Menu
da capo
Toda hora é hora de fazer o que é certo
Martin Luther King
Playlists com músicas especiais para você
Virada Cultural SP

Fotos: Reprodução || Virada Cultural SP


– por Paula Musique –

Acredite se quiser, muitos músicos e apaixonados por música não conhecem festivais além do Rock in Rio, Lollapalooza e Planeta Atlântida. Se você é um destes, estou aqui para ajudar você listando os principais Festivais de Música do Brasil que talvez você não conheça.
.

Festivais para todos os gostos

Bom, o mais bacana é que há festivais para todos os gostos. Tem para o meu estilo e para o seu. O meu estilo é aquele festival que, além dos shows, tenha: debates, oficinas, rodadas de negócios, palestras e masterclasses – ADORO! Porém, se o seu estilo é mais badalação, as opções são muitas – e vão desde aqueles com atrações internacionais consagradas até os que têm a intenção de divulgar os talentos locais.

Adianto que quero fazer uma publicação, em breve, apenas sobre festivais de música erudita; então, aqui, vou me concentrar naqueles de música popular – e sei que a lista poderia ser muito longa, então aqui exponho apenas os de minha escolha.

Ideias para a Cerimônia de Natal em sua Casa
Os Melhores Clipes de Natal
Ideias para o Natal em sua Igreja
.

O que eu mais gosto em festivais de música?

Aprendizado e networking! Estar num ambiente que inspira e expira música é fantástico. É possível aprender tanto com outros músicos, professores e profissionais da indústria que você volta para casa querendo dominar o mundo através da Música. ;) Além disso, ao ouvir outros artistas você acaba tendo muitos insights para sua própria música e carreira.

E as pessoas que você conhece? É uma delícia dividir espaço com pessoas que têm a mesma paixão que você. Aliás, esta é uma oportunidade de fazer grandes amigos e até mesmo de fazer contato para futuros negócios.

Para ser coerente com a definição de cada festival, as informações a seguir foram retiradas do próprios textos dos sites.

Okay… Vamos a lista!

Alguns dos importantes Festivais de Música do Brasil que talvez você não conheça:

1) MARTE Festival – Música, Arte & Tecnologia (MG)

https://martefestival.com.br/

Considerado um dos principais festivais de arte e tecnologia de Minas Gerais, o MARTE teve sua segunda edição na cidade histórica de Ouro Preto com uma ampla programação composta por instalações, performances, painéis de debate, palestras, oficinas, intervenções sonoras-visuais e muitos shows. O festival apropria-se da música como objeto central para a investigação de diversos temas como economia criativa, turismo, realidade aumentada e tecnologia.

30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias
Faça o teste sobre Instrumentos Musicais
Aprenda a ler partituras com exercícios automatizados
Teste sobre história da música
.

2) TUM Sound Festival (SC)

https://tumsoundfestival.com.br/

É uma conferência de música e negócios dividida em três grandes temáticas: experience, class e music. Contempla rodadas de negócios, pitchings, palestras, showcases, workshops, oficinas, painéis, conversa com o artista, além de shows com atrações nacionais e locais.

São diversas atividades que expõem e discutem temas como: empreendedorismo musical, direitos autorais, economia criativa, tecnologia e inovação na música, entre muitos outros.


Pequena pausa para os comercias:

Para você que é curioso como eu e se pergunta de onde vieram os gêneros musicais entoados nestes festivais ou que gostaria de conhecer um pouco da biografia dos principais artistas da história da música do Brasil e do mundo, sugiro ter ao menos um livro de história da música. Quando você entende o que está por trás daquela canção, sua apreciação musical fica com mais cor e sabor.

Sugiro alguns livros de História da Música para você
(clique nas imagens para conhecer mais sobre cada um e adquirir):

Pequena História da Música Popular – segundo seus gêneros
Uma História da Música Popular Brasileira: da origens à modernidade
História da Música em Quadrinhos
Uma Breve História da Música
História da Música Ocidental
O Triunfo da Música: a ascensão dos compositores, dos músicos e de sua arte
O Livro de Ouro da História da Música

      

         

“Estar num ambiente que inspira e expira música é como respirar o ar que dá sabor a sua vida ” – Paula Musique

.

3) Festival Brasileiro de Música de Rua (RS)

http://festivalbrasileirodemusicaderua.blogspot.com/

Criado para incentivar a ocupação dos espaços públicos das cidades da Serra Gaúcha com música, além de concertos gratuitos ao ar livre, o festival também é um espaço de conexão cultural, conectando as cidades da Serra Gaúcha à outras cidades da música na América Latina. Outra frente de atuação do festival são as oficinas de musicalização e cine-debates promovidos em escolas, promovendo a formação de plateia.

A diversidade é uma das características do Festival Brasileiro de Música de Rua que representa o encontro da música popular com a música erudita, da música eletrônica com a música de raiz, do rap com a música gaúcha, da música do Pará com a música contemporânea da América Latina em espanhol.


.

4) SIM São Paulo (SP)

https://www.simsaopaulo.com.br/

A Semana Internacional de Música de São Paulo é uma das mais importantes feiras de negócios da música da América Latina. Durante cinco dias, a capital paulista vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical, artistas, jornalistas e apaixonados por cultura e inovação do Brasil e de vários países.

Os temas abordados no evento têm o novo mercado da música como foco e cumpre a proposta de colocar em evidência e em discussão novas ideias e conceitos que estão transformando o cenário mundial, além de capacitar e conectar pessoas. A SIM desenvolve ações dentro de três pilares centrais: 1. exposição de novas tendências musicais (SIM Live); 2. acesso a informações atuais e relevantes (Convention); e 3. incentivo à formação de novas parcerias (Networking e Business).

Surpreenda-se ouvindo Música em 8D
Leia sobre os Melhores Duetos do Mundo
.

5) Virada Cultural SP – o Festival com 24h de Duração (SP)

Site da Cidade de SP

Criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural é um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais e gostos que ocupam, ao mesmo tempo, a mesma região da cidade, DURANTE 24H, SEM PARAR. Para tanto, o metrô permanece em funcionamento pelo tempo da programação do festival.

Inspirado na “Nuit Blanche” francesa, em São Paulo o evento traz programação diversa distribuída por todo o centro. A Virada Cultural busca, antes de tudo, promover a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar do Centro da cidade por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares.

Milhões de pessoas acompanham as mais de 1000 atrações que acontecem em cada edição.

Você já foi a algum festival de música? Qual? Como foi pra você?

Lembre-se de deixar seu like. Seu like me motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.