Todos nós passamos por crises. De diversos tipos. Por isso, temos mais ideias para ajudar músicos a passarem por elas.
– por Paula Musique –
Aprenda a ler partitura com exercícios automatizados
Teste: você reconhece estes instrumentos musicais?
Jogo: você reconhece o som destes instrumentos?
Os melhores filmes sobre música
Tempos de Crise
Este post é a continuação deste post aqui. Recomendo que você leia o outro primeiro e depois volte aqui para ler mais ideias, alright? ;)
Aqui, apresentamos ideias para quaisquer crises que os músicos possam vir a enfrentar, tais como: estar em casa sem poder trabalhar por um tempo para cuidar de um familiar adoentado, você mesmo ficou doente e terá de ficar em casa por um tempo, você perdeu seu emprego, você está em crise existencial e entrou em período sabático para se reencontrar, dentre outros. Adapte estas ideias a sua realidade.
Neste momento, a realidade-mor é a crise do Covid-19. Dados oficiais mostram que no momento em que escrevo este artigo, há 8.066 pessoas infectadas no Brasil e, lamentavelmente, 327 pessoas morreram. No mundo, os números são estarrecedores: 1.016.893 casos e 53.245 mortes. :(
Porém, para enfrentar uma crise, não podemos ocupar nossa mente o tempo todo com ela.
Lembre-se de compartilhar com amigos músicos que também poderão ser beneficiados com estas recomendações.
O que fazer?
É hora de se reinventar, de se analisar, de achar outros caminhos. Não sabemos o que vai acontecer, porém, se você implementar algumas das dicas a seguir, independente da rapidez ou vagarosidade da recomposição do Brasil, você sairá ganhando do mesmo jeito se implementar estas ideias para músicos.
Algumas ideias são óbvias, mas é sempre importante repeti-las.
Mais ideias para músicos em tempos de crise
.
1. Faça a editoração de suas composições
Busque profissionais que transformam seu áudio em partitura. Você pode optar por ter uma partitura completa de sua peça (que vai custar caro) ou pedir para escreverem a melodia de suas músicas com as cifras (que é mais ace$$ível). Este é um jeito de profissionalizar seu trabalho.
.
2. Cadastre suas músicas
Você compõe e nunca cadastrou suas músicas? Pesquise a UBC e a ABRAMUS (há outras opções também), escolha a que você mais gosta, associe-se e cadastre suas músicas lá – é de graça. Não há anuidade para associados. Envie as músicas que você já tem a partitura ou melodia com cifra. Você pode cadastrar apenas as letras, mas se tiver a música escrita, é melhor ainda.
.
3. Coloque suas músicas na rede
Seja no Spotify ou no YouTube, mostre seu trabalho autoral para mais gente. Se você já tem o áudio gravado, você pode contratar um designer para fazer um belo vídeo de letra da música (lyrics video) e publicar no YouTube. Coloque seu e-mail, site e outras infos para contato, pois assim você pode ser encontrado pelas pessoas que curtirem seu trabalho. Tome os devidos cuidados para registrar sua música e não tê-la roubada e registrada por pessoas de má-fé.
Pierrot Lunaire: O passarinho maluco de Schoenberg
Teste: você reconhece estes compositores pelo retrato?
.
4. Inscreva-se em editais
Viaje pela internet em busca de editais culturais que estão abertos, ou então consulte os editais que fecharam, mas que abrem todos os anos e deixe seu projeto cultural pronto para inscrevê-lo assim que estes editais abrirem novamente.
.
5. Atualize seu currículo
Você agora tem tempo para pensar e repensar, vasculhar suas fotos em suas redes sociais e lembrar de cursos que você fez, de concertos importantes que você participou, de prêmios que recebeu. Pegue seu CV e atualize! Junte todos os certificados que você tem e guarde em uma pasta. Isto será importante quando você buscar um novo emprego ou quando você se inscrever em editais que irão pedir seu currículo com comprovação através de certificados.
Os benefícios do canto coral
Tipos de Coral (ou Coro)
A valorização da música coral
Performances favoritas de música coral
6. Pare de se preocupar à toa
Se for para se preocupar, que seja com um propósito eficiente em mente: resolver problemas! Está se sentindo perdido neste tempo de crise? Leia este post e compre o livro a seguir.
