Paula Musique

As Melhores Músicas de 2018 – Minha Lista

Foto: Lady Gaga & Bradley Cooper — Reprodução/ Instagram

– por Paula Musique –

Esta não é uma lista dos maiores hits de 2018. Também não é uma lista das músicas com mais visualizações no YouTube. É a lista das minhas canções favoritas lançadas neste ano.

Confesso que há canções que eu não entendo como ultrapassaram a marca de 1 milhão de visualizações e muito menos como entraram na lista das mais tocadas nas rádios. Sabe aquele tipo de coisa que quando você vê, você pensa: “Vish, deve ter vendido a alma pra conseguir isso”! Bom, quando eu vejo certas músicas ou artistas recebendo destaque eu penso: “Deve ter vendido a alma, o corpo e até o espírito!” (risos)

Não me refiro aqui a nenhum gênero musical específico ou a algum artista que não faz muito meu estilo. Falo musicalmente. Explico. Mesmo quando não gosto muito de algum gênero e vejo que é top nas paradas, quero entender o porquê. Mesmo que seja um artista que não curto, analiso a canção friamente e se percebo que a canção se destaca pelo vocal bem trabalhado, ou pelo arranjo instrumental bem pensado, ou pela letra que tem uma mensagem significativa; bom, tenho humildade para reconhecer que aquela canção tem motivos para ser uma das mais ouvidas, apesar de não ser meu estilo.

ARTISTAS BRASILEIROS
Mas o que acontece muito no nosso Brasil é termos muitas músicas que não se destacam em nada e chegam no topo. Got it? Deixa eu corrigir aqui… Algumas destas músicas se destacam em algumas coisas, sim: bumbuns rebolando de cima pra baixo e de baixo pra cima no olho da câmera, letras pornograficamente explícitas, e outras cositas más.

Brincadeiras e “sinceridades” à parte, como musicista, sei que temos artistas brasileiros excepcionais não recebendo o destaque que deveriam. Alguns poucos conquistam a indústria apenas por pura dedicação e arte sem ter de apelar para fatores “não-nobres”.

Não tive conhecimento de muitas músicas sensacionais sendo produzidas neste ano na nossa terrinha. Digo, tenho certeza que muito material de qualidade foi desenvolvido em todas as regiões de nosso país, mas a indústria da música muito dificilmente promove nossos grandes artistas e muita música boa fica sendo exclusividade do grupo de amigos e familiares destes músicos.

Gostaria muito de fazer uma lista gigante 100% brasileira de canções fantásticas aqui. Entretanto, não vai rolar. Mas penso que isto pode mudar em breve, pois nosso povo está ficando mais exigente e percebemos um alto índice de queixas nas redes sociais quanto a falta de diversidade musical que é distribuída pela grande indústria da música. Ainda bem que temos a Internet que facilita nosso acesso à arte. Muitos músicos acabam trabalhando de forma independente – o que tem vantagens e desvantagens. Para o público, a grande vantagem é que dando uma vasculhada pelo “mundo www”, podemos encontrar artistas de verdade que estão escondidos em suas belas melodias, extraordinária extensão vocal ou evidente expressividade.

Minha artista brasileira favorita é Marisa Monte, mas ela está quietinha…

MENSAGEM PARA PRODUTORES MUSICAIS
Sei que todos nós precisamos ter uma certa renda para viver, mas gostaria de fazer um apelo aos produtores musicais para que invistam nos artistas que estão fora do que mais é consumido no Brasil atualmente e ARRISQUEM, promovendo aquele músico que é multitalentoso, aquela cantora com voz extraordinária e aquele letrista criativo e profundo. Com as redes sociais você tem espaço para divulgar gratuitamente seus novos projetos e existe um público exigente sedento por um som diferente. Você precisa ser estratégico para ganhar atenção em meio a um mercado onde o destaque é para uns 3 ou 4 gêneros musicais, mas com planejamento é possível, sim. ;)

Não sou contra um ou outro estilo musical. Enxergo-os como manifestações culturais que revelam a identidade de nossa nação. Mas sou contra a indústria dar atenção apenas a algumas manifestações culturais, excluindo várias outras possibilidades.

Okay, chega… Falei tudo isto pra dizer que minha lista é totalmente estrangeira e que eu espero que vocês curtam. Tem pop, balada romântica, country, jazz, rock…

Nesta lista com AS MELHORES MÚSICAS DE 2018 você vai ouvir canções que:
1) têm uma boa mensagem e/ou;
2) não objetificam a mulher com suas letras e/ou;
3) não depravam o corpo e/ou;
4) não fazem apologia às drogas e/ou;
5) demonstram a qualidade vocal do artista e/ou;
6) têm um interessante arranjo instrumental.

Só músicas do MOVIMENTO MÚSICA NOBRE aqui. Vários estilos. Então, se você não gostar da 1, 2 e 3, continue clicando nas canções seguintes que eu garanto que você vai gostar de várias.

Let’s get started!

