Menu
da capo
Não tente ser uma pessoa de sucesso. Em vez disso, seja uma pessoa de valor
Einstein
Playlists com músicas especiais para você

Já está mais do que sabido que a crise de 2020 transformou a educação à distância (EaD). Muita gente testou e gostou; tanto professores como alunos. Ser professor de música online é uma tendência já presente no Brasil.
Após a crise, você tem três opções:
– voltar oferecendo aulas 100% presenciais
– adaptar suas aulas para serem parte presencial e parte online
– oferecer aulas 100% online

Fonte: Pexels

– por Paula Musique –

Já pensou em aprimorar suas habilidades como professor de música online? Já pensou que com o uso da internet seu mercado é o mundo?

Cabe entender o que é mais adequado para sua realidade e quais as necessidades de seus alunos.

Para os professores de música que acompanham nosso site, preparei mais uma lista de atividades para aulas online, pois disse que se tivéssemos muitas curtidas e compartilhamentos traria mais material para você.

Se você gosta de artigos de educação musical, deixe sua curtida para que eu saiba que este texto foi útil. :)

Você pode clicar aqui, agora, para abrir a lista com as 10 ideias que já compartilhamos para professores de música online, deixe a outra aba aberta, leia este artigo e em seguida leia o outro e copie as ideias favoritas. A introdução do outro texto é MUITO IMPORTANTE.

OBSERVAÇÃO: uma tendência muito forte no Brasil é o homeschool, então se você é pai ou mãe de homeschoolers, você pode aplicar algumas destas atividades com seus filhos.

Espero que estas dicas ajudem e sirvam de inspiração.

Para acessar os artigos e testes, clique no link que aparece no texto explicativo de cada atividade.

Vamos lá!

Carta aos maestros e coralistas do Brasil
Teste sobre música brasileira
Maria Callas: la divina diva da ópera
Tipos de Coral (ou Coro)
Música, Peças e Histórias Infantis – para comprar
CDs e Vinis de Trilhas Sonoras – para comprar

.

Atividades para Professores de Música Online

1. Aprendendo termos em italiano

Todo músico acaba aprendendo um pouco de italiano, pois tantas são as palavras que lemos e falamos em nosso cotidiano de aulas de música, ensaios e gravações em estúdio. Aplique este teste com seus alunos que já aprenderam estes termos e use para fazer uma revisão com eles.

2. Refletindo sobre o mercado e a cultura da música no Brasil

Para alunos jovens e adultos, este é um tópico relevante. Peça que seu aluno leia este artigo para que vocês conversem sobre o tema na aula seguinte. Você pode perguntar para seu aluno como foram as experiências musicais que ele teve na infância, como ele vê o mercado e a cultura da música atualmente e como ele acha que se encaixa nesta realidade.

Dependendo do perfil de seu aluno, pode ser interessante usar o texto para fazer uma aula sobre planejamento de carreira, em que você conversa com ele sobre a educação musical que ele recebeu anteriormente e a que está recebendo agora com você. Assim vocês podem refletir sobre quais caminhos seu aluno poderá percorrer para atingir os objetivos que ele vislumbra no mercado da música.

:: Lembre-se de ler a nossa lista com mais 10 atividades para suas aulas e uma importante introdução aqui

Foto: Reprodução

3. Apreciação Musical com foco em Música Coral

Eu, particularmente, adoro estes momentos de Apreciação Musical em que eu e meu aluno saímos da “bolha do nosso instrumento” e viajamos para outro planeta. E o “planeta” Música Coral é aquele para onde todos os alunos gostam de viajar. Por quê? Porque a variedade é imensa e você pode direcionar esta aula para o estilo que seu aluno não está habituado a escutar.

Será que ele sabe o que é música a cappella e já escutou grandes corais em que suas vozes são os únicos instrumentos musicais sendo executados? Você pode apresentar diferentes tipos de corais, falar sobre os benefícios do Canto Coral e passar esta lista de corais para ele ouvir depois como parte do dever de casa.

4. Saia da zona de conforto: Pierrot Lunaire de Schoenberg

Dê um tom diferente para esta aula (risos), ou melhor, não dê tom algum e apresente o ATONALISMO ao seu aluno. Acredite se quiser, há músicos e professores de música que nem sabem o que é atonalismo. Como professor de música online, esta aula fica muito interessante, pois vocês podem compartilhar tela e ouvir um trecho da peça juntos para que você perceba a reação dele ali, ao vivo. Sugiro esta sequência:

– avisar que vocês irão sair da zona de conforto por uns minutos e você irá apresentar algo diferente
– compartilhar tela com o vídeo contido neste artigo sobre a polêmica obra Pierrot Lunaire de Schoenberg e ouvir apenas alguns minutos
– sem você opinar, pergunte quais as sensações que seu aluno sentiu e qual a primeira impressão sobre a peça
– fale resumidamente sobre Schoenberg e a Pierrot Lunaire
– indique este link do artigo para que o aluno possa ler com mais profundidade depois e ouvir a peça inteira (se ele conseguir – risos)

Outra ideia é passar o link do artigo para ele ler e escutar um trecho da obra, assim vocês podem conversar por alguns minutos sobre o assunto na aula seguinte.

