Partitura Artística (Parte II): Criatividade atrai Criatividade
– por Paula Musique –
Conheça belos trabalhos artísticos feitos em partituras e estimule seu processo criativo. Inspire-se a fazer projetos semelhantes sozinho, com um grupo de amigos ou com seus alunos. Continue lendo para conferir as produções.
Para ler o post Partitura Artística (Parte I), clique aqui.
O diálogo entre as Artes nos instiga e revela como as áreas podem estar interligadas: som, cor, palavra, imagem, volume e movimento se comunicam.
Esta lista com PARTITURAS ARTÍSTICAS traz uma sequência de trabalhos que misturam Música com Pintura/Desenho.
Assim como já mencionado no post Partituras Artísticas (Parte I), você pode usar este material para um exercício individual de reflexão sobre o que você entende do que vê; pode chamar seus amigos músicos ou amantes da Música para uma atividade lúdica em grupo; ou ainda, pode planejar uma atividade teórica com seus alunos – analisando estas partituras artísticas apresentadas neste post e no post I e promovendo diálogo com seus alunos – ou uma atividade prática com a turma, onde todos colocam a mão na massa.
Sugestão de perguntas para as atividades com Partituras Artísticas:
– Por que o artista escolheu esta música? Será que tem algum valor sentimental para ele?
– O título da música tem alguma relação com a pintura/desenho?
– Quais foram as técnicas utilizadas?
– Quais foram os materiais utilizados?
– Quais palavras ou ideias vêm a minha mente enquanto observo a partitura?
Conte pra mim nos comentários qual trabalho você mais gostou. ;)
Okay, hora de passear pela Galeria de Arte:
O MELHOR LIVRO DE TEORIA MUSICAL
Este artigo continua após este “momento comercial” (risos) sobre o meu livro FAVORITO de Teoria Musical – de todos que já li (amo o tema) este é o melhor. Para quem quer entender tudo de teoria, ser expert em leitura de partitura, conhecendo o nome de todos os símbolos musicais e para que servem, este é o clássico da Teoria da Música, escrito pelo tcheco Bohumil Med – o mais completo compêndio escrito em português. Por isto é o IDEAL PARA VESTIBULANDOS do curso de Música. Li por inteiro pela primeira vez quando era ainda adolescente (enchi o meu de marcações e grifos) e é o livro-base que utilizo para lecionar leitura musical. É muito detalhado e didático. Excelente para iniciantes que querem começar na música com o pé direito e também para músicos profissionais e professores que querem se aperfeiçoar, compreendendo as particularidades da mais bela de todas as artes: a Música!
Resumindo:
É o livro NÚMERO 1 DA TEORIA DA MÚSICA.
Se você pode comprar apenas um livro de teoria, deve ser este.
Conteúdo: Tudo sobre teoria da música, em detalhes, de forma muito didática e com exercícios simples para fixar o assunto.
Para quem é: iniciantes na Música, músicos profissionais, professores e VESTIBULANDOS!
Detalhes sobre o livro: a 5a edição é de 2017, tem 621g e “apenas” 399 páginas de pura magia musical.
Recomendações: Ler com muita atenção, ao som de boa música (recomendo jazz ou erudito) e tomando sua bebidinha favorita.
Teoria da Música. Vademecum da Teoria Musical
Obs.: Se você comprar através dos links acima, eu recebo uma pequena comissão (aê! agora fico rica!). Você comprando com meu link ou sem meu link, o preço para você é o mesmo. ;) Thanks!
.
Voltando…
Para ler o post Partitura Artística (Parte I), clique aqui.
Conte pra mim nos comentários qual trabalho você mais gostou. ;)
[Para mais sugestões de atividades para trabalhar com seus alunos, você pode ler este post aqui. Para conhecer o jogo musical Orchestra Game, é aqui. E para ler sobre a Pirâmide do Aprendizado, clique aqui]
Se você gostou, deixe seu like e seu comentário para nos motivar a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)