Menu
da capo
Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários
C. S. Lewis
Playlists com músicas especiais para você
15 de dezembro de 2018
uma leitura de 4 minutos

Ideias para o Natal em sua Igreja

Foto: Acervo Próprio

– por Paula Musique –

Quanto mais o dia 25 de dezembro se aproxima, mais apertada fica a preparação para a Celebração de Natal nas igrejas. Quero compartilhar aqui várias ideias: algumas você ainda pode executar e outras você precisará de mais tempo, ou seja, só poderá realizar no próximo ano.

Parece que hoje em dia as festas de Natal nas igrejas no Brasil foram simplificadas e perderam aquele apelo especial. Antigamente, todos queriam ir ao culto de Natal e carregavam a família toda, inclusive os parentes que vieram de outras cidades e estavam visitando. São algumas poucas igrejas que ainda capricham na programação. Mas podemos mudar isso. É só colocar a mão na massa.

Conte-nos nos comentários como é a programação de Natal em sua igreja.

Quer mais posts sobre Natal? Olhe o que temos:

Playlist de Natal com Canções do Mundo Todo
Ideias para a Cerimônia de Natal em sua Casa
Os Melhores Clipes de Natal
Decoração de Natal Musicada

Mas vamos lá!

Lembre-se de deixar seu like, se você gostar de nosso conteúdo. Comentários são muito gratificantes também. Sua interação nos motiva a escrever mais. Volte aqui de vez em quando. Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Foto: Jeff Fusco

1. SERENATA DE NATAL
Ah, que saudades daquela época em que namorados apaixonados faziam serenata para as namoradas. Talvez você nem saiba o que é uma serenata. Explico. É quando você faz música do lado de fora da casa de alguém! No caso da Serenata de Natal, sugiro que o grupo que vai cantar na Cantata ou que vai fazer a parte musical do culto de Natal faça uma serenata na noite anterior à festa de Natal na igreja. Você escolhe um bairro bem residencial, em que é tranquilo um grupo ficar caminhando pela calçada à noite. Se for possível apenas um músico com violão, já fica bom. Se der para levar mais violões ou ukuleles, maravilha! Quem sabe um violino para dar aquele toque de charme?

Como funciona? O grupo já deve ter o repertório pré-definido. O grupo segue caminhando e cantando pelo bairro e para em frente de alguma casa onde os moradores, ao ouvirem sons natalinos, foram para as janelas averiguar. Quando finalizam uma canção, alguém do grupo diz de onde são e convidam as famílias para a Cantata de Natal ou Culto Especial de Natal que acontecerá na noite seguinte. Podem conversar um pouco com as famílias, entregar algum informativo e prosseguir cantando pelo bairro. É muito divertido mesmo. Uma experiência bem gostosa para quem sai cantando e também para os moradores que escutam um grupo cantando pelas ruas… Cena de filme!

(Se você se sentiu inspirado ao ler aqui e vai fazer uma serenata, queremos saber. Mande e-mail para paula@paulamusique.com com fotos)

Foto: Blue Ox Studio

2. CANTATA DE NATAL
A primeira ideia é unir pessoas de todas as idades e de todos os ministérios da igreja para participarem da cantata. Você vai precisar de maestro, músicos, cantores, atores, um bebê, equipe de som, equipe de criação de cenário e figurino, um diretor geral e muito empenho. Cantatas que envolvem bastante gente tendem a lotar a igreja no dia da apresentação, pois cada participante convida muitos amigos.

Dependendo do perfil dos membros de sua igreja e de quanto recurso financeiro vocês terão disponível, você pode fazer uma cantata mais complexa, daquelas já prontas com texto de narração, partitura para coral a 4 vozes e arranjos para orquestra. Se isto está fora da realidade de sua igreja, então a equipe de louvor pode preparar uma seleção de canções natalinas e algumas não-natalinas mas que falem do amor de Deus e fazer a parte musical com banda base (bateria, baixo, guitarra/violão e teclado) mais os vocalistas cantando em uníssono ou em 2 e 3 vozes – e os demais participantes ficam com as demais funções da cantata. Bom, você precisa adaptar tudo de acordo com a sua realidade e fazer com que todos se envolvam e que seja um momento muito especial de final de ano para toda a igreja.

