Menu
da capo
Meu coração, não sei por que, bate feliz quando te vê
Pixinguinha
Playlists com músicas especiais para você
21 de abril de 2020
uma leitura de 5 minutos

Atividades para Aula de Música Online

Aula de música online é uma tendência já presente no Brasil. Pense comigo: dez anos atrás isto era considerado inconcebível pela maioria dos professores de música: “como assim ensinar música à distância sem poder tocar nas mãos do aluno ou nas costas para corrigir a postura?”. Well, here we are. Talvez você mesmo tinha este pensamento e agora se rendeu às aulas online.

aula de música online

Foto: Pexels

– por Paula Musique –

Atividades para Aula de Música Online

Para mim, aulas de música à distância não substituem as aulas presenciais. Como músicos, sabemos que perde-se muito na qualidade do áudio em aulas online. Como podemos perceber a sonoridade do piano, violino, flauta, guitarra e etc sem estarmos ali ao lado para dar nossas recomendações e para o aluno nos escutar tocando e entender qual é a sonoridade que pedimos? Como tocar junto com o aluno sem delay algum?

Bom, independente disto e de outros fatores, não podemos negar que aulas de música online vieram para ficar – mesmo que alternadas com as presenciais -, e podemos, sim, ministrar aulas excelentes mesmo que o aluno esteja a milhares de quilômetros de distância.

Para isto, listei aqui para você uma série de sugestões que você pode utilizar durante a aula ou então como tarefa para que o aluno pratique ou leia sozinho durante a semana.

Fizemos uma publicação sobre ideias para músicos em tempos de crise, onde você encontra uma lista de ferramentas para ensino online no item 4. Vale a consulta!

Como professor, você saberá avaliar para quais alunos cada atividade é mais adequada. Lembre-se que há muitos adultos que se divertem e aprendem muito mesmo com atividades que foram desenvolvidas inicialmente para crianças. E também que há crianças tão espertas e curiosas que podem se beneficiar muito de atividades mais voltadas para adolescentes.

É nossa responsabilidade apresentar o Mundo da Música a nossos alunos. Suas aulas online não podem ser somente sobre o instrumento que você ensina ou sobre o gênero musical favorito de seu aluno. Ministrar aulas de música online é mais desafiador e você precisará de assuntos diversos para manter seu aluno engajado. É professor de piano? Envie links de sonatas para piano e flauta, piano e cello, violão e violino. Não queremos educar músicos que vivam dentro da “bolha de seu instrumento”.

E se você é professor de guitarra e seu aluno quer tocar apenas rock, apresente a ele Schoenberg ou Stockhausen, por exemplo. É professora de ukulele e sua aluna quer apenas tocar música pop? Mostre a ela Nina Simone e Louis Armstrong. Entendeu? ;)

IMPORTANTE: uma tendência muito forte no Brasil é o homeschool, então se você é pai ou mãe de homeschoolers, você pode aplicar algumas destas atividades com seus filhos.

Espero que estas dicas ajudem e sirvam de inspiração. Assim que tivermos um número considerável de likes como sinal que nossos leitores se interessam por este tipo de texto, publicaremos a parte 2 com mais atividades.

Para acessar as atividades, jogos e testes, clique no link que aparece no texto explicativo de cada atividade.

Vamos lá!

Atividades para Aula de Música Online
.

1. A importância da leitura da partitura

Peça que seu aluno leia o texto do link e converse com ele sobre isto.

2. Exercícios automatizados para ler clave de sol, clave de fá e clave de dó

Seu aluno é independente, pois ele faz aulas de música online, então precisa praticar sozinho e ser corrigido automaticamente para estudar certo. A lista de exercícios deste link será uma grande amiga dele.

3. Exercícios automatizados para ler clave de sol e clave de fá para alunos de piano (teclado, órgão e cravo)

Ao fim do texto do link você tem a lista de exercícios que aumentam de nível de dificuldade progressivamente para que seus alunos de piano possam praticar leitura nas claves, enquanto “tocam” as notas no piano.

Os exercícios também podem ser utilizados para alunos de órgão, cravo e teclado.

Livros sobre Música Clássica – para comprar
Canções de Ninar e Partituras para Crianças – para comprar
Livros de Instrução e Estudo Musical – para comprar

4. Joguinho Orchestra Game para identificar o som de alguns instrumentos da orquestra

É um joguinho bom para todos os alunos “brincarem” e pode ser utilizado em um momento da aula em que você fale sobre Apreciação Musical.

Se você está gostando deste artigo, já deixe aquele like para não esquecer, pois assim que tivermos um número considerável de likes como sinal que nossos leitores se interessam por este tipo de texto, publicaremos a parte 2 com mais atividades.

