Menu
da capo
Não tenha medo do caminho; tenha medo de não caminhar
Augusto Cury
Playlists com músicas especiais para você
19 de novembro de 2017
uma leitura de 20 minutos

Hits com destaque para o Piano – Parte I

– por Paula Musique –

Piano é um dos instrumentos mais relevantes da História da Música. Era amado e tocado por Mozart, Beethoven, Liszt, Chopin e Brahms – que escreveram inúmeras peças que exaltavam a versatilidade deste instrumento desenvolvido no século XVIII. O piano, que é cheio de charme, muito tempo atrás já encantava a nobreza nas festas da corte europeia e hoje cai muito bem também em teatros, igrejas, pubs e escolas. Pense em todos os estilos e gêneros que combinam com ele! Eles vão de sonatas, prelúdios, danças, mazurcas, marchas, baladas e valsas até o ragtime, boogie-woogie, jazz, blues e rock.

Além de ser um instrumento possante que consegue dominar o palco em seus concertos com orquestras, de brilhar em sua completude como instrumento solista num recital de piano e de fazer todo pianista sonhar em ter uma versão de cauda no centro da sala de sua casa; o grandão de 88 teclas também é muito relevante na formação e na prática profissional de maestros, compositores, professores, produtores musicais e cantores. É uma peça importante nos ensaios de corais, nas aulas de música com crianças, nos momentos de composição e arranjo de peças para orquestra e no processo de planejamento de gravação em estúdio. Não posso deixar de mencionar que forma um belo par com o violino, ou o violoncelo, ou o trompete, ou até mesmo com a guitarra; ou seja, com praticamente todos os instrumentos. É como se o piano fosse o “Mr. Right”, “The One”, a “peça que faltava” na vida dos outros instrumentos.

Bom, chega de “puxar sardinha” pro lado do piano. Confesso que sou apaixonada por outros instrumentos também e ainda tenho tempo para ficar proficiente em pelo menos outros 3 durante minha vida. Se eu fosse escolher hoje, seriam: guitarra, violoncelo e bateria. Meu primeiro instrumento foi a flauta transversa, mas eu ficava com falta de ar – talvez, por ser uma criança, não estava usando o tipo de respiração correta. Adoro instrumentos de sopro, mas acho que não se adequam ao meu sistema respiratório. ;) Fico impressionada com músicos que conseguem tocar soprando por horas e horas! Acho que são pessoas dotadas de pulmões, narizes e diafragmas poderosos.

Alright, back to Mr. Piano. Hora de conferir uma lista gostosa de músicas de diversos gêneros. Perceba como o piano é amigável e se adapta a todas estas músicas. O nível técnico dos pianistas é bastante diferente aqui. Pianistas mais conservadores diriam que alguns deles não são pianistas, e sim, tocadores de piano. Mas como eu sou uma pianista gente-boa, vou considerar todos estes como pianistas.

Começarei com quem? OneRepublic, interpretando Apologize. Por que? Só porque acho o Ryan Tedder muito lindo, ele é um super produtor musical e compositor e esta canção marcou meus tempos na Inglaterra.

Confira a lista, a seguir.

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
0 comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.