Menu
da capo
Meu coração, não sei por que, bate feliz quando te vê
Pixinguinha
Playlists com músicas especiais para você

Foto: www.adele.com

– por Paula Musique –

No último post escrevi sobre a diferença entre letrista e compositor. Vimos que “há canções com letras inspiradas que nos dão vontade de clicar no botão ‘repetir’ mais uma vez e uma vez mais”. Isto nos faz saber que a letra é um dos elementos da música que tem peso no processo de criação musical e pode ajudar a definir se uma música vai deslanchar ou não.

SONGWRITING & OUTROS IDIOMAS
Composição da canção (songwriting) é uma de minhas áreas favoritas de estudo e há diversas formas de nos desenvolvermos nesta área de conhecimento. Uma delas é analisarmos a construção dos versos de músicas em OUTROS IDIOMAS. Assim como no mundo dos negócios é imprescindível que o empreendedor analise a concorrência e procure entender o porquê de determinada empresa ser bem-sucedida ou não, seja no âmbito nacional ou internacional, assim também é na indústria da música.

O CHAMARIZ DA CANÇÃO
O letrista ou compositor pode crescer muito observando por que o público não cansa de cantar ou ouvir determinada canção (seja ela em português ou em uma língua diferente). Nem sempre a letra é o chamariz; pode ser a melodia, a batida, ou a coreografia, por exemplo. Mas se você é um letrista e/ou compositor sério, você deve dar muita atenção às palavras escolhidas.

Se você fala uma segunda língua fluentemente, sugiro que estude técnicas de rima naquele idioma e analise as letras de maior sucesso, buscando entender o que torna aquela letra marcante, pois isto dá a você uma nova perspectiva sobre o uso da língua e, mesmo quando há diferenças nas regras gramaticais quanto a construção de frases, por exemplo, mesmo assim, garanto que você perceberá nuances que podem inspirar você na sua escrita na língua portuguesa, fazendo adaptações quando necessário.

[Quero compartilhar com vocês, em um post específico sobre análise de letra, inúmeras dicas sobre como “ler além” e caminhos para você desenvolver letras diferenciadas. Aguardem!]

Ainda não leu o texto sobre a diferença entre letrista e compositor? Veja aqui.
Não dá pra perder este post com os melhores duetos do Brasil e do mundo. Só musicão!

A seguir, está a lista de VERSOS E ESTROFES que gosto muito. Algumas têm um apelo mais poético; outras vão direto ao ponto. Todas são canções estrangeiras em inglês. Aproveite para praticar seu inglês. Já fiz uma pré-seleção de músicas em português (do Brasil e de Portugal) que serão tema de um próximo post.

“Há canções com letras inspiradas que nos dão vontade de clicar no botão ‘repetir’ mais uma vez e uma vez mais” – Paula Musique

[Após os “comerciais” abaixo, o texto continua. Vai rolando…] ;)

Lembre-se de deixar seu like, se você gostar de nosso conteúdo. Comentários são muito gratificantes também. Sua interação nos motiva a escrever mais. Volte aqui de vez em quando. É só ir ali embaixo, curtir e/ou comentar e depois clicar na flor com “da capo” para voltar para cá e continuar lendo. Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos. É uma forma de agradecer pelo conteúdo oferecido gratuitamente. Este blogue não é monetizado, pelo menos por enquanto ;)


Quer aprender a ler partitura enquanto se diverte? Clique aqui, é mais fácil do que você pensa.
Curiosidades sobre o mundo da música

O PROCESSO DE CRIAÇÃO MUSICAL
Às vezes, o cantor de uma música atua apenas como cantor mesmo, sem ter se envolvido no processo de criação musical; mas há artistas que se envolvem na criação, compondo juntamente com outros profissionais (o chamado collaborative songwriting, exemplificado na lista por Christina Perri) e há aqueles que cantam, escrevem suas próprias letras e a música também – como você verá abaixo com Norah Jones.

Obs.: A seleção está numerada com o nome do artista ou banda que interpreta a canção e entre parênteses você encontra o nome dos letristas. || Se não há nada entre parênteses é porque o cantor escreveu a letra da própria música. Não consegui as infos que revelam se estes letristas abaixo também escreveram a música. || Não escrevi o nome das músicas, pois quero você tente adivinhar o nome

Confira a lista e compartilhe conosco nos comentários quais versos ou estrofes você curtiu ou cole aqui algum trecho de sua música favorita.

Se você escreve suas próprias canções, inspire-se com estes belos e criativos versos:

1. Whitney Houston (Jerry Duplessis / Wyclef Jean)

If tomorrow is judgment day
And I’m standing on the front line
And the Lord asks me what I did with my life
I will say I spent it with you

Foto: www.whitneyhouston.com

2. The Temptations (William Smokey Robinson / Ronald White)

I’ve got sunshine on a cloudy day
When it’s cold outside, I’ve got the month of May
I guess you’d say
What can make me feel this way?

My girl, my girl, my girl
Talkin’ ’bout my girl
My girl

Foto: www.thetemptations.com

3. Leona Lewis (Ryan Tedder / Jesse McCartney)

But nothing’s greater than the rush that comes with your embrace
And in this world of loneliness
I see your face
Yet everyone around me
Thinks that I’m going crazy, maybe, maybe

4. U2 (Adam Clayton / Dave Evans / Larry Mullen / Paul Hewson)

With or without you
I can’t live
With or without you

Foto: www.u2.com

Você gosta de testes divertidos de música? Faça este teste sobre instrumentos musicais
Ou este teste sobre História da Música

5. Oasis (Noel Gallagher)

Maybe you’re gonna be the one that saves me
And after all
You’re my wonderwall

Foto: www.oasisinet.com

6. Aretha Franklin (Carole King / Gerry Goffin / Jerry Wexler)

Before the day I met you, life was so unkind
But you’re the key to my peace of mind

‘Cause you make me feel
You make me feel
You make me feel like a natural woman

Foto: www.arethafranklin.net

(clique na próxima página para continuar com esta super lista)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
0 comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.