê, talvez esteja com depressão pós-parto ou dificuldade para amamentar e não tem família por perto para ajudar? Você não pode cuidar dos filhos dela, mas pode preparar diversas lasanhas (ou qualquer outro prato – dentro da dieta dela) e presenteá-la com refeições congeladas para amenizar os agitos do dia dela. Se ela tem condições, ela pode transferir o preço dos ingredientes e você pode se oferecer para deixar tudo preparado.

15) Quantas horas por dia você passa na internet ou convive com pessoas? Se você vê alguém que escreveu algo que serviu para você; por que não agradecer e elogiar? Se você notou que uma pessoa está se esforçando tanto para emagrecer e está sempre postando fotos de sua dedicação na alimentação e exercícios; por que não deixar ali uma palavra de incentivo?

Foto: Pixabay

Playlist Motivacional 2021
O Antes e Depois de estrelas do rock

Várias destas sugestões que estou dando a você são ações que eu mesma já realizei. E tenho muito que agradecer por Deus ter colocado pessoas em minha vida que têm me ajudado com suas habilidades. Nem sempre posso retribuir da mesma maneira, mas peço a Deus que envie pessoas à vida deles para ajudá-los no momento que mais estiverem precisando.

A lista acima é formada por sugestões tão simples, no entanto, pensei em escrevê-las para inspirar você a pensar em QUEM VOCÊ É e o que pode OFERECER PARA AJUDAR os outros.

Todos estes serviços listados têm um valor e um preço. Mas há muitas pessoas que NUNCA NA VIDA doaram sua habilidade. E dependendo da sua condição, da sua proximidade com a pessoa que precisa de ajuda e de suas habilidades; vá em frente!

Foto: Unsplash

Penso que tudo tem limite. Concordo que o tempo que você dedicou aos estudos e os seus anos de experiência no trabalho possuem valor. No entanto, ajudar deveria fazer parte do cotidiano de todos nós – independente de classe social, nível de instrução ou situação financeira. Cada um tem um jeito de ajudar e pode fazê-lo, quando possível.

Há formas mais complexas de ajudar e que não são o foco deste texto. Mas se você é um empresário bem-sucedido, você pode ajudar famílias ao aumentar o salário de seus funcionários. Ou se você trabalha com alimentos, em vez de prepará-los com aquele produto de marca mais barata e com ingredientes prejudiciais à saúde, que tal deixar a ganância de lado, reduzir um pouco seu lucro e garantir que a versão mais saudável de seu produto chegue aos consumidores?

E as pessoas que acham que você deve ajudá-las em tudo o tempo todo?

Se você é o tipo que, ao contrário de ajudar, pensa que AS PESSOAS DEVEM AJUDA À VOCÊ: cuidado! Não seja do tipo que acha que só porque uma pessoa é mais bem-sucedida que você, ela deve dar a você tudo o que pede. Não é assim. Se você é este tipo de pessoa, existe duas formas para VOCÊ TAMBÉM AJUDAR OS OUTROS:
1) deixando de ser assim e
2) esforçando-se mais para atingir seus objetivos.

Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues. – Pitágoras

Tudo vale a pena se a alma não é pequena

Mas o que quero dizer é: vale muito a pena ajudar as pessoas. Se você está vivendo um tempo em sua vida em que é possível disponibilizar deste tempo; por que não?

Jovens universitários ou recém-formados, administradoras do lar que estão com algum tempo vago e profissionais que já atingiram a independência financeira irão abençoar muito a vida das pessoas que receberem as bênçãos que você der para elas.

O Fluxo da Bondade

Como acontece o FLUXO DA BONDADE? Você ajudou João, Manuel, Rogério. No futuro, Joaquim e Judite ajudarão você. E João ajudará Judite e Márcia. Não há motivos para desistir da bondade.

Foto: Reprodução (com edição de PaMque)

Playlist Otimista 2018
Playlist Abençoada 2018

Devemos ajudar pelo simples fato de saber que temos de exercer a bondade sem esperar algo em troca. 

Tenho certeza que você já fez o bem para alguém que lhe retribuiu com o mal. Isto faz parte da vida. Não quer dizer que por causa de algumas más experiências, você não ajudará ninguém. Devemos ajudar pelo simples fato de saber que temos de exercer a bondade sem esperar algo em troca.

Nossa natureza humana irá, naturalmente, desejar que nosso bem seja retribuído pela pessoa ajudada. Porém, na maioria das vezes, o bem não volta através da pessoa a qual fizemos o bem; este bem volta para nós, sendo feito por outra pessoa. 

Lembre-se que se algum dia você precisar de ajuda, você encontrará uma mão no final do seu braço. À medida que você envelhecer, você descobrirá que tem duas mãos – uma para ajudar a si mesmo, e outra pra ajudar aos outros. – Audrey Hepburn

Vamos conversar

Você já teve boas experiências ajudando pessoas?
Você já foi ajudado? Isto fez diferença em sua vida?
Responda nos comentários.

Compartilhe com seus amigos e deixe seu like ;)

Encerro com esta canção que eu gosto demais da conta:

Se você gostou, deixe seu like para nos motivar a escrever mais.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Sair da versão mobile