Menu
da capo
Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários
C. S. Lewis
Playlists com músicas especiais para você

Ilha/Ponta das Campanhas com Praia do Matadeiro ao fundo

– por Paula Musique –

Passar as férias em Floripa é uma delícia. E o que falar dos moradores? Podemos dizer que “bem-aventurados são aqueles que vivem em Florianópolis, pois estes poderão usufruir das belezas da ilha em todas as estações”. Receber dicas destes “bem-aventurados” sobre como aproveitar este “pedacinho de terra perdido no mar” não tem preço. Colonizada por imigrantes açorianos, a capital de Santa Catarina preserva vilarejos aqui e ali que ainda mantêm tradições culturais e religiosas trazidas pelos portugueses. De norte a sul, de leste a oeste (e no continente também), Florianópolis tem diversão, romance, aventuras, gastronomia e belezas naturais que deixam orgulhosos os manezinhos da ilha. Para continuar falando de três passeios fora do comum, vamos agora ao sul da ilha com o segundo passeio, dando vez à Praia da Armação e do Matadeiro.

Praia da Armação

Se você gosta de ir aonde os nativos da região vão, a Armação e o Matadeiro são destes lugares onde você encontrará um número menor de turistas e um maior número de residentes da ilha. Este passeio também é uma delícia para aproveitar sozinho, com a família, com os amigos ou com o seu amor.

[Perdeu o post com o primeiro passeio? Então leia aqui: Barra da Lagoa – Passeio de Barco pelo Canal e Prainha Que-Deixou-De-Ser-Secreta]

E se você é manezinho da ilha (apelido carinhoso dado aos nascidos e criados em Florianópolis), talvez você mesmo nunca tenha feito este passeio e pode se planejar para fazer nesta estação.

 

PASSEIO N.2
— Praia da Armação com Trilha para a Praia do Matadeiro e Piquenique na Ilha das Campanhas para Assistir o Pôr-do-Sol —

 

É ao Sul que ficam as rústicas vilas de pescadores que sempre atraem aqueles que buscam paz, sossego e belezas naturais. E a Armação é uma praia de águas, geralmente, mais calmas, “frias” e límpidas, que juntamente com os barcos de pescadores atracados formam um cenário bucólico, lindo de se ver. Tem ares de vilarejo e é um dos principais núcleos de pesca artesanal da ilha. Alguns trechos da praia têm boas ondas, atraindo também os surfistas.

A Praia da Armação tem início na Ponta das Campanhas (também chamada de Ilha das Campanhas), área que se situa entre a Armação e a Praia de Matadeiro, e termina no lado sul da ponta do Morro das Pedras. A Ponta das Campanhas fica na divisa entre as praias da Armação e do Matadeiro. Para chegar lá, basta atravessar a pé a passarela/ponte. Existe um pequeno trapiche na ilha, onde atracam barcos de pescadores carregados de peixes e camarões. Da ilha você tem uma linda vista, uma paisagem panorâmica para a Praia Matadeiro e para a Praia da Armação.

“Bem-aventurados são aqueles que vivem em Florianópolis e podem usufruir das belezas da ilha em todas as estações” – Paula Musique

Praia da Armação ao fundo


—–MINHA SUGESTÃO DE PASSEIO:
– Chegar na Praia da Armação após o almoço;
– Caminhar pelo centrinho ao redor da Igreja de Sant’Anna (é bem pequeno, em 10 minutos dá pra ver bastante);
– Escolher um local na Praia da Armação para se acomodar e curtir a praia;
Cruzar o canal e fazer a pequena trilha rumo à Praia do Matadeiro para aproveitar as belezas deste paraíso;
– Voltar para a Armação, quando estiver próximo ao horário do pôr-do-sol, cruzar a ponte/passarela e ir para a Ilha das Campanhas fazer piquenique* enquanto assiste o sol se pôr;
– Comprar um caldo de cana ou água de côco e tomar enquanto caminha pelo passeio/calçada na beira da Praia da Armação e usufruir do anoitecer.

Obs1.: É muito prático ir e voltar da praia pro local onde seu carro ficou estacionado, pois as distâncias são pequenas, o que facilita você ir e vir para deixar coisas no carro.
Obs2.: Para um bom piquenique você pode levar um cooler para bebidas e outras coisas que queira manter gelado e uma bolsa para os não-gelados. *ITENS PARA UM PIQUENIQUE agradável na praia: frutas (banana, maçã, tangerina, nectarina), frutas secas (damasco, tâmara), castanhas, água, água de côco, suco integral de uva, torradas, sanduíches (sem maionese, requeijão ou ovos), salgados assados, biscoitos, guardanapos, lenços umedecidos para limpar as mãos, sacola para o lixo e a tradicional toalha xadrex ;)

[Confira as 30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias]


Mapa da Praia da Armação

Igreja de Sant’Anna – fundada em 1772

A Praia do Matadeiro é a praia vizinha da Armação. Para chegar lá não há acesso para carros, você atravessa a pé um pequeno riacho/canal e depois uma trilha fácil e curta. O Matadeiro é uma das praias mais belas de Floripa. É cercada por um morro, fica longe do agito, é pequena, rústica, com águas frias, larga faixa de areia, boa para surfistas e tem bares simples que servem bebidas e petiscos.

