– por Paula Musique –
Esta não é uma lista dos maiores hits de 2018. Também não é uma lista das músicas com mais visualizações no YouTube. É a lista das minhas canções favoritas lançadas neste ano.
Confesso que há canções que eu não entendo como ultrapassaram a marca de 1 milhão de visualizações e muito menos como entraram na lista das mais tocadas nas rádios. Sabe aquele tipo de coisa que quando você vê, você pensa: “Vish, deve ter vendido a alma pra conseguir isso”! Bom, quando eu vejo certas músicas ou artistas recebendo destaque eu penso: “Deve ter vendido a alma, o corpo e até o espírito!” (risos)
Não me refiro aqui a nenhum gênero musical específico ou a algum artista que não faz muito meu estilo. Falo musicalmente. Explico. Mesmo quando não gosto muito de algum gênero e vejo que é top nas paradas, quero entender o porquê. Mesmo que seja um artista que não curto, analiso a canção friamente e se percebo que a canção se destaca pelo vocal bem trabalhado, ou pelo arranjo instrumental bem pensado, ou pela letra que tem uma mensagem significativa; bom, tenho humildade para reconhecer que aquela canção tem motivos para ser uma das mais ouvidas, apesar de não ser meu estilo.
ARTISTAS BRASILEIROS
Mas o que acontece muito no nosso Brasil é termos muitas músicas que não se destacam em nada e chegam no topo. Got it? Deixa eu corrigir aqui… Algumas destas músicas se destacam em algumas coisas, sim: bumbuns rebolando de cima pra baixo e de baixo pra cima no olho da câmera, letras pornograficamente explícitas, e outras cositas más.
Brincadeiras e “sinceridades” à parte, como musicista, sei que temos artistas brasileiros excepcionais não recebendo o destaque que deveriam. Alguns poucos conquistam a indústria apenas por pura dedicação e arte sem ter de apelar para fatores “não-nobres”.
Não tive conhecimento de muitas músicas sensacionais sendo produzidas neste ano na nossa terrinha. Digo, tenho certeza que muito material de qualidade foi desenvolvido em todas as regiões de nosso país, mas a indústria da música muito dificilmente promove nossos grandes artistas e muita música boa fica sendo exclusividade do grupo de amigos e familiares destes músicos.
Gostaria muito de fazer uma lista gigante 100% brasileira de canções fantásticas aqui. Entretanto, não vai rolar. Mas penso que isto pode mudar em breve, pois nosso povo está ficando mais exigente e percebemos um alto índice de queixas nas redes sociais quanto a falta de diversidade musical que é distribuída pela grande indústria da música. Ainda bem que temos a Internet que facilita nosso acesso à arte. Muitos músicos acabam trabalhando de forma independente – o que tem vantagens e desvantagens. Para o público, a grande vantagem é que dando uma vasculhada pelo “mundo www”, podemos encontrar artistas de verdade que estão escondidos em suas belas melodias, extraordinária extensão vocal ou evidente expressividade.
Minha artista brasileira favorita é Marisa Monte, mas ela está quietinha…
MENSAGEM PARA PRODUTORES MUSICAIS
Sei que todos nós precisamos ter uma certa renda para viver, mas gostaria de fazer um apelo aos produtores musicais para que invistam nos artistas que estão fora do que mais é consumido no Brasil atualmente e ARRISQUEM, promovendo aquele músico que é multitalentoso, aquela cantora com voz extraordinária e aquele letrista criativo e profundo. Com as redes sociais você tem espaço para divulgar gratuitamente seus novos projetos e existe um público exigente sedento por um som diferente. Você precisa ser estratégico para ganhar atenção em meio a um mercado onde o destaque é para uns 3 ou 4 gêneros musicais, mas com planejamento é possível, sim. ;)
Não sou contra um ou outro estilo musical. Enxergo-os como manifestações culturais que revelam a identidade de nossa nação. Mas sou contra a indústria dar atenção apenas a algumas manifestações culturais, excluindo várias outras possibilidades.
Okay, chega… Falei tudo isto pra dizer que minha lista é totalmente estrangeira e que eu espero que vocês curtam. Tem pop, balada romântica, country, jazz, rock…
Nesta lista com AS MELHORES MÚSICAS DE 2018 você vai ouvir canções que:
1) têm uma boa mensagem e/ou;
2) não objetificam a mulher com suas letras e/ou;
3) não depravam o corpo e/ou;
4) não fazem apologia às drogas e/ou;
5) demonstram a qualidade vocal do artista e/ou;
6) têm um interessante arranjo instrumental.
Só músicas do MOVIMENTO MÚSICA NOBRE aqui. Vários estilos. Então, se você não gostar da 1, 2 e 3, continue clicando nas canções seguintes que eu garanto que você vai gostar de várias.
Let’s get started!
(clique na próxima página para continuar)