MAIS DE 15 MILHÕES DE EXEMPLARES VENDIDOS – VOCÊ PRECISA LER ESTE LIVRO!
Este artigo continua após este “momento comercial” (risos) sobre o meu livro FAVORITO sobre ansiedade, preocupação e curtir a vida. Daqui a pouco você pode continuar lendo a lista de dicas. Mas se você está sofrendo de ansiedade e se sente muito preocupado, preciso divulgar este livro incrível. De quem? Dale Carnegie – o próprio. Talvez, você tenha ouvido falar apenas do livro dele “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, que também é excelente e sabemos que é um clássico sobre transformação pessoal. Mas você sabia que ele escreveu outro livro incrível que vendeu mais de 15 milhões de cópias?
O livro é “COMO EVITAR PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER” foi escrito pelo Dale Carnegie e publicado em 1948. É uma delícia de ler, pois ele conta vários aspectos da vida dele, histórias de outras pessoas e, principalmente, ensina estratégias que mudam sua vida, ajudando você a superar suas preocupações de uma vez por todas. Alguns dos tópicos são: técnicas básicas para a análise das preocupações, como acabar com o hábito da preocupação antes que ele acabe com você, como deixar de nos preocupar com as críticas, cheguei ao fundo do poço e sobrevivi, como me desfiz de um complexo de inferioridade, nove palavras que podem transformar sua vida e muito mais!
Este livro é para todos nós.
Importante para qualquer etapa da vida que estamos vivendo.
Gostoso de ler.
Transformador.
Outros livros excelentes que recomendo e que irão ajudar você em tempos de crise (clique nas imagens para mais informações sobre os livros e para adquiri-los, se você gostar):
Obs.: Se você comprar através dos links acima, eu recebo uma pequena comissão (ebaaaa!).
Você comprando com meu link ou sem meu link, o preço para você é o mesmo. ;) Thanks!
Carta aos maestros e coralistas do Brasil
Conselhos sobre a saúde do pianista
30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias
Faça o teste sobre Instrumentos Musicais
.
7. Planeje sua agenda para os próximos dias
São tantas as possibilidades. Há tanta coisa que você pode fazer nas 16h em que você fica acordado todos os dias. Então, planejamento nesta hora vai aumentar sua produtividade. Se você não tiver uma lista com o que você quer fazer em cada dia, você pode se desligar e desperdiçar 3h no Instagram rolando o dedo em contas inúteis + 3h assistindo aquele YouTuber que não vai lhe acrescentar nada.
Você pode fazer o planejamento semanal definindo o horário e a duração de cada atividade ou pode fazer um plano mais livre diário. Assim que você acordar, você faz uma lista de tudo o que pretende fazer e delimita quanto tempo vai reservar para cada item. Você deve incluir o tempo de lazer (até mesmo para assistir vídeos e perfis inúteis, mas tem que limitar a 1h, por exemplo), tempo de atividade física, refeições, banho, soneca da tarde, etc. Se você está fazendo home office, cumpra com o que seu chefe pede já no início do dia, assim você tem o restante do dia para seus projetos.
.
8. Não tem um site? É hora de fazer um
Se não tem condições de fazer, crie um perfil novo no Instagram ou no Facebook para ser o seu portfólio, seu perfil profissional.
Você pode aprender a fazer seu próprio site – tem como fazer gratuitamente em diversas plataformas. Mr. Google mostra as possibilidades pra você e Mr. YouTube ensina você como fazer. Se você pode, pague um programador e designer para fazer o trabalho – pode sair bem mais barato do que você imagina. Entre em grupos destes profissionais no Facebook e peça orçamentos.
.
9. Organize suas partituras, cifras e livros
… de um jeito que seja fácil você encontrar o que precisa quando estiver procurando.
.
Este post é a continuação deste post aqui.
Lembre-se de compartilhar com amigos músicos que também poderão ser beneficiados com estas recomendações.
.
Como músico, o que você faz em tempos de crise? Você tem alguma sugestão para acrescentar a nossa lista?
.
Quarentena Coronavírus: O que fazer em casa?
Melhores GIFs dos Tempos de Coronavírus
Fatos Surpreendentes sobre Elvis Presley
Oito dos Videoclipes mais Caros do Mundo
O Mercado e a Cultura da Música no Brasil
Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)