Menu
da capo
Passo a passo. Não consigo pensar noutro modo de se realizar algo
M. Jordan
Playlists com músicas especiais para você

– por Paula Musique –

Em dezembro de 2012, o astronauta Chris Hadfield embarcaria na missão mais desafiadora de sua vida: comandar uma expedição com duração de 5 meses na International Space Station (ISS)- Estação Espacial Internacional -, acompanhado por Tom Marshburn (EUA) e Roman Romanenko (Rússia), a bordo de uma espaçonave russa.

O menino do interior, que sonhava desde criança em ser astronauta, estaria prestes a experimentar uma das mais fascinantes operações à trabalho de sua vida, pois seria o primeiro astronauta canadense a comandar uma expedição na ISS.

Em maio de 2013, ao fim da operação, Chris teria a ideia de gravar um videoclipe a quilômetros de distância do planeta Terra. Visto que esta seria sua última missão no espaço e naquele mesmo ano ele se aposentaria da carreira de astronauta, ele filmou, cantou e tocou violão na música “Space Oddity” de David Bowie (com uns poucos versos alterados), postando o vídeo no YouTube posteriormente. O vídeo se tornou o PRIMEIRO CLIPE MUSICAL a ser gravado, por inteiro, no espaço.

A voz e o violão foram gravados na ISS mesmo, enquanto o piano e demais acompanhamentos foram adicionados por “músicos da Terra”. O clipe foi mixado com a ajuda do pessoal da Agência Espacial Canadense.

Confira a seguir o famoso vídeo:

Confesso que quando assisti pela primeira vez, as imagens pareciam manipuladas – num estilo filmagem com fundo verde neon (quem trabalha com gravação/edição sabe do que estou falando) e com efeitos especiais adicionados posteriormente. Mas após pesquisar, vi do que se tratava e não eram EFEITOS ESPECIAIS, eram mais que isso: eram EFEITOS ESPACIAIS!

Pergunto-me: ser músico já é “altas emoções”; ser astronauta também deve ser. Agora imagine ser músico e astronauta? Isso sim é viver nas nuvens! ;)

Para mais curiosidades sobre Chris Hadfield, continue lendo:

– Formado em Engenharia Mecânica;
– Fez o curso de piloto de combate na força aérea canadense, graduando-se em 1983;
– Cursou a renomada Escola de Piloto de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia;
– Em 1992, competindo com mais 5300 canadenses, ele foi selecionado para o treinamento de astronauta pela Agência Espacial Canadense, sendo enviado para o Centro Espacial Johnson, da NASA, em Houston, Texas; [Já fui lá e é algo impressionante! Lembra do filme Apollo 13 e aquela famosa frase falada por Tom Hanks: “Houston, we have a problem”? Então… Estavam se referindo à equipe do centro de controle de Houston];
– É autor do livro “An Astronaut’s Guide to Life on Earth”, lançado em outubro de 2013;
– Este é o website dele: https://chrishadfield.ca/.

… há um outro fato musical de Chris que ficará para um próximo post!

Se você gostou, deixe seu like e seu comentário para nos motivar a escrever mais.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Abraço intergalático para você

Foto: Sebastian Voltmer

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Maria 14/08/2018

    Ai que legal. Desta eu não sabia. Que astronauta criativo.

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.