E se não for possível fazer uma Cantata de Natal, há outras formas de fazer uma programação de Natal memorável. Algumas ideias nós copiamos do post 14 Ideias para a Cerimônia de Natal em Casa.

3. MÚSICA ANTES E DEPOIS DO CULTO
A música tem um poder incrível e por isso é importante ter uma seleção musical tocando enquanto as pessoas vão chegando na igreja. E quando terminar o culto, coloque a seleção musical de novo para manter aquele clima gostoso de festa enquanto todos se abraçam e conversam.

Você pode escolher algumas músicas da nossa Playlist de Natal.

4. SCRIPT DETALHADO
É importante que você tenha um script detalhado com a sequência da programação: quem faz o que, quando e como; nomes da músicas (indique se vai haver solo vocal, solo de guitarra, etc); e demais detalhamentos. Coloque a minutagem ao lado de cada item (quantos minutos você planejou para aquele tópico).

Entregue um cópia para os pastores principais, para o técnico de som, técnico de iluminação, maestro ou líder de louvor, narrador ou mestre-de-cerimônia, equipe de projeção e outras pessoas envolvidas na organização.

Foto: Pixabay


5. ABERTURA

Selecione algumas crianças para se vestirem de anjinhos e fazerem a abertura do culto. Quando der a hora marcada para o início, estas crianças caminham em direção ao altar, algumas carregando um sininho e todas repetindo “é Natal, vamos celebrar o Natal; Jesus nasceu e seu amor é real” até chegar lá na frente e dizer: “senhoras e senhores, sejam bem-vindos a nossa Festa de Natal”.

A partir da abertura, você insere os itens que sugerimos abaixo segundo o que você e a liderança de sua igreja acharem melhor.

6. VIDEOCLIPE DE NATAL
Você pode planejar um momento em que se coloca um videoclipe de Natal no telão para todos assistirem do início ao fim e antes você explica do que se trata. Este aqui é um que eu recomendo. Você pode elaborar um texto baseado na letra da música ou na história do filme, ou apenas ler o que significa a letra da música em português, conforme segue:

The Heart of Christmas – Matthew West

É a música tema de um filme dramático de Natal chamado A Magia de um Sonho. Dentre as canções que postamos na seleção de músicas natalinas, esta aqui é a que tem a MELHOR LETRA. O Matthew West sempre arrasa, se ele fosse solteiro eu casava com ele, pois suas canções sempre revelam o coração maravilhoso que ele tem. :)

Um trechinho da letra pra você:

“O mundo está com pressa neste mês de dezembro
Nas ruas da cidade e nos shoppings
Eu gostaria que pudéssemos desacelerar e lembrar
O significado de tudo isso

Onde quer que você esteja, não importa quão longe
Volte para o significado, o significado do Natal
Viva enquanto você pode, valorize cada momento
Certifique-se de que as pessoas que você ama saibam disto
E não perca o significado do Natal”

Foto: Pixabay

7. ÁLBUM DE NATAL
Se sua igreja mantém fotos de cultos de Natal de anos anteriores, esta é a hora de resgatar as relíquias. Quanto mais antigas as fotos, melhor! Peça para o designer da igreja fazer uma montagem legal com as fotos de Natal de anos anteriores. Este momento nostalgia sempre toca os corações. É bom que não ultrapasse os 3 ou 4 minutos.

(clique na próxima página para continuar com esta super lista)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
2 comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Maria 01/01/2019

    Sugestões ótimas. :)
    Acho lindo ter poesias, cantatas, teatro do nascimento de Jesus, coral infantil com canções natalinas e etc. Uma pena que muitas igrejas não fazem mais os cultos de natal como antigamente.

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.