Menu
da capo
Terra adorada, entre outras mil és tu, Brasil, Ó Pátria amada!
Joaquim Estrada
Playlists com músicas especiais para você

– por Paula Musique –

Quando o Natal se aproxima, logo começamos a fazer os planos para reunir a família e os amigos. Às vezes, precisamos até viajar para festejar com aqueles que amamos. Se quisermos que tudo dê certo, é melhor planejarmos. Ideias: podemos tê-las aos montes; mas e dindin pra tudo? Cada família sabe de suas condições e não podemos deixar que os estímulos da TV, das redes sociais e do comércio nos afastem do verdadeiro sentido do Natal: O AMOR!

É possível ter uma festa inesquecível sem gastar muito e eu quero dar ideias para você se planejar e fazer acontecer. Escolha algumas sugestões que combinem mais com o estilo de seus familiares e amigos. Vamos lá!

1. Convidar pelo menos mais uma família para se unir a sua
Algumas famílias já são enormes por si só e fica difícil chamar mais gente, mas para famílias pequenas, esta é uma ótima chance de compartilhar este momento com aqueles amigos que são importantes para você. Você pode convidar a família de algum primo distante ou o seu melhor amigo com os irmãos e os pais dele. Além disso, lembre-se daquele seu amigo universitário que mora muito longe da família e terá de passar o Natal longe da família, ou então considere aquele seu colega de trabalho que vive sozinho e distante das familiares também. Chame estas pessoas e peça para que colaborem com uma sobremesa, prato salgado ou bebidas para que também se sintam envolvidas na preparação. E não se esqueça de comprar uma lembrancinha para o convidado, pois assim ele também sai da festa com um presente.

 

2. Usar nossa Playlist de Natal
Já levante no dia 24 enchendo a casa com sons de Natal. Há diversas playlists no YouTube e Spotify. Prepare a ceia ao som de “Vem que está chegando o Natal” (Santa Claus is Coming to Town) ou Bate o Sino (Jingle Bells), por exemplo. Música dá um atmosfera especial para momentos relevantes de nossa vida. E lembre-se de usar nossa playlist quando os convidados começarem a chegar.

Christmas time is here e preparamos uma playlist de Natal especial para você
curtir com músicas em vários idiomas cantadas por artistas de diversas partes do mundo. 

Para escutar nossa seleção, basta clicar no ícone do Spotify abaixo
ou no ícone na parte superior direita do blogue
e selecionar a playlist Christmas Time is All Over the World na conta Paula Musique.
Se você ainda não tem uma conta no Spotify, é bem fácil de criar e ela é gratuita. 

 

Lembre-se de deixar seu like, se você gostar de nosso conteúdo. Comentários são muito gratificantes também. Sua interação nos motiva a escrever mais. Volte aqui de vez em quando. Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Foto: Pixabay

3. Mostrar álbuns de família
Deixar separado álbuns de família (do tempo que se revelava fotos) e selecionar com antecedência algumas fotos mais recentes para revelar. Coloque os álbuns sobre o sofá e enquanto os convidados vão chegando, eles podem se distrair recordando momentos da família.

Foto: Rawpixel

4. Deixar o celular de lado
Por mais tentado que você fique de olhar o tempo todo como está sendo o Natal de seus amigos, resista e preocupe-se com o seu Natal e com a sua família. Claro que é bom fazer uma foto pra postar e um vídeo da família cantando pra compartilhar; mas nada de excessos. Resista! Eu acredito em você. Você vai conseguir! (risos)

Foto: Pexels

5. Pedir para as crianças da família, se houver, para decorarem versinhos de Natal
Estes versinhos serão ditos na cerimônia de Natal, que começa logo antes do jantar.
Alguns versinhos fáceis pra criançada decorar:

a)
Natal, Natal
Jesus nasceu
No céu a estrela
Apareceu

b)
Era uma noite invernosa
Para aquecer seu corpinho
Maria, mãe carinhosa
De palha fez seu bercinho

c)
Porque um menino nos nasceu
Um filho nos foi dado
E o governo está sobre os seus ombros
E Ele será chamado:
Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte
Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.
Isaías 9:6

d)
Hoje, na cidade de Davi,
Nasceu o Salvador
Que é Cristo
O Senhor
Lucas 2:11

Na minha família, até hoje fazemos isso. Caso vocês tenham avôs e avós fofinhos, você pode pedir para eles recitarem também. Minha avozinha recitava poemas todos os Natais e nós amávamos. E os pequenos se divertem decorando e falando em frente aos adultos.

