fbpx
Menu
da capo
Toda hora é hora de fazer o que é certo
Martin Luther King
Playlists com músicas especiais para você

Recorte da arte da russa Lena Ehrlich (as imagens abaixo também)

– por Paula Musique –

[Este post foi um tanto trabalhoso e me tomou algumas horas, assim como os outros desta série. Espero que você goste.
Lá embaixo tem a opção de like, caso você queira clicar como forma de agradecimento – comentários também motivam muito]

Neste post você poderá continuar a praticar sua leitura musical através de EXERCÍCIOS AUTOMATIZADOS e aprenderá AGORA a reconhecer notas no PIANO. Mesmo que seu instrumento seja outro, o conhecimento básico de piano irá complementar muito positivamente sua formação musical.

“Leitura Musical é como se fosse a CNH (carteira nacional de habilitação) que lhe permite percorrer os caminhos musicais que levam você mais longe” – Paula Musique

Vale lembrar que TECLADISTAS se beneficiarão destes exercícios da mesma forma que pianistas.

AVISO PRÉVIO 1: Se você não é músico e não pretende ser, mas é um curioso, um amante do conhecimento; este post é para você. Se você gosta de Música, se já teve curiosidade para entender como acontece a “mágica” da leitura de partitura para piano e se já se perguntou como é que um pianista pode saber exatamente qual tecla tocar dentre as 88 teclas do piano, aqui você terá a oportunidade de experimentar isso.

AVISO PRÉVIO 2: Se você é músico, mas piano não é a sua praia, convido você para hoje “surfar” um pouco neste “mar de teclas”.

AVISO PRÉVIO 3: Se você é estudante de piano ou teclado e tem medo de partitura, este medo vai embora hoje, pois você verá que é simples e uns minutos de prática por dia resolvem isto. Não saia deste post sem clicar no link do Exercício 4, pelo menos.

AVISO PRÉVIO 4: Se você é professor, aqui está uma forma simples e prática de introduzir leitura musical para seus alunos. Por muitos anos eu introduzi a leitura musical aos meus alunos explicando a história, todos os porquês, as funções, como desenhar, etc. Ainda gosto de fazer assim, mas agora estou experimentando um jeito novo, digamos que, menos “acadêmico”. Após o aluno desenvolver a lógica da leitura de notas, aí eu explico a história e as regras de escrita. Como professores, sabemos que muitas vezes temos de adequar nossa didática de acordo com o perfil de cada estudante. Para alunos mais curiosos que questionam o porquê de tudo, continuo introduzindo a leitura musical do modo que faço há anos; para alunos mais ansiosos ou imediatistas, tenho experimentado esta forma aqui.

AVISO PRÉVIO 5: BEM-VINDO AO MUNDO DAS TECLAS!

“É mais fácil do que parece, mais gostoso do que você pensa e muito mais recompensador do que você imagina” – Paula Musique

Obs.: 1) Estes exercícios também são aplicáveis para os primos dos pianistas: cravistas, organistas, tecladistas e acordeonistas; 2) Do até o é exatamente o mesmo texto introdutório dos outros posts da Série APRENDA A LER NOTAS MUSICAIS. Caso você já tenha lido algum, pode pular para as imagens autoexplicativas do piano; 3) Caso não tenha lido a Parte I desta série (pauta x nome de nota – dó, ré, mi) ou a Parte II (pauta x nome de nota – C, D, E) , sugiro que pratique alguns daqueles exercícios antes ou depois de ler este post aqui, principalmente a Parte I; e 4) No próximo post desta série trabalharemos exercícios automatizados de reconhecimento das notas musicais no traste do VIOLÃO. Fique ligado!

[Qual é a IMPORTÂNCIA DE SE LER PARTITURA? CLIQUE AQUI.]


Nunca é tarde demais para aprender a ler partitura: você pode ter 70 anos e começar a aprender agora.
Nunca é cedo demais para aprender a ler partitura: a criança não precisa estar alfabetizada para apenas depois poder nomear notas musicais.


Nem sempre é preciso que o professor nos ensine tudo bem “mastigado” do começo ao fim.
Somos seres lógicos e conseguimos deduzir.
Podemos nos desenvolver após recebermos uma boa explanação inicial e ir além.
Apenas precisamos que nos digam qual é a direção.
Há imagens que são autoexplicativas.
Não precisamos entender os porquês de cada detalhe já no início de um novo aprendizado.
Somos mais capazes do que pensamos.

