– por Paula Musique –
Você sabia que o instrumento musical mais caro vendido em leilão é o VIOLINO STRADIVARIUS ‘LADY BLUNT’ que foi vendido por £ 9.808.000 (U$ 15,875,800) pela Tarisio Auctions (EUA) em LONDRES, Reino Unido, em 20 de junho de 2011? O leilão foi organizado on-line em nome da Nippon Music Foundation e os lucros foram para o terremoto no nordeste do Japão e para o Fundo de Socorro ao Tsunami. A autenticidade do violino foi certificada pela firma W.E. Hill & Sons.
O Lady Blunt é um violino Stradivarius feito em 1721 pelo renomado luthier italiano Antonio Stradivari. Lady Anne Blunt foi uma das primeiras proprietárias do violino. Este é um dos dois violinos Stradivarius mais bem preservados até os dias de hoje. Sobreviveu em condição quase original já que tem pertencido, a maior parte do tempo, a colecionadores e foi pouco tocado.
Praticamente R$ 50.000.000,00 (50 milhões de reais) por um instrumento do século XVIII.
Você acha que um instrumento assim deve ser usado, talvez executado pelos maiores violinistas da atualidade, mesmo sabendo-se do risco de depreciação? Ou você acha que deve ser mantido nas mãos de colecionadores, como peça museal, sem ser utilizado?
[Para ler a matéria no site da Tarisio, com mais detalhes sobre este Stradivarius, clique aqui.]
Se você gostou, deixe seu like para nos motivar a escrever mais.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)