5. Jogo da Forca

Hoje em dia é muito comum escolas bilíngues, se seu aluno é de uma destas escolas, ele vai curtir brincar de forca em inglês enquanto pratica alguns conceitos do Mundo da Música.

violão

Foto: Akshar Dave

A pirâmide do aprendizado
Ideias para músicos em tempos de crise
Carta aos maestros e coralistas do Brasil
Os melhores filmes sobre música
Música, Peças e Histórias Infantis

Atividades para Aulas de Música Online
.

6. Identificação dos diferentes instrumentos musicais

É importante que o aluno amplie seus conhecimentos em meio ao universo da Música – e isto inclui conhecer outros instrumentos musicais.
Há dois testes divertidos que você pode aplicar: teste UM e teste DOIS. Ambos com o mesmo nível de dificuldade para relacionar a foto do instrumento com o seu nome.

7. Aprofundando os conhecimentos sobre os instrumentos musicais

Para ministrar esta aula, você precisa ser um professor que tem conhecimentos específicos sobre outros instrumentos – geralmente, os professores que tocam em orquestra ou banda lidam com informações assim na rotina de ensaios.
Uma aula de música online assim mais específica é recomendada para alunos que compreendam conceitos mais avançados de Teoria e Harmonia, por exemplo. Após explicar alguns conceitos, você pode aplicar este teste aqui.

Livros sobre Música Clássica – para comprar
Canções de Ninar e Partituras para Crianças – para comprar
Livros de Instrução e Estudo Musical – para comprar

8. Pérolas dos vestibulares de Música

Se você está preparando seu aluno para o vestibular de Música, esta é uma aula importante que você pode preparar para ele, totalmente baseada no conteúdo deste texto. E se o seu aluno não é vestibulando, este conteúdo tem a mesma utilidade para os momentos em que você ensina História da Música. Este conteúdo pode ser dividido em várias aulas.

Após você ministrar os assuntos constantes na lista de pérolas, você trabalha o texto com ele. Irá render muitas risadas, pois agora ela já aprendeu o conteúdo corretamente. Como professor de música, você pode utilizar as gracinhas com uma atividade do tipo: “O que há de errado ou engraçado nestas afirmações? Por quê?”

9. Reflexões sobre leitura à primeira vista

Você precisa identificar com quais alunos faz mais sentido abordar este tema. Sugiro que seja trabalhado com alunos adolescentes, jovens e adultos. Eles podem receber como tarefa a leitura deste texto e apresentar para você na aula seguinte o que ele entendeu sobre o tema. Eu falo de leitura à primeira vista com os pequenos também, mas uso uma abordagem divertida que se encaixa com a faixa etária deles, então não faz sentido nenhum usar este texto com crianças.

Arte: French Dancers Silhouette by Wendy Paula

10. Partitura artística

Em algum momento de sua aula você pode abordar o tema criatividade. E para o aluno exercitá-la, você propõe que ele se expresse através de uma partitura artística, envie uma foto da arte que ele fez e mande para você, além de mostrar por vídeo na aula seguinte. Se o aluno gostar desta atividade (há alunos que amam!) você pode propor mais de uma vez, caso o aluno diga que tem interesse de fazer mais uma partitura artística.

Esta atividade independe de idade. Se for um aluno adulto, cabe a você perguntar se ele se interessaria por uma atividade deste estilo – muitos deles adoram fazer este exercício, mas sugiro que você pergunte antes.

Vamos conversar!
Você já ministrou aula de música online? Se não, você tem interesse?
Qual instrumento? Como tem sido sua experiência ensinando música à distância? Quais atividades seus alunos mais gostam de fazer?

São muitas sugestões de atividades, então pretendo dividir em mais posts. Se você está gostou deste artigo, deixe uma curtida, pois assim que tivermos um número considerável de likes como sinal que nossos leitores se interessam por este tipo de texto, publicaremos a parte 2 com mais atividades.

Compartilhe com seus amigos professores de música. Mesmo os melhores professores gostam de ideias diferentes para incluírem em seus planos de aula.

Como preparar um plano de ensino impecável
Conselhos sobre a saúde do pianista
O pianista com o maior número de Grammys
30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias
Música, Peças e Histórias Infantis

O MELHOR LIVRO DE TEORIA MUSICAL

Apresento o meu livro FAVORITO de Teoria Musical – de todos que já li (amo o tema) este é o melhor. Para quem quer entender tudo de teoria, ser expert em leitura de partitura, conhecendo o nome de todos os símbolos musicais e para que servem, este é o clássico da Teoria da Música, escrito pelo tcheco Bohumil Med – o mais completo compêndio escrito em português. Por isto é o IDEAL PARA VESTIBULANDOS do curso de Música.

Li por inteiro pela primeira vez quando era ainda adolescente (enchi o meu de marcações e grifos) e é o livro-base que utilizo para lecionar leitura musical. É muito detalhado e didático. Excelente para iniciantes que querem começar na música com o pé direito e também para músicos profissionais e professores que querem se aperfeiçoar, compreendendo as particularidades da mais bela de todas as artes: a Música!

