fbpx
Menu
da capo
A alegria não está nas coisas: está em nós
Richard Wagner
Playlists com músicas especiais para você
11 de julho de 2021
uma leitura de 4 minutos

Músicas Portuguesas Favoritas: viaje comigo!

Quanto você conhece da cultura musical de Portugal? Eu conhecia praticamente nada; apenas sabia da importância do fado, mas não sabia nem sequer o nome de fadistas portugueses. Foi em minha viagem a Portugal que tudo mudou… E agora tenho minhas músicas portuguesas favoritas.

– por Paula Musique –

Um post diferente

Anos atrás fiz uma viagem à Portugal que me deixou APAIXONADA pelo país, com suas tradições, gastronomia, belezas naturais e diferentes sotaques (açoriano, alentejano, alto-minhoto) – sendo o da região do Porto e de Braga o mais gostoso de ouvir.

Neste artigo, irei intercalar algumas de minhas experiências em Portugal com os vídeos das minhas músicas portuguesas favoritas. Assim você viaja comigo, enquanto se deleita com a sonoridade de cada palavra cantada.

Minhas músicas portuguesas favoritas

Conheça a lista destes sons encantadores vindos do Velho Continente, da querida Portugal:

1. Miguel Araújo – Os Maridos das Outras

A letra irônica desta canção é genial e a batida é uma delícia de escutar. Por favor, ouça e entenda a mensagem por trás da letra. ;)

Quando viajo, gosto de mergulhar na cultura, sou fã do slow travel, fico semanas num mesmo país, vários dias numa mesma cidade – não dou a mínima para frases de tipo: “viajei para 30, 50, 100 países”.

Você sabia que há pessoas que dizem para você que conhecem todos os países da Europa Ocidental, mas que, em verdade, fizeram um tour de trem em que passaram um dia ou dois em cada país? “Not my type of adventure, honey”.

Gosto de viajar para poucos países e ficar o máximo de tempo possível degustando a cultura. Isso sem contar as vezes que volto aos mesmos destinos de férias: 3x para a França, 3x para a Itália, etc… E Portugal é um dos países para o qual desejo voltar. E queria fazer uma viagem diferente: levando minha mãe e convidando uma ou duas primas dela para irem junto.

Divirta-se também com os exercícios automatizados de leitura para piano
Exercícios automatizados: qual é o tom da música? Aprenda com Tom Hanks
Faça o teste de instrumentos musicais aqui

2. Fernando Daniel e Agir – Sem ti

Música viciante. Devo ter escutado umas 20x! :D Que batida gostosa de ouvir. Gosto das vozes, da letra, da forma com os cantores incrementam a melodia… Deveria ser um hit aqui no Brasil. Vale a pena conhecer outras canções do artista

Eu fui sozinha a Portugal e uma de minhas vantagens favoritas de se viajar solo é a liberdade para conversar com todo mundo. Como eu adoro falar com desconhecidos, acho que de alguma forma as pessoas sentem isso e vêm falar comigo.

E não foi diferente na terrinha: conversei com portugueses e portuguesas de todos os cantos, de diferentes profissões, desde o garçom e o motoristas do bondinho até donos de restaurantes e outros empresários. Em Lisboa, peguei o eléctrico 28 que faz um passeio belíssimo por bairros famosos e como era o último trajeto do dia, após todos os passageiros saírem, o motorista tirou muitas fotos minhas no bonde, explicou-me o mecanismo do eléctrico e várias curiosidades. Amei!

3. António Zambujo – Pica Do 7

O “Pica do 7” é o revisor do eléctrico (funcionário do bonde) da linha n.º 7 de Lisboa. Adoro a letra e o arranjo instrumental. Para entender mais sobre esta música, leia o artigo que escrevi inteiramente falando sobre Antônio Zambujo.

Os portugueses foram muito gentis comigo (com exceção de algumas pessoas mais velhas no serviço público que não pareciam ter muita paciência. hehe). Ganhei muitos descontos em lojinhas turísticas, agradinhos nos restaurantes e me deixaram entrar em dois museus mesmo quando já tinha passado da hora permitida à entrada – ufa! -, algo que nunca aconteceria nos EUA, pois eles têm aquele jeito quase-que-irritante de “essas são as regras”, mesmo quando quebrá-las não prejudicará NINGUÉM.

4. Raquel Tavares – Meu amor de longe

Tão bom ouvir canções assim, bem diferentes das canções pornográficas do Brasil – que acabam virando hits. :S

Cheguei em Portugal pela cidade de Porto e do aeroporto peguei logo um ônibus especial que vai direto à cidade de Braga e fica um pouco mais ao norte, uma viagem de menos de uma hora. A viagem já começou bem, pois sentei na primeira poltrona, juntamente com minha mala gigante, uma mala menor (carry on) e minha bolsa, e o motorista conversou comigo e deu dicas durante o percurso inteiro.

