21) Tem dois tipos de Cantatas de Bach: as Cantatas religiosas e as CANTADAS DI PROFANAÇÃO, que ele usou no palácio.
22) Meu compositor preferido é Opus.
23) Chopin fez poucas baladas, pois sofria de tuberculose. Assim não dava para ele cair na gandaia à noite, dançar, beber e curtir as minas, MAIS parece que ele não era chegado.
Conheça a fantástica obra “O Passarinho Maluco” de Schoenberg
Alguns dos videoclipes mais caros do mundo
A Pirâmide do Aprendizado – para vestibulandos, concurseiros e professores
24) Suíte é uma música de danceterias barrocas.
25) Há uma espécie de Corais feitas por Bach, que se chamam Florais e são usados como remédios milagrosos.
26) “Messias” é uma missa de Handel cuja originalidade é ter muitos aleluias.
27) Os menestréis e trovadores transmitiam notícias e estavam nas festas. Andavam de cidade em cidade, de castelo em castelo e iam até nos shows de TV.
28) O regente de uma orquestra é igual a um guarda de trânsito maluco porque agita os braços controlando muitos instrumentos na sua frente.
29) “As 4 Estações” é o CD mais vendido da banda do Vivaldi, depois que fez sucesso num comercial de sabonete, que não me lembro o nome agora.
30) Os compositores Renascentistas reviveram a música, pois ela havia sido morta pela Inquisição.
31) As Fugas de Bach são famosas porque ele não queria ficar preso em nenhum sistema.
32) A música eletroacústica é a mais avançada das tendências da música eletrônica hoje em dia. Seus principais compositores são os DJs e a banda Craftwork.
33) O metrônomo foi inventado para os músicos não andarem depressa.
Gosta de testes? Temos muitos:
Conhecimentos sobre instrumentos musicais
História da Música
Qual é a Música?
Identificação de Compositores apenas pelo Retrato
Termos Musicais em Italiano
34) Barroco é uma palavra derivada de Bach.
35) Handel compôs muitas peças geniais para COURO.
36) Música atonal é aquela sem som ou que explora o não-som, mais ou menos quase um anti-som. Seus mais importantes criadores são da família Berg: Schoenberg, ALBANBERG e WEBERG.
37) Pierre Boulez e STOQUEHAUZEN são compositores contemporâneos. É raro ser contemporâneo, pois muitos contemporâneos não vivem até morrer.
38) A mais bela sinfonia é a ÓDIO ÀLEGRIA.
—- E aí? Estas pérolas dos vestibulares de música fizeram você rir? Você conseguiu entender porque são engraçadas? Qual você mais gostou? Algumas são mais difíceis de entender mesmo. Agora compartilhe com seus amigos no WhatsApp e no Facebook para eles se divertirem também. :D
ÓTIMOS LIVROS SOBRE A HISTÓRIA DA MÚSICA ERUDITA
Se você gosta de história, se você gosta de ler biografias e de perceber como o mundo foi se transformando com o passar dos anos, então você vai curtir muito conhecer a História da Música e saber mais sobre os compositores e músicos que revolucionaram a mais bela das artes na época em que viveram. Bach, Mozart, Beethoven, Liszt, Schumann, Debussy, Schoenberg. Óperas, concertos, sinfonias, prelúdios, sonatas. Surdez, loucura, inveja, tragédias, doenças, reis, corações partidos, mistérios. DELÍCIA! Ouvir uma peça de Chopin após ter lido sobre sua vida e o período em que viveu tem um gosto diferente. Recomendo que você escolha pelo menos um bom livro de História da Música para ler por inteiro e ter em sua biblioteca.
Se você é professor de música, falar sobre este assunto já faz parte do seu planejamento de aula e poder aprender novos detalhes para compartilhar certamente dá aquele plus para suas aulas e os alunos adoram ouvir as curiosidades sobre a vida dos compositores – que era cheia de drama e inspiração para as músicas que escreviam.
Abaixo recomendo 4 OPÇÕES para você. Dependendo do nível que você está na música, há livros mais adequados para você. Os livros mais críticos são interessantes para quem já conhece o básico sobre as características dos períodos históricos e dos compositores e quer ser instigado a refletir sobre aspectos mais profundos da música erudita, além de conhecer curiosidades sobre os compositores que não se aprende em aulas básicas de HMus. Se você é iniciante, é mais apropriado ler primeiro um livro informativo sobre o básico de cada compositor e período histórico, além de escutar o repertório dos referidos artistas. História da Música é bom demais e, vai por mim, depois que você ler sobre o assunto, ouvir Vivaldi, Haydn ou Tchaikovsky terá outro sabor.
Lembre-se de deixar seu like e seu comentário. Isto me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)