Resumindo:
É o livro NÚMERO 1 DA TEORIA DA MÚSICA.
Se você pode comprar apenas um livro de teoria, deve ser este.
Conteúdo: Tudo sobre teoria da música, em detalhes, de forma muito didática e com exercícios simples para fixar o assunto.
Para quem é: iniciantes na Música, músicos profissionais, professores e VESTIBULANDOS!
Detalhes sobre o livro: a 5a edição é de 2017, tem 621g e “apenas” 399 páginas de pura magia musical.
Recomendações: Ler com muita atenção, ao som de boa música (recomendo jazz ou erudito) e tomando sua bebidinha favorita.
Exercícios: Para acompanhar o livro de teoria, você pode adquirir o volume que vem cheinho de exercícios COM GABARITO para você fixar o conteúdo que estudou ou para usar como atividades para seus alunos de música.

 

Teoria da Música. Vademecum da Teoria Musical

Teoria da Música. Livro de Exercícios

*Se você comprar pelo meu link, o preço será exatamente o mesmo e eu ganho uma comissãozinha. Ebaaa!

Lembre-se de deixar seu like. Isto nos motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Você também pode gostar de ler:
  1. Fábio 21/04/2020

    Achei bem interessante o post, espero que tenha bastante procura dos leitores para podermos ver a continuação dele ;)

    • Paula Musique respondeu Fábio 26/04/2020

      Obrigada. ;)
      Estamos chegando a um número alto de visualizações deste post, com bom tempo médio de permanência nele e de número de curtidas e compartilhamentos também. :D
      Então daqui a pouco sai a parte 2.
      Volte sempre.

  2. Moab 24/04/2020

    Excelente conteúdo, Paula!
    Pode-se até acrescentar que essa interação virtual em decorrência das medidas protetivas ao Covid-19 vai além das aulas de música. Muitos trabalhos e reuniões, antes presenciais, estão sendo realizados à distância.
    Esse distanciamento fez com que perdêssemos, como você falou, muito da qualidade do som e nem se compara com a aula presencial. Trazendo para o mundo corporativo eu constato que também perdemos bastante em termos das relações interpessoais que tínhamos no dia a dia com os amigos do trabalho: o bom dia, as resenhas sobre o “jogo de ontem”, as brincadeiras, o cafezinho com os colegas, sempre regados à boas risadas nos intervalos… em fim, tivemos que nos adaptar de uma hora pra outra a um mundo totalmente diferente e novo (pra não dizer: estranho rss).
    Mas vejo algo bom nisso. Nas aulas e reuniões virtuais que tenho participado, percebo que as pessoas estão mais esforçadas, mais participativas e interadas com a matéria, talvez por que o isolamento faz com que busquemos com mais afinco, dentro de nós, o que nos dá motivação existencial, sobretudo, na dificuldade.
    Jesus nos ensina que em meio às aflições devemos ter bom ânimo! Não podemos nos desanimar. Este é um momento único, histórico e a oportunidade que a vida está nos concedendo para crescermos em entendimento, para olhar pra dentro, para descobrir as nossas virtudes e potencialidades, para nos desenvolvermos como seres humanos, para que no fim, quando tudo voltar ao normal, apresentar ao mundo uma versão melhor de nós mesmos.

    • Paula Musique respondeu Moab 26/04/2020

      Verdades.
      No momento em que li seu comentário pela primeira vez, eu tinha acabado de fazer um curso online e é verdade o que você disse. Os alunos bem engajados comentando e fazendo perguntas. Eu mesma estava fazendo 1001 anotações do que o professor falava. Mas faz falta estar no trabalho presencialmente com os colegas – tem um toque especial e mais caloroso.

  3. Maria carvalho 20/05/2020

    Muito bom, gostei.

  4. Luana Souza 20/05/2020

    Num momento como esse, onde as pessoas deveriam manter o isolamento social, posts assim são muito importantes. Estou tendo aulas online na faculdade, e sei de vários professores e cursos que estão se tornando adeptos disso, mas não tinha pensado em aulas de música online. O post é muito interessante, tanto para quem não conhece muito desse assunto, quanto para quem já tem aulas de música e não sabe muito bem como prosseguir em aulas à distância.

    • Paula Musique respondeu Luana Souza 21/05/2020

      Obrigada, Luana!
      No mundo inteiro as pessoas foram meio que obrigada a se voltar mais para o mundo virtual e isto inclui aulas online.
      Mas muitos professores não tinham experiência com isto e tiveram que aprender e se adaptar rapidamente.
      Por isso, inspirei-me a escrever este post.
      ;)

  5. Aline Alda 30/05/2020

    MARAVILHOSO POST! ANSIOSA PELA SEGUNDA PARTE JÁ! IMPECÁVEL, PARABÉNS!

Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.