!
Idosos precisam de estímulos para a memória, concentração, coordenação motora e socialização. Muitos deles querem algo novo. Eles ainda podem e devem ter planos e sonhar.
Os pequeninos têm uma capacidade de associação surpreendente. Eles conectam palavras à imagens de forma que é possível ensinar japonês para crianças de 4 anos, por exemplo, mostrando os símbolos e dizendo o que significam. Se isto acontece com a leitura de idiomas, também acontece com a leitura da música. Muitos deles querem algo novo todos os dias. Eles podem e devem se divertir com o aprendizado da música.
Ou seja, se não-alfabetizados e idosos podem aprender, você também pode.

[Você gosta de jogos? Então divirta-se com o Orchestra Game,
enquanto identifica os timbres dos instrumentos da orquestra aqui]

O MELHOR LIVRO DE TEORIA MUSICAL

Este artigo continua após este “momento comercial” (risos) sobre o meu livro FAVORITO de Teoria Musical – de todos que já li (amo o tema) este é o melhor. Para quem quer entender tudo de teoria, ser expert em leitura de partitura, conhecendo o nome de todos os símbolos musicais e para que servem, este é o clássico da Teoria da Música, escrito pelo tcheco Bohumil Med – o mais completo compêndio escrito em português. Por isto é o IDEAL PARA VESTIBULANDOS do curso de Música. Li por inteiro pela primeira vez quando era ainda adolescente (enchi o meu de marcações e grifos) e é o livro-base que utilizo para lecionar leitura musical. É muito detalhado e didático. Excelente para iniciantes que querem começar na música com o pé direito e também para músicos profissionais e professores que querem se aperfeiçoar, compreendendo as particularidades da mais bela de todas as artes: a Música!

Resumindo:
É o livro NÚMERO 1 DA TEORIA DA MÚSICA.
Se você pode comprar apenas um livro de teoria, deve ser este.
Conteúdo: Tudo sobre teoria da música, em detalhes, de forma muito didática e com exercícios simples para fixar o assunto.
Para quem é: iniciantes na Música, músicos profissionais, professores e VESTIBULANDOS!
Detalhes sobre o livro: a 5a edição é de 2017, tem 621g e “apenas” 399 páginas de pura magia musical.
Recomendações: Ler com muita atenção, ao som de boa música (recomendo jazz ou erudito) e tomando sua bebidinha favorita.
Exercícios: Para acompanhar o livro de teoria, você pode adquirir o volume que vem cheinho de exercícios COM GABARITO para você fixar o conteúdo que estudou ou para usar como atividades para seus alunos de música.

Teoria da Música. Vademecum da Teoria Musical

Teoria da Música. Livro de Exercícios

Obs.: Se você comprar através dos links acima, eu recebo uma pequena comissão (aê! agora fico rica!). Você comprando com meu link ou sem meu link, o preço para você é o mesmo. ;) Thanks!
.
Voltando…

Vamos aprender agora? Veja como é fácil ler as notas musicais e encontrá-las no PIANO. Começaremos com as imagens autoexplicativas. Desta vez, há mais informações escritas do que nos outros posts da série. Visto que cada pessoa tem um processo de aprendizado diferente, vamos apresentar diversas figuras, mesmo que sejam semelhantes, para que todos consigam entender. Time to get started!

[Se quiser aumentar o tamanho das imagens, aperte control + no Windows ou command + no iOS]

—- Hora de relembrar o que tratamos nos posts anteriores desta série:

—- Okay. Agora você está pronto para conhecer o mundo das teclas. A cada imagem vai sendo adicionado mais conteúdo. Lembre-se: agora não é o momento de entender os porquês. Quando criança na escola, você aprendeu a olhar para o desenho dos animas e relacionar/decorar qual era o nome de cada um (o listrado preto-e-branco era a zebra, o de pescoço comprido era a girafa, o dentuço de orelhas longas era o coelho, etc). Você também aprendeu que este “5” é o número cinco e este “P” é a letra pê. Aprendeu tudo isto sem a professora ter de explicar a função dos bichinhos, a história do alfabeto ou por que cada número é desenhado da forma que é. O assunto aqui é menos fácil, mas é divertido. Have fun:

Não fique “à espera de um milagre” como John Coffey. Persevere, continue aqui estudando e tentando entender. Não desista! ;)

 

 

 

 

 

Seja como o escoteiro Russell que não desistiu até conseguir sua medalha de mérito por ajudar um idoso. Don’t give UP! ;) Got it?