Os benefícios do canto coral
Tipos de Coral (ou Coro)
Corais do mundo todo
A valorização da música coral

Minhas músicas portuguesas favoritas

Para ouvir minhas músicas portuguesas favoritas no Spotify, clique abaixo e me siga por lá também. Mas espere, a lista de canções e a história continua abaixo…

5. Ana Moura – Dia de folga

Ana Moura: minha cantora portuguesa favorita até o momento. Conheci o trabalho delas anos atrás e fiquei encantada com esta simpática e talentosa fadista. Recomendo que conheçam seu repertório. Pretendo fazer um post especialmente sobre ela, então aqui, deixo apenas uma canção para você. ;)

Quando cheguei ao terminal, peguei um táxi para me levar até o hotel (num edifício do século XIX), só que eu não sabia que ficava num calçadão e o táxi não poderia parar na frente. Ainda bem que ele estacionou o carro e se ofereceu para me ajudar com as malas :S

Obs.: Meu arrependimento nesta viagem foi o tanto de malas que levei. Se você já foi a Portugal, sabe que muitas cidades são repletas de ladeiras. Imagine-me de salto (só alguns dias, pois ficou complicado lá! haha), puxando morro acima e morro abaixo uma mala grande com a mão direita, uma mala pequena na mão esquerda e uma bolsa pesada em um dos ombros! Quando lembro, só penso que as pessoas olhavam para mim com muita pena :D e em todo o lugar homens cavalheiros surgiam de vários cantos para me ajudar. Foi ótimo pela companhia dos cavalheiros de um ponto ao outro, mas foi ruim pelo incômodo. Quem nunca? :S Tá bom, tá bom… Eu sei que a maioria das pessoas é sensata e só leva uma mochila… Mas de lá para cá, eu até que melhorei um pouco…

6. Madredeus – Alfama

Madredeus é um dos grupos musicais portugueses de maior projeção mundial. A sua música combina influências da música popular portuguesa e do fado, com a música erudita e com a música popular contemporânea.

Foto: Reprodução (Bairro Alfama, em Lisboa)

Aqui, mais um clipe gravado em um eléctrico. Alfama é um bairro lindíssimo de Lisboa com ruas íngremes repletas de cafés e lojinhas. Eu gostei demais de passear a pé e de eléctrico por Alfama.

O recepcionista do hotel era um amor e fiquei bem acomodada. Tomei um bainho, arrumei-me e já fui passear. Sim, comigo não tem este papo dramático de jetlag. Meu hotel ficava muito próximo à Catedral da Sé e assim comecei meu turismo; ah, mas antes entrei numa lojinha de cosméticos naturais que ficava no caminho.

Comecei a conversar com a gerente da loja, uma jovem portuguesa muito simpática e ao fim de nosso papo ela disse: “divirta-se, beijinhos”. Quando ela disse “beijinhos”, eu achei a coisa mais fofa do mundo! Ou seja, as primeiras horas em um país são muito importantes para definirem sua impressão geral sobre aquele povo e lugar – os portugueses começaram muito bem.

7. Mariza – A nossa voz

Que música! Está canção foi lançada na época do lockdown. Arte ao som da guitarra portuguesa.

Gente, fico até com vergonha da música brasileira que recebe destaque por aqui. Portugal, com o mesmo idioma, nossa língua materna, tem enriquecido e enaltecido tanto os talentos que possuem… enquanto nós, aqui… bom, nem vou falar!

Tenho outras canções portuguesas favoritas, mas vou deixar para outro post. E assim, deixo para contar minhas aventuras no Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Sinta e etc. numa próxima oportunidade.

Minha mensagem principal com este artigo: escutem músicas portuguesas e visitem Portugal! ;)

E aí? Qual música você mais gostou?
Você já conhece Portugal?
Há algo que você gosta ou conhece da cultura portuguesa?

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

 

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Vitória Bruscato 21/07/2021

    A música que eu mais gostei do post foi “Sem Ti”, já vou até colocar na minha playlist! :)
    Amei isso que você falou sobre ficar vários dias no mesmo destino e até voltar, concordo que isso sim é aproveitar uma viagem.
    Sobre a música brasileira que faz sucesso por aqui, eu adoro e não tenho vergonha alguma. Por mais que fale coisas consideradas “feias” por muitos, acho importante entender de onde vem cada estilo, porque faz sucesso, e etc. E a música de fora (leia-se dos EUA) faz tanto sucesso por aqui, sendo muitas vezes com letras piores que as nossas, então não tem porque não escutar as daqui também.

  2. Luly Lage 21/07/2021

    Oi, Paula!
    Eu lembro do seu post sobre Pica Do 7 e achei a história genial na época, além da música em si ser bem gostosa. Não teria conhecido se não fosse pelo seu blog, obrigada!

    Meus pais tinham um cd de músicas portuguesas variadas quando eu era adolescente e a gente sempre ouvia no carro quando viajava para Timóteo, cidade onde nasci. Tinha uma que eu amava, mas infelizmente não sei nome de artista ou título =( Dessa lista de hoje adorei conhecer Madredeus, que projeto incrível!

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.