Lembre-se de deixar seu like, se você gostar de nosso conteúdo. Comentários são muito gratificantes também. Sua interação nos motiva a escrever mais. Volte aqui de vez em quando. Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Curiosidades históricas:
– No século XVIII, era na Praia da Armação que funcionava a Companhia de Pesca da Baleia da Armação do Pântano do Sul. A captura e exploração das baleias perdurou até 1910.
– A Armação possui uma das capelas mais antigas de Santa Catarina: a Igreja de Sant’Anna, fundada em 1772 e onde os arpoadores e tripulantes das baleeiras se confessavam e participavam da missa antes da pesca começar. Curiosamente, após a missa, o sacerdote descia à praia para benzer as embarcações que iam para o mar. Da igreja original praticamente nada mais resta, embora ela conserve muitas características, duas reformas modificaram muito a fachada original da igreja.
– A Praia do Matadeiro recebeu este nome porque, antigamente, quando era permitido caçar baleias, neste local os pescadores matavam-nas, após tê-las capturadas com o auxílio de armadilhas produzidas por eles na praia ao lado, por isso o nome Armação, ou seja, os pescadores montavam suas armadilhas na Armação e as matavam no Matadeiro.

Praia da Armação

Se você quiser ir pela manhã para o sul da ilha, aí eu sugiro ir às 8h e se planejar para fazer o Passeio de Barco da Ilha do Campeche. E a outra opção é chegar às 10h na Lagoa do Peri para desfrutar do período da manhã e após o almoço iniciar a programação sugerida na Armação e Matadeiro. Mas você tem de ter muita energia para uma programação intensa assim.

Ouça agora nossa Playlist Internacional Anos 90
Confira estes belos trabalhos artísticos feitos com partituras

Lagoa do Peri
A Lagoa do Peri fica bem próxima à Praia da Armação e conta com diversas opções de trilhas e passeios ecológicos na sua reserva. Muitas famílias gostam de passar o dia na Lagoa, visto que, além de ser linda, as crianças adoram!

Lagoa do Peri (à direita) – Foto: PMF

Ilha do Campeche
Da Armação saem barcos de pesca artesanais para a Ilha do Campeche – uma das ilhas desertas mais belas ao redor de Florianópolis. O Passeio de Barco da Ilha do Campeche é realizado por pescadores da região. O percurso dura, em média, 30 minutos. A Ilha do Campeche possui um rico ecossistema, é formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica e possui uma única praia, com poucas ondas, areia fina e águas cristalinas – variando suas cores entre verde e turquesa. Para informações sobre preços e horários ligue para a Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Armação no (48) 99902-3233.

Ilha do Campeche

… lembrando que o passeio sugerido pode ser realizado em qualquer época do ano passando apenas por algumas adaptações como: não nadar na água congelante do inverno e levar chá ou chocolate quente para o piquenique, em vez de água de côco.

Espero que tenham gostado, se sim, deixe um comentário, pois isto nos estimula a escrever mais. ;)
Se você já foi para estas praias e quer contar sua experiência ou deixar recomendações, manda bala!

[se você perdeu o post com o primeiro passeio, leia aqui: Barra da Lagoa – Passeio de Barco pelo Canal e Prainha Que-Deixou-De-Ser-Secreta]

*Fotos da Armação e Matadeiro: acervo pessoal

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais. Seu like me faz escolher vir aqui escrever, em vez de ler um dos livros que estou lendo, ou assistir um filme, ou tocar piano… Got it?
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
3 comentários
Você também pode gostar de ler:
  1. Helena 08/08/2018

    que româaaaantico esse passeio. to vendo que só dá pra ir pra Floripa se for acompanhada. ou será que arrumo namorado aí?

  2. Maria 14/08/2018

    Amo Floripa, minha terrinha querida. Armação e Matadeiro são praias lindíssimas.
    Belo texto, bem explicadinho.

  3. Sonhador 14/12/2018

    Sou fã desta moça, ela encanta demais. É um anjo que irradia este mundo.
    A Paula é única, ela tem a ternura de uma flor, a doçura de um néctar, a positividade de quem tem o coração cheio de fé.
    Se tem alguém para dar excelentes conselhos, é ela.
    Top, top, top!!!

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.