:: participe deixando seu comentário

5. A saúde do instrumentista

Para os professores de piano, este texto tem uma boa abordagem sobre a saúde do pianista. Para os professores de outros instrumentos, você pode preparar um material similar a este que indiquei e falar sobre postura do corpo e das mãos, altura da estante, tempo de estudo, tempo de pausa, altura do banco, iluminação, qualidade das partituras, aquecimento e alongamento. 

lista_de_perguntas_instagram_stories5

Arte: Fábio Raulino

6. Descontração com preferências musicais

Como atividade, durante a semana, se seu aluno é usuário do INSTAGRAM, você pode pedir que ele baixe alguns dos templates que oferecemos aqui e poste nos stories (marcando você, para que você veja também) indicando quais são as preferências dele. Certamente, ele não conhecerá tudo que está indicado lá e isto despertará curiosidade nele para pesquisar algumas novidades.

A mágica da leitura à primeira vista
A modinha no Brasil: conheça a origem da música brasileira
Música, Peças e Histórias Infantis – para comprar
CDs e Vinis de Trilhas Sonoras – para comprar

7. Falando sobre as raízes da música brasileira

A História da Música no Brasil é muito bonita, com muitas misturas e criatividade. Se seu aluno for jovem ou adulto, peça que ele leia este artigo sobre as raízes da música brasileira e converse sobre o tema na aula seguinte. Se for criança, transforme a linguagem do artigo em algo para os pequenos e conte resumidamente em 3 minutos os principais fatos e mostre um trecho de algum dos vídeos indicados.

:: participe deixando seu comentário

8. Qual é a música?

Hora de brincar é sempre bem-vinda e você pode usar este teste que é 100% de músicas brasileiras para seu aluno se divertir vendo a pontuação dele referente àquelas famosas músicas do cancioneiro brasileiro. Aqui está o teste.

Se você gosta de artigos de educação musical, deixe sua curtida para que eu saiba que este texto foi útil. :)

– – –

Planejamento de aula é um dos diferenciais do professor de música online de sucesso. Você deve listar quais serão as atividades e qual a minutagem que você pretende dedicar para cada ponto. Não é bom ficar 30 minutos falando de História da Música do Brasil e depois dedicar 10 minutos para exercício técnico no instrumento e 10 minutos para repertório.

Lembre-se que cada aluno é diferente, com perfil e objetivos musicais distintos – sempre leve isto em consideração. Saiba equilibrar o conteúdo de cada aula para que seu aluno não deixe de ser seu cliente e vá para outro professor com aulas mais atraentes e bem-planejadas. Se você nunca fez o PLANO DE ENSINO de seu curso, aqui você lerá um artigo para escrever um plano de ensino impecável – lembre-se que plano de ensino é diferente de plano de aula.

Desejo sucesso a você como professor de música online! :D

Leia a lista de ideias do outro artigo que escrevi para você após deixar seu comentário falando sobre sua experiência. ;)

Vamos conversar!
Você já ministrou aula de música online? Se não, você tem interesse?
Qual instrumento? Como tem sido sua experiência ensinando música à distância? Quais atividades seus alunos mais gostam de fazer?

.

Compartilhe com seus amigos professores de música. Mesmo os melhores professores gostam de ideias diferentes para incluírem em seus planos de aula.

Como preparar um plano de ensino impecável
Conselhos sobre a saúde do pianista
O pianista com o maior número de Grammys
30 Perguntas Intrigantes para se Perguntar Todos os Dias
Música, Peças e Histórias Infantis

O MELHOR LIVRO DE TEORIA MUSICAL

Apresento o meu livro FAVORITO de Teoria Musical – de todos que já li (amo o tema) este é o melhor. Para quem quer entender tudo de teoria, ser expert em leitura de partitura, conhecendo o nome de todos os símbolos musicais e para que servem, este é o clássico da Teoria da Música, escrito pelo tcheco Bohumil Med – o mais completo compêndio escrito em português. Por isto é o IDEAL PARA VESTIBULANDOS do curso de Música.

Li por inteiro pela primeira vez quando era ainda adolescente (enchi o meu de marcações e grifos) e é o livro-base que utilizo para lecionar leitura musical. É muito detalhado e didático. Excelente para iniciantes que querem começar na música com o pé direito e também para músicos profissionais e professores que querem se aperfeiçoar, compreendendo as particularidades da mais bela de todas as artes: a Música!

Resumindo:
É o livro NÚMERO 1 DA TEORIA DA MÚSICA.
Se você pode comprar apenas um livro de teoria, deve ser este.
Conteúdo: Tudo sobre teoria da música, em detalhes, de forma muito didática e com exercícios simples para fixar o assunto.
Para quem é: iniciantes na Música, músicos profissionais, professores e VESTIBULANDOS!
Detalhes sobre o livro: a 5a edição é de 2017, tem 621g e “apenas” 399 páginas de pura magia musical.
Recomendações: Ler com muita atenção, ao som de boa música (recomendo jazz ou erudito) e tomando sua bebidinha favorita.
Exercícios: Para acompanhar o livro de teoria, você pode adquirir o volume que vem cheinho de exercícios COM GABARITO para você fixar o conteúdo que estudou ou para usar como atividades para seus alunos de música.

 

Teoria da Música. Vademecum da Teoria Musical

Teoria da Música. Livro de Exercícios

*Se você comprar pelo meu link, o preço será exatamente o mesmo e eu ganho uma comissãozinha. Ebaaa!

Lembre-se de deixar seu like. Isto nos motiva a escrever mais.
Participe de nossas enquetes na barra lateral (computador) ou na parte inferior (smartphone) do blogue.
Siga o blogue e compartilhe com os seus amigos ;)

Paula Musique
Viver vai muito além de realizar meus próprios sonhos, pois posso dar as mãos ao próximo e ajudá-lo a realizar seus sonhos também & a vida fica muito melhor com Música.
Buscando total... comentários
Você também pode gostar de ler:
Copyright - Paula Musique © Todos os direitos reservados.