– por Paula Musique –
Se você não é cristão, continue lendo, pois você vai ampliar seu conhecimento quanto aos mais diferentes tipos de repertório ao conhecer estes cantores. Você pode também observar qual é o tipo de música que recebe atenção no meio gospel e depois comparar com o que é que tem mais espaço no mercado da música não-cristã.
No mundo gospel, percebe-se uma onda diferente se movendo no oceano da indústria da música, como explicamos na lista geral das MELHORES MÚSICAS DE 2018. O segmento da música cristã tem uma gama de particularidades e é um mercado que cresce continuamente a cada ano. Isto é tão real que até mesmo as grandes gravadoras do Brasil e do mundo têm criado um departamento separado apenas para cuidar dos artistas gospel.
Neste meio é muito comum vermos em destaque os artistas que mostram que sabem usar os elementos técnico-estilísticos do canto, além de explorarem sua tessitura vocal, passeando das notas mais graves aos agudos bem lá nas alturas. E quanto à instrumentação, não é diferente: também há um espetáculo de talentos. Tanto no Brasil como em outros países, percebe-se artistas com canções admiráveis. Os cristãos brasileiros têm orgulho de seus cantores e músicos – pode-se dizer que as igrejas de nosso país são celeiros de talentos.
Entretanto, a lista não se limita à música nacional. Há excelentes exemplos da música gospel noutros países, conforme veremos. A igreja protestante dos Estados Unidos também tem sido um celeiro de cantores de destaque que começaram na música cantando no coral da igreja, como: Elvis Presley, Whitney Houston, Aretha Franklin, Beyonce, John Legend, Diana Ross, e por aí vai.
Espero que a indústria da música aprenda algo com o segmento gospel e valorize os músicos do mercado musical geral, não focando apenas em 3 ou 4 gêneros musicais. Assim como na música cristã há espaço para pop, soul, baião, forró, sertanejo, música coral, R&B; a indústria geral tem que investir pesado nos músicos de variados gêneros também: blues, jazz, erudito, balada romântica, música instrumental, a cappella, e outros.
Vamos, então, à lista das minhas músicas gospel favoritas lançadas em 2018.
1. Gabriel Rocha – Lugar Secreto
2. The Brooklyn Tabernacle Choir – Psalm 34
Esta aqui foi a canção gospel de 2018 que eu mais ouvi! Como já mencionei aqui neste post sobre os melhores duetos, quem visita New York City, certamente tem de reservar um tempo do domingo para ir até o Brooklyn e prestigiar o The Brooklyn Tabernacle Choir (coral da Brooklyn Tabernacle). Não tem graça ir pra NYC e conhecer somente Manhattan, né? Independente de sua fé ou falta de fé, a harmonia ecoada por este coral toca o âmago de nosso ser. Turistas do mundo inteiro visitam. Tive a alegria de assisti-los e minha vontade era de correr pelo corredor, subir no palco e cantar com eles – e ficaria igualmente feliz em pedir licença para o pianista e tomar o lugar dele por alguns minutos (risos). Adoro o crescendo que acontece a partir do 3:28 rumo ao auge da canção – é muita qualidade musical!
3. for KING & COUNTRY – God Only Knows
Estes dois irmãos australianos trabalham muito bem a instrumentação de suas músicas. Vale a pena conhecer o trabalho deles e observar estes detalhes.
4. Marcela Tais & Pregador Luo – Sobrevivi
Para aprender a ler partitura com exercícios automatizados, clique aqui.
Se você gosta de testes, faça a quiz sobre instrumentos muisicais.
Ou o teste sobre história da música.
5. Andrew Peterson – Is He Worthy
Se você assistiu a novela Apocalipse da Record, você vai lembrar que esta é a música da cena final da novela.
(clique na próxima página para continuar com esta super lista e lembre-se de deixar seu like)