Foto: Pexels

6. Pedir para os adolescentes da família fazerem uma esquete ou uma peça de Natal
A peça deve ter curta duração (máximo 10min) e eles podem envolver algumas crianças na peça. Há várias opções na Internet para se reproduzir.
A tendência está cada vez maior de os adolescentes desta geração sonharem com a carreira artística, então esta é uma chance de eles participarem fazendo o que gostam.

 

7. Escolher uma música para cantar com a família toda
Cada dia vivido faz parte da construção da história de nossa vida e nada melhor do que ter fotos e vídeos de um momento assim para ficar registrado na história da família. É só passar a letra & áudio da música com antecedência para os familiares se prepararem. Na dúvida, cantem o clássico alemão do ano 1818, “Noite de Feliz” (conhecido como “Noite de Paz”). Você pode cantar com o áudio junto para ajudar os parentes que não têm experiência com canto.

Foto: Akshar Dave

8. Pedir para o músico da família cantar/tocar uma música especial de Natal

Foto: Pexels

9. Pedir para o ancião da família ler o texto bíblico referente ao Natal
Sugiro que leia:
“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: ‘A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel’, que significa ‘Deus conosco’.” – Mateus 1:21-23
+
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” – Isaías 9:6

Se sua família não é cristã, o ancião da família pode ler uma crônica sobre o amor ou sobre a família.

Foto: Pexels

10. Fazer uma oração de agradecimento antes da ceia
É importante agradecer a Deus pelo motivo do Natal, pela família, pelo alimento e por mais um ano que está findando.

Foto: Pexels

11. Jantar com a família
Lembre-se de ter a Playlist de Natal tocando e as luzes da árvore de Natal acesas. Após tirar fotos da mesa e de seu prato cheio, coloque seu celular bem longe de você e esqueça que ele existe. Nada de mau vai acontecer com você se você não checar como está sendo o Natal das celebridades. Deixe eles lá com a vida deles (que muitas vezes é feita apenas de “aparências”) e curta a SUA vida e a SUA família que é real e está bem ali na sua frente.

Foto: Pexels

12. Fazer da entrega dos presentes um momento especial
No Brasil, nosso troca-troca de presentes já em especial (pelo menos nas famílias que conheço). Diferente dos EUA que, geralmente, as crianças acordam cedo e vão de pijamas para a árvore procurar por seus nomes escritos nos presentes e começar a abrir um por um, rapidamente, sem que ninguém preste atenção  direito em ninguém; aqui no Brasil nós entregamos os presentes lentamente e de formas variadas. Algumas famílias são grandes e não dá pra todo mundo comprar presente pra todo mundo, aí se opta por Amigo Secreto, Rouba-Rouba e afins. Independente de como você faça o seu momento dos presentes, lembre-se de mostrar que aquela pessoa é especial, dando atenção a ela, dizendo coisas boas a respeito dela, esperando que abra o presente e só depois dar prosseguimento às entregas. E seja sempre grato pelo que receber!

Foto: Pexels

13. Saborear as sobremesas
Após a entrega dos presentes, a “comida já desceu” um pouco mais e é hora de tomar aquele chazinho com as sobremesas (há quem tome café nestas horas também. Guilty!).

Foto: Tookapic

14. Hora de ir embora
Lembre-se de ajudar o anfitrião da festa. Mesmo que ele diga que “não precisa”, você vai lá e ajuda. Dez mãos trabalhando são muito mais rápidas que quatro apenas. E se você é o anfitrião, já avise que vai precisar de ajuda. ;) Tanto o anfitrião como os convidados estão todos estão cansados e querem dormir, não é?

É isso aí, estas foram nossas simples sugestões.
Um Natal regado de arte e com uma cerimônia assim fica com um tempero especial e é um diferencial quando o Natal deixa de ser apenas um encontro para comer e trocar presentes.

*Todos as fotos deste post são free commercial use.

VAMOS CONVERSAR:
Você tem alguma sugestão para o Natal? Sua família tem alguma tradição? O que você achou de nossa lista?

Já leu nosso post com OS 10 VIDEOCLIPES MAIS LEGAIS DE NATAL? Ainda não?
Então clique aqui e leia sobre o assunto após terminar este post que você está lendo.

Confira a nosso post com uma PLAYLIST DE NATAL COM MÚSICAS DO MUNDO INTEIRO
feita especialmente para esta época tão especial do ano.

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais. Seu like me faz escolher vir aqui escrever, em vez de ler um dos livros que estou lendo, ou assistir um filme, ou tocar piano… Got it?
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
1 comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.