Menu
da capo
Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários
C. S. Lewis
Playlists com músicas especiais para você

O mês de dezembro é repleto de festividades de Natal que vão deste jantares corporativos de fim de ano até inúmeras apresentações musicais e teatrais. E no quesito musical, corais e orquestras de igrejas protestantes completam suas agendas com apresentações em praças, shoppings e teatros. Hoje, assisti à Cantata de Natal: Uma História Transformadora, realizada pela Primeira Igreja Batista de minha cidade, no teatro da universidade federal.

Em meio à dezenas de espetáculos de Natal, que muitos de nós já prestigiamos durante a vida, é sempre bom presenciar um evento que sai dos padrões. Se eu tivesse que escolher duas palavras que definissem esta cantata, estas seriam: FRESCOR E RENOVAÇÃO

Com a casa cheia, aproximadamente 900 pessoas, o cenário era composto pela casa de Zaqueu, telão com projeção de paisagens, estrebaria, espaço para orquestra de câmara, banda base, vocais e tradução em libras. Com bastante gente em palco e uma grande variedade de instrumentos, o grupo passeou por releituras do tradicional “Gloria in Excelsis Deo” e “Aleluia” de Haendel até a alegria do samba brasileiro.

Para executar os arranjos gostosos de ouvir, contaram com violinos, viola, violoncelo, flauta, sax, trompetes, trombone, tímpanos, bateria, baixo, guitarras, violão e piano. O pianista impressionou tocando um repertório de 1h30+ de duração todo de cor. Sempre que os trompetes, com a majestade que o instrumento possui, tocavam, meu olhar se dirigia aos trompetistas talentosos. Para interpretar o roteiro criativo, o elenco contou com pessoas de todas as faixas etárias, desde o bebê que representou Jesus até o senhor que fez papel de Zaqueu (e que, inclusive, dançou de alegria mostrando sua jovialidade na música do Bis). O coral infantil, os tradutores de libras e as bailarinas deram um toque especial.

Conheça 14 ideias para deixar sua cerimônia de Natal em casa inesquecível

Veja fantásticas decorações de Natal musicadas

Música e teatro se intercalavam para transmitir a mensagem do Natal.
Zaqueu está em sua casa com seus três netos e a cada nova música chega um novo visitante. Estes visitantes são pessoas que conheceram a Jesus e contam para as crianças (que são jovens atuando de forma cômica como se fossem pequeninos) de que forma Jesus passou pela vida deles. Durante a cantata, Maria Madalena, a mulher do fluxo de sangue e Zaqueu contam e encenam os milagres. O avô explica para os netos mais sobre Jesus e responde a diversas perguntas, descrevendo então, a história do nascimento de Jesus – quando os atores de José e Maria chegam com um bebê no colo.

O espetáculo teve solos e duetos, com destaque para a solista loira e para o menino-jovem que cantou no dueto. Os vocais capricharam na afinada harmonização. Tanto a sonorização como a dinâmica em que os músicos tocavam estavam muito bem equilibradas – coisa difícil de ver, pois sabemos que alguns músicos sempre gostam de aparecer mais que os outros. O baterista representou bem sua “função de alma da banda” e tocou com uma precisão rítmica metronômica e com a intensidade perfeita, sem se sobrepor aos demais instrumentos.

SUGESTÃO: Os músicos poderiam sorrir mais e manter mais contato visual uns com os outros. A expressão facial faz muita diferença na performance e na forma que a plateia absorve a mensagem.

Parabéns ao maestro pelo brilhante trabalho e para todos os envolvidos na organização. Certamente não é fácil mobilizar tantos voluntários para chegar a um resultado assim satisfatório.

Texto importantíssimo: 30 perguntas intrigantes para você perguntar a si mesmo

Fotos: Acervo Próprio

Já leu nosso post com OS 10 VIDEOCLIPES MAIS LEGAIS DE NATAL? Ainda não?
Então clique aqui e leia sobre o assunto após terminar este post que você está lendo.

Confira a nosso post com uma PLAYLIST DE NATAL COM MÚSICAS DO MUNDO INTEIRO
feita especialmente para esta época tão especial do ano.

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais. Seu like me faz escolher vir aqui escrever, em vez de ler um dos livros que estou lendo, ou assistir um filme, ou tocar piano… Got it?
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
1 comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.