 

 

 

via GIPHY – Parece que está se afogando com tanta informação? Sorria e continue lendo. Na hora dos exercícios você verá que é tranquilo. ;)

 

 

[Teste seus conhecimentos sobre instrumentos musicais fazendo esta quiz aqui]


Chegou a hora dos exercícios automatizados. O “dó central” nos links abaixo, aparece como Dó4 (C4), pois considera o “dó” mais grave do piano como sendo Dó1. É isso aí!

E para sair da rotina, iniciaremos com a clave de fá (clique nos links sublinhados para praticar):

 CLAVE DE FÁ 

1. Somente clave de fá
Nota do dó central descendo ao fá
Somente notas naturais
Pauta x Piano
Exercício 1

Livros sobre Música Clássica – para comprar
Livros de Instrução e Estudo Musical – para comprar

2. Somente clave de fá
Nota do dó central descendo ao dó (uma oitava)
Somente notas naturais
Pauta x Piano
Exercício 2

3. Somente clave de fá
Nota do dó central descendo ao dó (duas oitavas)
Notas naturais e acidentadas
Pauta x Piano
Exercício 3

 CLAVE DE SOL

4. Somente clave de sol
Notas do dó central subindo ao sol
Somente notas naturais
Pauta x Piano
Exercício 4

5. Somente clave de sol
Notas do dó central ao dó (uma oitava)
Somente notas naturais
Pauta x Piano
Exercícios 5

Livros sobre Música Clássica – para comprar
Livros de Instrução e Estudo Musical – para comprar

6. Somente clave de sol
Notas do dó central ao dó (duas oitavas)
Notas naturais e acidentadas
Pauta x Piano
Exercício 6

7. Somente clave de sol
Notas do fá ao fá (três oitavas)
Notas naturais e acidentadas
Pauta x Piano
Exercício 7

CLAVE DE SOL E CLAVE DE FÁ (Pianistas, cravistas, organistas & cia. leem as duas claves simultaneamente. Sim, eu sei, isso é meio louco e incrivelmente empolgante!)

8. Clave de sol e clave de fá
Clave de fá: dó central descendo ao fá
Clave de sol: dó central subindo ao sol
Somente notas naturais
Pauta x Piano
Exercício 8

9. Clave de sol e clave de fá
Clave de fá: dó central ao dó (uma oitava)
Clave de sol: dó central ao dó (uma oitava)
Somente notas naturais
Pauta x Piano
Exercício 9

10. Clave de sol e clave de fá
Clave de fá: dó central ao dó (duas oitavas)
Clave de sol: dó central ao dó (duas oitavas)
Notas naturais e acidentadas
Pauta x Piano
Exercício 10

LEMBRE-SE: você não precisa compreender tudo profundamente agora. Foque nos princípios básicos. Relaxe. Vai dar tudo certo. ;)

Se você ainda não leu a Parte I desta série de leitura de notas musicais, a hora é agora. ;)

Num próximo post irei compartilhar exercícios com outras combinações: pauta x teclas do piano e pauta x traste do violão. Mas para isso, preciso saber se você gostou e se você acha que são atividades úteis, pois leva muito tempo para preparar este tipo de post. ;)

Estudante, você pode compartilhar com seus amigos que também têm interesse de aprender.
Professor, você pode passar este post para seus alunos praticarem.

Para ler o texto sobre HITS COM DESTAQUE PARA O PIANO, CLIQUE AQUI.

Para ler o texto sobre a IMPORTÂNCIA DE SE LER PARTITURA, CLIQUE AQUI. Mas antes deixe um comentário e/ou clique no like, se você gostou.

O que você achou dos exercícios? Conseguiu fazer algum?

Se você gostou, deixe seu like e escreva uma comentário para nos motivar a escrever mais.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)
Responda as enquetes que ficam na barra lateral (versão desktop) ou na parte inferior (versão smartphone).

Arte completa de Lena Ehrlich

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Christian 08/05/2019

    Olá muito bom dia. Essa semana que descobri essa coisa maravilhosa que vc faz. Nos mostrando de forma generosa o caminho da música. Muitíssimo obrigado mesmo.
    Muito feliz!

    • Paula Musique respondeu Christian 08/05/2019

      Oi, Christian! Que alegria ler uma mensagem assim. Muito obrigada. :D
      Que bom que você gostou.
      Sinta-se à vontade para comentar sempre que quiser, curtir os posts e compartilhar com seus amigos – isto nos motiva a prosseguir. ;)
      Volte sempre!

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.