(clique na próxima página para continuar)

1. The Greatest Showman – This Is Me (Keala Settle & The Greatest Showman Ensemble)

When the sharpest words wanna cut me down
I’m gonna send a flood, gonna drown them out
I am brave, I am bruised
I am who I’m meant to be, this is me
Look out ‘cause here I come
And I’m marching on to the beat I drum
I’m not scared to be seen
I make no apologies, this is me

2. The Greatest Showman – Never Enough (Loren Allred)

3. OneRepublic – Connection

If there’s so many people here, then why am I so lonely?
Can I get a connection?

4. OneRepublic – Start Again ft. Logic

Can’t I just turn back the clock?
Forgive my sins
I just wanna roll my sleeves up
And start again

Canção da segunda temporada da série “13 Reasons Why” em que no videoclipe a banda dá um novo significado pra letra dando um alerta quanto ao aquecimento global e a guerra nuclear.

5. Calum Scott & Leona Lewis – You Are The Reason

Se você ainda não leu nosso post sobre os melhores duetos do Brasil e do mundo, é só clicar aqui.

6. Backstreet Boys – Chances

A introdução é muito parecida com a My Life Is Going On de Cecilia Krull, da série La Casa de Papel, não é?

Backstreet Boys (ou seria Backstreet Men) são demais mesmo. Mesmo duas décadas depois eles continuam na ativa e conseguem ter um repertório moderno sem perder a essência do estilo do grupo.

7. Patrick Fiori – Chez nous

Sucesso na França sobre a temática “imigração”, assunto bastante em voga. Ao final da canção tem um coral de crianças.

(clique na próxima página para continuar com esta super lista)

8. Michael Bublé – Such A Night

Ah, que delícia. Como eu gosto de um arranjo instrumental assim caprichado!

9. Panic! At The Disco – High Hopes

10. twenty one pilots – Jumpsuit

11. Gabrielle Aplin – My Mistake

Que doçura, que voz!

12. Lady Gaga, Bradley Cooper – I’ll Never Love Again

Em 2018, dois filmes trouxeram músicas fantásticas para nossos ouvidos: Nasce uma Estrela (A star is born) e O Rei do Show (The greatest showman).

13. Lady Gaga, Bradley Cooper – Shallow

Esta canção rendeu inúmeras indicações ao Grammy.

14. Lady Gaga – Always Remember Us This Way

Apesar de ela ser uma grande artista, nunca fui uma fã de Ms. Gaga, mas neste filme ela me conquistou com as super performances dela, cheias de sentimento. Uau!

Bradley Cooper dirigiu e dizem que receberá várias indicações ao Oscar pelo filme. Bom, tem um filme que também foi dirigido por um ator, mas não recebeu toda esta atenção e eu acho que deveria ter recebido. Então aqui vou fazer uma propaganda: filme “Before We Go”, dirigido pelo queridinho de Hollywood, Chris Evans, também conhecido como Capitão América. Vale a pena assistir – uma produção simples e cheia de significado.

(clique na próxima página para continuar com esta super lista)

15. Ed Sheeran – Happier

16. Dean Lewis – Be Alright

Monte sua PLAYLIST RETROSPECTIVA. Saiba como fazer aqui.
Se vocês gosta de testes, temos muitos aqui. Este é sobre instrumentos musicais.

17. Jacob Lee – I Belong to You

Para ler um post inteirinho sobre o australiano Jacob Lee e contando a história desta canção, clique aqui.

18. Jason Mraz – Might As Well Dance

Este é o Jason Mraz que conhecemos, cheio de músicas de amor e do tipo feel-good. Esta canção faz parte do álbum “Know” que está uma delícia de ouvir. Todas as canções são muito boas.

19. Jason Mraz & Meghan Trainor – More than friends

20. John Mayer – New Light

Sentiu o arzinho anos 80? E o que é isso? No clipe parece que o John Mayer ganhou uma tela verde (green screen) e ficou feliz da vida brincando com ela o dia todo. Haha. Muito legal!

21. Jason Aldean – You Make It Easy

22. Jordan Smith – Feel Good

Vozeirãaaaaao!!!

23. Jordan Smith – Only Love

Only love, only love can save us now
Keep the world from burning down, down, down
To the ground, ground, ground
Only love, can look inside a human heart
And see us for who we are
And who we are would be enough
If only there was only love

Que letra! E que melodia!

Sentiram só a variedade? Por que não temos músicas em gêneros variados assim com bastante notoriedade no Brasil? Poderíamos ter músicos brasileiros se destacando em todos os gêneros musicais.

Se queremos músicas e artistas diferentes temos de parar de dar espaço para as mesmas celebridades?
O mercado segue os desejos dos seus consumidores, ou seja, se continuarmos clicando nos vídeos com mais visualizações no YouTube (mesmo que por curiosidade) e se deixarmos a TV ligada no canal onde aquele artista que você não apóia está cantando, o mercado continuará entendendo que o povo quer aquilo mesmo.
Quer que a mídia promova coisas diferentes? Mostre pro mercado o que você quer.

E aí?  Conte pra gente o que você acha que acontece com a nossa indústria da música no Brasil? E qual é sua música favorita de 2018? 

Para músicas motivacionais, clique aqui.

Para playlist dos ano 90, é aqui.

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Sair da versão mobile